Violação de correio electrónico no Parlamento!
Deputados de todos os partidos queixam-se de que algumas mensagens de correio electrónico chegam abertas. Na Assembleia da República, a navegação na Internet é restringida e as caixas de e-mail são pequenas.
A notícia é avançada hoje pelo Diário Económico e dá conta de alguma insegurança sentida no Parlamento. Deputados, de vários quadrantes políticos, queixam-se de que os e-mails chegam abertos, demoram bastante a chegar e a ser recebidos pelo destinatário e outros ficam barrados no servidor.
Alguns deputados admitem recorrer a um disco rígido portátil para trabalhar nos documentos mais importantes, pois têm «dúvidas sobre a segurança do sistema informático» do Parlamento, conta António Galamba, do Grupo Parlamentar do PS.
As caixas de correio electrónico têm uma capacidade limitada, tendo sido insuficientes para receber um relatório da Entidade Reguladora da Comunicação. A rede da Assembleia da República aplicou também restrições ao nível do acesso a algumas páginas, incluindo sites de vendas de livros online. José Lello, presidente do Conselho de Administração da Assembleia da República, respondeu às queixas reiterando que não há falhas de informática e que as situações referidas se devem ao controlo apertado do sistema.
Fonte: Exame Informática
Este artigo tem mais de um ano
Gostava de saber como se recebe, e aprecebe de um e-mail já lido?
Se já está lido como foi recebido?
O parlamento é como se fosse uma empresa, tem de exitir limites na internet para uma boa segurança da rede! N me digam que queriam estar no messenger e a ver sites de lolitas enquanto os contribuintes lhes pagam o ordenado. em casa façam o que queiram que ninguem os limita.
Os deputados que migrem para o Gmail, com mais de 6 GB’s de espaço, não haverá falta de espaço.
Depois é só configurar o POP3 para receberem todos os mails na mesma conta.
Cumprimentos, David Carreira
zicx, certamente já reparas-te que na grande maioria de sistemas de e-mails as mensagens não lidas aparecem de outra cor ou em destaque, assim que a mensagem é aberta ( o que o sistema endende que é lida) coloca-a de outra cor ou deixa de estar em destaque. Penso que seja a isso que se refere a noticia quando diz que alguns e-mails já chegam abertos.
Quando a bloquear sites de teor erótico ou pornográfico, na minha opinião a Internet deve ser livre para todos, cabe a cada um saber escolher o que ver, se os nossos deputados acham que o mais importante é estar a ver esses sites, se calhar não se devia bloquear os sites mas mudar de deputados …
@ Hugo: “se os nossos deputados acham que o mais importante é estar a ver esses sites, se calhar não se devia bloquear os sites mas mudar de deputados”
Concordo plenamente contigo!
Cumprimentos, David Carreira
@Hugo: “se os nossos deputados acham que o mais importante é estar a ver esses sites, se calhar não se devia bloquear os sites mas mudar de deputados”.
Ja merecias um tintinho, como diria o meu avô LOL. Tou completamente de acordo! 😀
A correrem
Microsoft-IIS/6.0
Windows Server 2003
é claro que qualquer site de lolitas mais atrevidas pode representar um perigo para a “(in)segurança nacional”. Então restrinja-se… e com os cumprimentos do Tio Bill SimpleX 😉
Os gajos têm olho para a coisa. Podem não saber de política mas num instante deram com os e-mails já abertos!
O gmail é que é, 6 gb recebem e automaticamente apagam os emails da conta do parlamento mas ficam com eles todos no gmail !
_______________
http://www.otal.pt.vu
Ya, o Gmail é que é! Eles a falarem de segurança e protecção de dados e vocês vêm-me falar do Gmail… LOL.
Depois até os serviços secretos do Uzbequistão conheciam os segredos que circulam no parlamento.
O Gmail é um serviço totalmente inseguro (basta ler as regras deles) pelo que, como é óbvio não deve ser utilizado para troca de informação confidencial.
De qualquer forma, acho que o problema está principalmente nos próprios deputados pois 90% deles ainda devem imprimir todos os e-mails que recebem para depois os lerem.
É claro que o sistema informático, à semelhança de outros serviços do estado, não deve ser grande coisa. Devem ter gasto 1 milhão de euros por 1 servidor PIII 1.0 com um disco de 40Gb e depois queixam-se…
Os emails têm assinatura digital e caso sejam abertos essa informação fica gravada. Meterem no gmail? Aqui só se diz disparates?
Primeiro foram os falcon da força aéria, e cito o PR “é uma vergonha termos de nos deslocar em aviões com mais de 20 anos”, coitadinhos, preparem-se contribuites para comprar aviões novos para as “viagens” e agora é esta pérola, a assembleia precissa de um sistema informático novo porque os deputados levam muito tempo a navegar na net, devido á lentidão no sistema e o cliente email não é aquele que gostam, já agora não querem umas consolas também, com volante e pedais para o software que pode usá-lo como os jogos de rallys?!?
Não há dinheiro para o bem estar e segurança dos cidadões, mas para os luxos desses chulos e corruptos já há!
@zicx e hugo: é porque usam imap – o servidor é que marca as mensagens; se fosse pop3, não detectavam; é o cliente que as marca.
Falta saber é se o que foi comprometido foi o servidor ou as contas dos ditos deputados.
O que me quer parecer é que as visitas a sites manhosos infectaram os PCs dos ditos senhores com alguma virose que se infiltrou no programa de mail LOL.
Trabalhem mais para o bem da nação e naveguem menos na net, querem ver gajas nuas vejam em casa.