White Spaces na banda de TV no Wireless Meeting 2014
É já no próximo dia 9 de Outubro. O Pplware é Media Partner
O Wireless Meeting (WM) é um evento organizado pela Wavecom, que se tornou uma referência no mundo das tecnologias Wireless, posicionando-se como um marco no calendário nacional dos eventos tecnológicos.
O Wireless Meeting vai já na sua 4ª edição, este ano focado no tema “The Internet of Things”. O Professor Doutor Paulo Marques será um dos oradores, com o tema White Spaces na banda de TV.
O tráfego de dados nas redes Wireless está a aumentar duma forma muito rápida devido à crescente utilização de aplicações multimédia como o Youtube e o Facebook através de Tablets e Smartphones. A este tráfego gerado por humanos está a ser adicionado os dados gerados por máquinas que cada vez mais estão ligadas à internet através da designada Internet of Things. Alguns estudos indicam que em 2020 por cada utilizador humano haverá 10 objetos ligados á Internet.
Qualquer ligação Wireless precisa duma banda de espectro radioeléctrico livre para que a informação seja transmitida.
O processo de transição da Televisão Analógica para a Televisão Digital Terrestre (TDT) está concluído em Portugal e na maioria dos países da União Europeia. A TDT proporciona uma melhor qualidade de imagem e de som com a vantagem acrescida de necessitar um número menor de canais no espectro rádio (frequências VHF\UHF) do que os utilizados pela antiga TV analógica.
Em Portugal, parte da banda usada pela TV analógica já foi vendida em leilão para as operadoras de telemóveis desenvolverem as redes de banda larga da quarta geração móvel 4G. No entanto, no espetro deixado para a uso exclusivo da TDT (470 – 790 MHz) há muito espectro rádio disponível que não é usado pela TDT (chamados White Spaces), que com algumas restrições poderá ser usado para acesso Wireless à Internet.
As frequências VHF\UHF deixadas livres pela TV analógica são muito interessantes porque o sinal rádio consegue propagar-se facilmente e penetrar dentro dos edifícios, aumentando significativamente a cobertura do sinal.
Embora conceptualmente simples, a utilização dos canais deixados vagos pela TV analógica por redes de acesso à Internet levanta desafios técnicos e de regulação. O principal requisito técnico é evitar interferência dos dispostitos Wireless que operam em canais livres de TV com a receção da TDT.
A apresentação vai focar-se nos recentes desenvolvimentos tecnológicos na área dos White Spaces a nível mundial e as oportunidades de inovação que esta tecnologia pode trazer para Portugal.
Homepage: Wireless Meeting 2014
Este artigo tem mais de um ano
Gostaria de pedir ao Exmo. Sr. Professor Doutor Paulo Marques para que na sua “oração” fale também acerca do verdadeiro embuste que foi a introdução da TDT neste país… à beira-mar plantado!
Interessante. Esta informação interessa-me.
@Duarte
Inscreve-te no evento. O Pplware também vai andar por lá.
Abraço
Pedro Pinto
O IPG não vai estar presente?
Olá,
O site do concurso parece estar em baixo ha ja alguns dias. O que se passa?