Pplware

WannaCry: A origem deste ataque poderá estar na Coreia do Norte

Agora que o ataque informático que tomou de assalto o mundo está a acalmar, as empresas de segurança começam a investigar a sua origem, no sentido de encontrar os culpados.

Se ainda não existem certezas absolutas, começam a surgir as primeiras suspeitas. De acordo com 2 empresas de antivírus, a origem do WannaCry poderá estar na Coreia do Norte.


A informação ainda não foi totalmente verificada e confirmada, mas as primeiras análises de duas das maiores empresas de antivírus revelaram que podem ter encontrado o culpado da criação e propagação do WannaCry.

De acordo com a informação da Symantec e da Kaspersky, a origem do WannaCry poderá ser a Coreia do Norte. Para sustentar esta teoria apoiaram-se em código que encontraram no WannaCry e que já antes tinha sido visto noutras situações.

O código encontrado tinha já sido visto noutras aplicações usadas antes pelo grupo Lazarus, que se sabe estar associado a atividades de hacking e à Coreia do Norte.

Estima-se que o ataque que se iniciou na passada sexta-feira tenha conseguido infetar mais de 300 mil máquinas em mais de 150 países. De acordo com informações da Casa Branca, o grupo atacante terá já conseguido receber mais de 70 mil dólares, pagos por utilizadores que viram as suas máquinas bloqueadas e os seus dados tornados inacessíveis.

As autoridades continuam a tentar descobrir os autores deste ataque que muitos consideram como um dos mais devastadores de todos os tempos, dada a sua magnitude e o impacto que teve, a uma escala global.

Ainda é cedo para afirmar perentoriamente que a origem do ataque veio da Coreia do Norte, mas as investigações vão continuar, tendo como foco a informação agora avançada.

Via Reuters

Exit mobile version