Preview Nokia Lumia 900
A Microsoft e a Nokia juntaram forças para tentarem combater a ascensão do Android e do iPhone/iOS no mercado dos dispositivos móveis como tal lançaram uma primeira fornada de Lumias (a linha da Nokia desenhada para o Windows Phone).
Devido à tendência crescente de telemóveis com grandes ecrãs estava mais que na hora da Nokia lançar algo com um painel de grandes dimensões (o Lumia 800 tem um ecrã de 3'7 polegadas). É assim que nasce o Nokia Lumia 900.
Eu trabalho com Android diariamente portanto é desafiante e muito interessante poder utilizar um sistema completamente diferente durante uns tempos para escrever análises. Tal como fiz para a análise do HTC Radar vou adotar um estilo de artigo um pouco diferente do habitual. Neste caso é apenas um unboxing, mas vai seguir mais ou menos o mesmo caminho.
Antes de mais nada vamos conhecer este terminal por dentro:
- Chipset: Qualcomm APQ8055 Snapdragon
- CPU: 1.4 GHz Scorpion
- GPU: Adreno 205
- Ecrã: AMOLED 480 x 800 pixéis, 4.3 polegadas (~217 ppi)
- Memória: 512MB RAM - 16GB armazenamento interno
- Camera: 8 Mega-Pixéis, 3264x2448 px, lentes Carl Ziess com dual LED flash. Grava a 720p a 30fps
- Connectividade: Wi-Fi, Bluetooth, GPS, Acelerómetro, Giroscópio, Compasso, Sensor de Proximidade
Uma das primeiras impressões que se tem do dispositivo é o seu tamanho - com "apenas" 4.3 polegadas consegue ser ligeiramente maior e mais largo que o Galaxy S3 que tem 4.8 polegadas de ecrã. A ideia inicial que tinha do Lumia 900 é que seria uma versão alargada do Lumia 800... mas não é certamente o que se passa aqui. A elegância do 800 não se mantém e este consegue ser um bocadinho agressivo visualmente (pode variar de pessoa para pessoa) perdendo um pouco o toque premium que o seu irmão mais novo aparenta. Isto será abordado mais promenorizadamente na análise final pois eu ainda tenho poucos dias de uso.
Algo que me impressionou no Windows Phone Mango 7.5 foi a sua fluidez e esta continua presente neste terminal. Mas este sistema operativo continua a parecer algo crú comparando com o Android. Parece que faltam aplicações, alternativas, liberdade... A nível de aplicações o Marketplace cresceu consideravelmente desde a análise do Radar. Irei testar a variedade de apps e falarei sobre isso com pormenor na análise.
Tenho algumas dúvidas da capacidade desde hardware. A Microsoft é muito rígida na hora de dar liberdade aos vendors de escolherem hardware para correrem o Windows Phone e sinceramente não sei até que ponto é que isso é prejudicial para a evolução da plataforma. A nível de compatibilidade de drivers para actualizações de sistema é óbvio que facilita o tempo de preciso para adaptar o software, mas depois passamos a usar hardware muito antigo... Por exemplo este GPU Adreno 205 tem dois anos... é o mesmo do famoso HTC Desire HD. O próprio CPU é algo antigo e obsoleto e é aqui que a Microsoft acaba por perder algum terreno. Certo é que o sistema operativo parece não precisar de mais hardware, mas a nível de aplicações não vai dar para haver uma evolução mais significativa pois este chip não aguenta muito mais do que aquilo que se é pedido. Está na hora dos dual cores, dos 2GB de ram, do HD... Se a Microsoft quer ser competitiva talvez esteja na hora de começar a remar. Estou curioso para testar aplicações mais pesadas para depois apresentar na análise final.
