Unity3D com licenças gratuitas para iOS e Android…
... até 8 de Abril.
Por Joel Santos para o PPLWARE.COM
Gostava de desenvolver um jogo para iOS/Android, mas não tem tempo (ou não se quer dar ao trabalho) de aprender uma linguagem como Objective-C ou Java e fazer um motor de jogos do zero? Pois então há boas notícias.
A Unity Technologies, responsável pelo motor de jogo Unity3D que é cada vez mais um sucesso em várias plataformas, está a oferecer (até 8 de Abril) licenças para iOS e Android, no valor de 400 dólares cada. Uma poupança imediata de 800 dólares que podem ajudar muito quem sempre sonhou desenvolver o próximo Angry Birds.
Para quem ainda não conhece o Unity3D Rngine (referido pela primeira vez aqui) é uma ferramenta bastante poderosa que permite o desenvolvimento de jogos e animações, 2D ou 3D, para bastantes plataformas como Windows, Mac, Web, Flash, iOS, Android e até para as principais consolas, embora essas licenças só estejam disponíveis para grandes empresas. O Utiny3D tem cada vez mais adeptos essencialmente pela sua fácil utilização, rapidez e facilidade de portabilidade entre plataformas.
Esta ferramenta, que até aqui era gratuita na sua versão básica para Windows, Mac e Web, está agora com uma promoção fantástica, que na minha opinião deve ser aproveitada por toda a gente que tem ideia de fazer uma aplicação para iOS ou Android, mesmo que não seja nos tempos mais próximos.
Tudo o que é necessário fazer é dirigir-se à Store online, adicionar as 3 licenças (Unity, Android e iOS) ao carrinho e fazer o Checkout, em que só é preciso introduzir alguns dados pessoais. Passado pouco tempo temos no nosso email o Serial e instruções de como fazer o download.
Pequena introdução ao Unity3D
Esta ferramenta brilha pela sua facilidade e pelo seu estilo muito “What you see is what you get”, com uma interface muito fácil de compreender e de utilizar em que é possível fazer quase tudo com o rato, tirando a parte do código em si (embora existam algumas extensões que permitem o desenvolvimento de lógica de jogo sem nenhum código, mas isso já é outra história) e se alguma vez trabalhou com um modelador 3D não vai sentir dificuldade em navegar pelo editor, com teclas de atalho semelhantes às de alguns programas conhecidos como o Maya.
O código em si pode ser escrito nas linguagens C#, Javascript e Boo, embora eu aconselhe vivamente o uso da primeira, pois é sem dúvida nessa linguagem que vai encontrar mais tutoriais e ajuda nos fóruns e sites de ajuda. É tudo compilado automaticamente e quase instantaneamente, bastando para isso gravar o ficheiro no nosso editor de código e voltar para o Unity, que ao fim de um pequeno loading visível na barra inferior, fica com as alterações do código prontas a serem executadas.
Cada nível é uma Scene, em que todos os objetos são Game Objects que por sua vez podem ter vários componentes e scripts associados. Componentes como Rigid Body que faz com que o objecto se comporte fisicamente como no mundo real, ou Audio Source que permite que o objecto seja uma origem de som, entre muitos outros.
Existem ainda os Assets, que é tudo o que é adicionado ao projecto e automaticamente importado pelo Unity. Desde modelos a imagens, passando pelos sons e scripts em si, o Unity reconhece muitos formatos diferentes, converte rapidamente estes ficheiros para os formatos próprios da plataforma em uso e, como no código, todas as alterações nestes ficheiros são quase instantaneamente visíveis no editor.
Depois disto basta carregar em Play e ver a nossa criação em execução, sendo possível fazer alterações nos objetos e variáveis públicas por exemplo e ver as mudanças a acontecerem, sendo até possível pausar a execução e fazer Debug do código.
A interface básica do programa, num jogo em execução, tem o aspecto da imagem abaixo.
