Pplware

Windows 10 é difícil de piratear e a China não acha piada

Os números mostram que o Windows 10 está a ter uma aceitação muito positiva e um crescimento muito rápido, embora que no mês passado tenha sofrido um ligeiro abrandamento, mas vai no caminho certo.

Na China já não é bem assim. A adopção do Windows 10 está bem atrás das versões anteriores do sistema operativo da Microsoft. Porque será?

Os comportamentos antagónicos acontecem com argumentos muitos diferentes. Se na Dinamarca o Windows 10 está muito perto de atingir os 20% de quota de mercado (e já ultrapassou o Windows 8.1 e Windows XP), na China, o Windows 10 é o quarto sistema operativo mais usado, com uma utilização de apenas 4,33%.

Essa taxa de adopção, mesmo não sendo tão espectacular, chega para tornar o Windows 10 mais popular que o OS X que apenas tem 2,13%, ou mesmo o Windows 8 que ainda tem menos, só 2%, mas fica bem atrás do Windows 7, Windows XP e Windows 8.1, com 53,56%, 29,87%, e 5,3%, respectivamente.

 

Será por causa da pirataria… ou a falta dela?

Obviamente não há um dado concreto que aponte um motivo pelo qual o Windows 10 não esteja a subir tão rapidamente na China. Alguns analistas afirmam que pelo facto do novo sistema operativo da Microsoft ser mais difícil de piratear que os seus antecessores poderá ser a causa do desinteresse dos chineses (se bem que, se souber procurar, não faltam já na Web “activators/Cracks” do Windows 10).

Nove em cada dez cópias do Windows em execução nos computadores chineses eram pirateados há dois anos, referiu Steve Ballmer. Na altura, a Microsoft tentou uma manobra com as autoridades que correu mal e levou a que o Windows 8 fosse proibido nos computadores do Estado e que o Windows XP continuasse a ser bastante usado. Agora, o Windows 10 enfrentará uma resistência ainda maior, até porque não houve uma passagem natural entre todas as versões nem uma evolução que justifique este novo sistema operativo.

Via: Softpedia

Exit mobile version