Outro ponto MUITO negativo para mim é a resolução do ecrã. Temos um tamanho considerável com uma resolução antiga e praticamente obsoleta nos telemóveis mais recentes. É certo que Galaxy S2 tem 4.3 polegadas e também tem 800x480 mas o Galaxy vem com um painel AMOLED Plus e saiu em Abril de 2011... enquanto que o Lumia 900 saiu por alturas de Fevereiro de 2012 onde já havia ecrãs 720p desde Novembro. Não consigo entender estas escolhas por parte da Microsoft. A qualidade de imagem é bastante fraca, falta brilho e falta definição (ainda por cima estou rodeado de Androids com ecrãs 720p, a diferença é abismal). Tem boas cores e bons pretos, mas não sei até que ponto é que é argumento suficiente para se escolher este terminal em detrimento de um com um painel melhor.
Quando analisei o HTC Radar a gestão de bateria surpreendeu me muito. Durou me muito mais do que um Android em termos de uso normal portanto tenho alguma expectativa em relação ao Lumia. O tamanho do ecrã vai concerteza influenciar a utilização de bateria, mas neste momento não tenho dados concretos pois o meu uso ainda foi reduzido.
Vai ser interessante testar este telemóvel durante os próximos dias tendo em conta o que descrevi acima. Sistema operativo sólido, bonito, interessante, fluído e completamente desconhecido para mim. Vai ser um bom desafio portanto deixo-vos um conjunto de imagens do telemóvel para irem namorando até sair a análise final.
Este artigo tem mais de um ano
Caros leitores e afins.Andei a ver uns Nokias mas desapontaram-me tipo nao teem sal (software util)concordo com o Francisco.
Acabei de ter um acidente com o meu telemovel/Android ecran foi de ferias. Gostaria q me aconselhassem um SmartAndroid barato, facil desbloquear e de rootear. Nao tenho limite de budget mas tb nao gosto de gastar muitos euros com telemoveis pois tomo pouco cuidado com eles e nao lhes dou o minimo de importancia.
Tenho um Iphone 3g mas nao gosto do gajo nem um bocadinho oferecio ao meu filhote para jogar e ver filmes. Ou seja Iphones nem dados.
Como por aqui e so craques dos telemoveis pensei q fosse o lugar ideal para obter resposta de qualidade.
Aquele abraco.
Aconselho o Galaxy S2. Ganhou prémio EISA, câmara excelente, tem muitas roms e uma comunidade gigante.
Eu estou satisfeitíssimo com o meu.
Se fosse apenas o aspecto de hardware/resistencia fisica , sem duvida a Nokia.
Comprei o meu Lumia 800 por essa razão, porque sou desastrado, porque não quero usar peliculas nem capas, porque quero andar com ele no bolso juntamente com moedas, porque quero leva-lo para a Praia. No fundo quero andar sem preocupações e após 4 meses continua sem qualquer problema.
A nivel de software reconheço que não tem o nivel de outros sistemas, nem permite quase nenhuma personalização de menus. Aplicações considero que tenha bastantes.
Concluindo, se quer equipamento de guerra é uma bao escolha, se quer um equilibrio entre hardware e software deve haver melhores opções no mercado.
Galaxy Nexus em promoção na Fnac.
Samsung Galaxy S II
Samsung Galaxy W
Sapo A5 (se quiseres mais barato)
Há tantos…
Se ainda encontrares aposta no Huawei X5 o meu deu-me trabalho mas de depois de ter levado com o Aurora o telemovel nunca mais foi o mesmo esta espectacular.
O que é o Aurora?
É a versão 4.0 do Google Aurora Ice Cream Sandwich
ou seja tem a mesma versão que o Galaxy III
Se procuras resistência (embora seja um pouco fraco ao nível do tamanho do ecrã – e as caraterísticas técnicas apesar de bem razoáveis, não estão ao nível de um Samsung Galaxy SIII), aconselho o Xperia go… Existem uma videos de pessoal com o telemóvel na piscina, a passar com carros por cima, etc… Pode ser uma boca compra se procuras algo que dure um pouco mais.
Obrigado pelas respostas. Parece q a Nokia precisa desesperadamente de um Android ou Linux de forma a combater este ja antigo S2 para nao falar nos novos.
a nokia tem o MEEGO, mas adormeceu-o…ainda la ha-de voltar…vamos é ver se voltara a ser a mesma depois de tanto flagelo…
cmps
Boa análise =)
Realmente parece-me inadequado ter uma resolução de 480×800 num ecrã tão grande! Não consigo perceber também.