Quem utiliza o Unity3D?!
São cada vez mais as empresas de desenvolvimento de jogos, grandes ou pequenas, e até utilizadores individuais a lançar as suas Apps desenvolvidas em Unity3D. Alguns grandes exemplos em iOS e Android são Battleheart, Zombieville USA, Chop Chop Runner, Samurai II: Dojo, Guerrilla Bob entre muitos, muitos outros, quase todos existentes nas duas plataformas muito devido à, como já disse, fácil portabilidade entre elas.
Um exemplo recente de como esta ferramenta é útil foi o caso da Imangi Studios, estúdio responsável de grandes sucessos em iOS, em que o maior de todos é sem dúvida o jogo Temple Run, um jogo de plataformas com 40 milhões de jogadores. Originalmente desenvolvido em Objective C para iOS, utilizaram o Unity3D na sua conversão para Android, um processo que assim demorou 3 meses (mas que de certeza iria demorar muito mais se o Unity3D não tivesse sido utilizado) e foi um sucesso instantâneo absoluto.
Até eu que já vou brincando com este motor há cerca de 2 anos para cá, lancei há cerca de um mês no Google Play (Android Market) um joguito chamado Cave Run 3D que ainda se encontra em fase beta (baseado num protótipo de jogo que havia comprado), que até está a ter muito mais sucesso do que alguma vez pensei atingir, com mais de 115 mil downloads e 40 mil instalações activas, o que para mim me enche de felicidade, pois apenas vou trabalhando nele nas horas livres, que não são tantas quanto isso na vida de um trabalhador-estudante.
Por todos estes motivos e por tantos outros, penso que esta é uma oportunidade a não perder. Não perca mais tempo (lembre-se que é só até dia 8 de Abril) e vá já ao link que se encontra abaixo para usufruir desta oferta. Aproveite e conheça também o meu jogo.
Este artigo tem mais de um ano
Enorme post!!!
Obrigado!
Já ca cantam…
Agora vou brincar com isto =)
As licensas são de borla até dia 8, passado dia oito continuamos a utilizar a versão instalada de borla ou temos de pagar algo?
Tenho a mesma dúvida.
O que eles oferecem é a licença, não um período de trial (que sempre existiu). Poderão ficar com ela para a “eternidade” e fazer o que quiserem e puderem e vender tudo o que conseguirem. Se forem bem sucedidos eles ganham um potencial comprador da versão por, (que no caso unity pro + ios pro + android pro passa os 3000€).
Perdão… Versão Pro e não por…
Já usei a versão free e recomendo….
Consegue-se fazer tarefas complexas com pouco esforço.
Não me aceita o meu VAT Number… sugestões?
Já deu.
Podem não aceitar o comentário 🙂
Como indicaste o VAT ?
Excelente ferramenta, o número de tutoriais e recursos utilizando Javascript c/ Unity3D cresce a um ritmo incrível.
acabado de instalar já exploro quando tiver mais tempo, obrigado pela noticia acabamos todos de poupar 800$.
Pplware sempre a par da actualidade
Excellent work my friend JOEL, Universidade de Aveiro 😉
Ainda bem que pude ajudar algumas pessoas.
E sim faltou falar nisso mas a licença é para sempre.. Pelo menos nas versões 3.X
Muito obrigado pelos elogios.
Adquiri há quase um mês poucos dias depois de terem lançado a promoção, pois nos primeiros dias o site bloqueou totalmente… Fico feliz por o ter feito, excelente ferramenta. Leva o seu tempo para aprender e dominar, mas cada hora que perderem a aprender, serão muitas poupadas no vosso próximo projecto.
Já cá canta 😀
Daqui a uns tempos isto vai dar jeito, obrigado pela info!
Muito bom mesmo. Obrigado pela dica. 🙂
Bom Post…
Já está instalado, e já ando a explorar….
