As melhorias nos condições que nos são oferecidas nos aviões tem sido uma realidade ao longo dos anos. Mas há algo que muitos querem e que ainda não podem ter, por razões técnicas e por falta de oferta.
O acesso à Internet é uma dessas melhorias que todos querem e que tem demorado a chegar. Mas esse problema poderá estar resolvido dentro de 3 anos, quando a Inmarsat lançar e tiver operacionais uma nova rede de satélites.
Esta melhoria é esperada já há alguns anos, para dar aos utilizadores das viagens de avião uma experiência completamente diferente da que têm agora.
O acesso à Internet sem fios nos aviões é já uma realidade nos Estados Unidos, onde os viajantes podem já usufruir deste acesso, sem qualquer problema ou complicações.
Se esta realidade é já uma comodidade acessível a todos nos EUA, na Europa a realidade é completamente diferente, não havendo sequer planos concretos para a sua disponibilização.
O problema, para além de técnico é também de limitações impostas pela entidades reguladoras, que começam agora a ponderar a sua disponibilização.
A Inmarsat, empresa britânica especialista em satélites, anunciou agora que pretendem ter já em 2017 um serviço destes a funcionar, baseada numa nova família de satélites que irá lançar.
Este novo sistema irá criar redes ar-terra, que vão permitir aos operadores e às companhias aéreas a disponibilização do acesso à internet, por redes sem fios, nos aviões.
Para além destes satélites irá também ser necessário a colocação de cerca de 300 torres de comunicações, apontadas ao céu, que farão a comunicação com os satélites.
Este sistema é similar ao que está a ser já usado desde 2008 pela empresa GoGo para fornecer acesso à Internet nos aviões comerciais e particulares nos Estados Unidos.
Apesar de chegar com alguns anos de atraso face ao que os Estados Unidos já têm implementado e em funcionamento, é uma excelente notícia para todos os que querem ter conectividade e acesso à Internet nos aviões durante as suas viagens dentro da Europa.