É simples o WP 7,5 só tem a resulução 480×800 só com o WP 8 é que vai haver mais resuloções.
Bom, eu sou utilizador “fiel” da Android, mas acho que telemóveis com Windows Phone 8 vão ser killers de Android e iOS. Quando mexi no Lumia 610 de um amigo meu, adorei completamente. Sabendo (pelos Workshops da Microsoft de anteontem) que app de W8 vai dar para apps de WP8, acho que não haverá sequer concorrência alguma.
Windows 8 = Android killer
agora tudo o que sai é killer de qualquer coisa…
mas ainda tem duvidas que este Smartphone com Android vendia muito mais…
ah mas depois era um iPhone killer quase de certeza 😀
Iphone 5 = Iphone 3G Killer ahhaha
O aspecto mais positivo pra mim, em relação ao Lumia 800 é a cavidade para o carregamento, está muito mais prático.
Provavelmente também prega pregos com o ecrã, tal como o meu Lumia 800.
De resto, é de dizer que este telemovel levou um tiro na cabeça logo à nascença, por não suportar o windows 8.
Vá se lá perceber algumas decisões.
Sou totalmente de acordo. Não faz sentido este lançamento tão tardio, quando já se sabe que quem o comprar (e quem já o encomendou), vai ficar “na mão”, sem update para o WP8…
Algumas questões faladas no artigo são verdade, agora uma coisa que não falas-te. Compara a qualidade de construção e design de um GalaxyS3 ao Lumia 800/900. Excepto ser mais grosso, o resto é mto melhor.
Cumps
Não concordo nada.
Achas plástico de copo descartável melhor que o policarbono do lumia?
O corpo do SGS3 é de policarbonato, qual é a dúvida?
Não há duvida nehuma apenas o Nokia Lumia 800 ter sido lançado a já algum tempo e apresentar-se numa unica peça de policarbonato, mas isso talvez seja uma desvantagem nos Nokias para si, se fosse revestido por borracha de pneus Michelin ai sim já devia merecer um comentario a destacar dos imponetes Samsung com o seu potente android!!!
Pois, um terminal muito caro, sem possibilidade de upgrade e com hardware um tanto desactualizado, por mais bonito que seja, está condenado ao fracasso. Para piorar, nem tem sd-card para aumentar os 16Gb internos.
Não sei se a culpa é da Nokia, da M$ ou de ambas, mas a Nokia é sem dúvida a principal lesada.
Gosto mesmo do IU do WP e da estética dos Nokia e gostava mesmo que este segmento passasse a ser uma terceira força ao nível do iOS e do Android.
O meu N5800XM já tem 3 anos e, quem sabe, se lá para o Natal não ofereço um presente a mim mesmo, se a Troika assim o permitir. 😀 Estou mesmo disposto a arriscar e ir para o WP8 se surgir um Nokia de gama baixa/média (equivalente ao Lumia 610 ou 710 actualmente). Já tenho Android ICS no tablet, por isso, vou experimentar algo realmente novo. Ando a usar muito o Windows 8 e agrada-me a ideia de poder transportar apps e conteúdos personalizados do pc para o smartphone e vice-versa. 🙂
Por mais que falem mal, ou não gostem, nokia vai ser sempre a minha opção, tenho o lumia 710 e tem funcionado as mil maravilhas.
Ninguém está aqui para falar mal ou bem, são apenas análises/previews/remarks etc.
Analises tendenciosas e sem fundamento digase de passagem
Sem dúvida com 0 fundamento. Lê o artigo outra vez.
Eu falei no geral, não falei da analise, tem muita gente que só vê androids, lg’s e samsungs a frente, e fala muito mal da gama lumia, estava a responder a essas pessoas.
Axo que neste tipo de utilizações o utilizador do equipamento deve ser imparcial, logo numa primeira analise nota-se que é um Androidista e dificilmente irá falar bem do equipamento. Já usei Android e neste momento uso o Nokia Lumia 800 e nem comparação têm com qualquer android, as app q existem funcionam correctamente e de nada vale existirem mais de 600 mil aplicações que na realidade mt do seu funcionamento é zero.