Thanks
Muito fixe, vou ver se faço algo com isto para o meu iPhone. OBRIGADO.
Presumo que esta licença é só para o software Unity3D, certo?
Ou seja, quem quiser desenvolver para o iOS terá que se associar a um “iOS developer Program” da Apple (https://developer.apple.com/programs/ios/), o que custa no mínimo $99/ano.
Exacto. E ter em conta que para desenvolver para iOS, mesmo com o Unity3d, um Mac com o respectivo SDK é requisito obrigatório.
Boa joelito,
O jogo já dá para jogar ou ainda é só video?!?!? :p!
Just kidding my friend… :p!
Mais logo já vamos ver como funciona a coisa 😉
e já se anda a pasear plas cavernas tb…. 😉
thanks 😉
Artigo muito útil certamente! Já tenho as keys e agora vou brincar com o software um bocado 🙂 Se algum dia der para lançares o jogo para WP7 podes contar com um download aqui 🙂
Os meus parabéns pelo post. Tb já brinquei com o Unity mas apenas para PC, desta forma tenho uma questão para quem souber: Ao criar uma aplicação “free” para Android/IOS, é possível obter lucros (para o programador) apenas pelo uso de publicidade na aplicação?
Saudações para este grupo de discussão fantástico (posters/comentadores), que consulto sempre que posso.
Sim podes faze-lo, mas ao obteres lucros tens que dar uma percentagem, indicada no site, á unity por desenvolveres sob o programa deles.
Pelo que li na FAQ deles não.
Are there royalties or a per-title fee?
No, Unity does not charge on a per title basis and you do not pay royalties or pay revenue share! Even for games and applications made with the free version!
Can we sell games and make money with the free version of Unity?
Yes! You certainly can– and without royalties nor paying any revenue share! If your game is a commercial success, we hope you’ll upgrade to Unity Pro! 🙂
A não ser que haja uma regra especial para jogos com anúncios, o que a acontecer parece estranho e ainda não encontrei nada a esse respeito.
Existe isso de pagar uma parte dos lucros caso desenvolvas para consolas:
I would like to develop for a console such as Xbox360, PS3, or Nintendo Wii. What do I need?
Console publishing is not included with Unity Pro– you will need a special Unity license for each platform on a per-title basis. First, you will need to be a registered developer with the console manufacturer or license holder, such as Microsoft, Sony or Nintendo. After you are registered and approved by the console manufacturer, you will need their devkit hardware and software tools. At that point you can purchase a console license from Unity Technologies for use on a per-title basis. Please use our contact form for more information.
Só se tiveres lucros superior aos 100.000$?
Podes usar as versões free do Unity comercialmente sem restrições. Caso o teu lucro anual (ou da tua empresa) ultrapasse os 100.000$, ficas “obrigado” a comprar a versão Pro.
Num mês fiz aproximadamente 500 dólares em publicidade.. Por isso.. Diria que sim =P
Ok! acho que a minha vida acabou de ficar menos saudável com este novo hobby 😀
Raios! a minha plataforma favorita não consta nem para desenvolver nem para plataforma de destino
*ahem* linux*ahem*
mas vou aproveitar na mesma a dica e testar isso, obrigado Joel Santos!
Projectos em Unity também podem agora ser exportados em Flash.. Embora ainda esteja em fase beta. Por isso nem que seja só dessa maneira.. Dá em Linux =P
Alguém sabe como indicar o VAT no registo?
Eu não tive que indicar nada disso quando me registei.
Apenas coloquei PTxxxxxxx, xxxx= NIPC da minha empresa.
Não é necessário
Último dia! Gogogo!
Nossa perdi essa conheci o unity 3d este ano de 2013 que pena =(
Pois.. A licença básica continua a não ser muito cara. Mas é ficar atento a novas promoções.
Cumprimentos
Cara, gostaria de saber se é preciso pagar para desenvolver jogos para windows phone 8.1!