Este será mais um teste afirmar o android como o melhor sistema do mundo esquecendo completamente o potencial de outros sistemas, enfim axo q peca mt a pplware em termos disto pois nota-se sp a defender td o q é android…
Lá vamos nós outra vez. Eu não defendi nada, aliás disse várias vezes que é entusiasmante testar outros sistemas operativos e que tenho muitas expectativas. Reportei aquilo que vi e que testei, não estou aqui para dizer coisas bonitas quando elas não existem.
Isto é sempre assim. Se o utilizador tem Android e eu digo algo de negativo do Android sou iOS lover. Se o utilizador tem iOS e eu digo algo negativo do iOS sou Android lover. Se o utilizador tem WP e eu digo algo negativo do WP sou Android lover.
A verdade é que estes WP estão muito longe de qualquer Android ou iPhone, tanto a nível de hardware como a nível de software. Tem coisas boas, mas também tem coisas más e cabe-me a mim, neste caso, explicar as minhas observações, sejam essas positivas ou negativas.
Também já li num artigo do Francisco se não me engano, onde falava bem do iOS onde punha os melhores pontos a favor contra o android. Por isso acho que não é por aí. Continua com o bom trabalho Francisco. 😉
Abraço, Jony.
O problema não é o SO que tu usa, mas sim dizer que ele é melhor e ponto final sem qualquer argumento ou inventando coisas que não essistem ou não aceitando criticas como a do colega.
O seu último parágrafo só vêm afirmar ao meu pensamento. Esse seu entendimento de Wp estar mt longe de um IOS ou android demonstra bem a sua falta de manuseamento dos dois sistemas.
Fico aguardar com curiosidade a sua análise final com muita espectativa.
Cumprimentos
Portanto:
“A verdade é que estes WP estão muito longe de qualquer Android ou iPhone, tanto a nível de hardware como a nível de software.”
Em seguida:
“Tem coisas boas (…)”
Quais coisas boas? Parece-me a mim uma espingarda pela primeira frase.
Boa resposta, mais nada! Realmente… Quem acaba por ser tendencioso?? Eu, pessoalmente tenho pc Mac, móvel Android e um pc windows. Vão por mim, aproveitem o que cada um tem de bom e melhor. Uma espécie de carpe diem tecnológico! Perdem menos tempo com estas coisas! 🙂
Acho que o Francisco ate foi mais ao menos isento. Penas lhe apontaria um ponto, mas dou o benificio da duvida para os próximos artigos sobre o assunto.
Bom trabalho Francisco.
Há dias foi anunciado que nos EUA o preço tinha baixado para metade mas são preços subsídiados associados a um contrato. Razão da baixa de preço – não passar do WP 7.8
http://www.techradar.com/news/phone-and-communications/mobile-phones/nokia-lumia-900-now-half-price-following-windows-phone-8-snub-1089012
Pretinho é lindo!!
Com android comprava!
Comprei este telemóvel e usei durante 1 mês aproximadamente… Mal lhe peguei fiquei apaixonado pelo seu aspecto, robustez e qualidade de material. A UI do wp também me atraiu muito, é muito clean, muito fluido, faz o meu estilo…… Com o uso é que fui ficando gradualmente mais desiludido com a falta de capacidades do smartphone.
Até aí ainda me ia aguentando mais ou menos bem…. Até ao dia em que a microsoft anunciou que o terminal que tinha comprado à menos de um mês e que me tinha custado uma pequena fortuna iria ficar obsoleto em poucos meses!!
Sem pensar muito, fiz a troca por um sIII sem dar mais 1 cêntimo e não podia estar mais satisfeito…. Realmente, neste momento, são realidades completamente distintas.
Contudo, vou com toda a certeza dar uma oportunidade aos futuros wp8! Vão ser com toda a certeza óptimos terminais…
Trocar por um galaxy porque o aparelho não vai ter mais suporte no final do ano é o cumulo da contradição.
Não vai ter mais suporte?! Achas que o sIII não vai ter mais de 4 meses de actualizações?! Garanto-te que sim…. E era esse o suporte que tinha com o L900! Pelo menos mais uma major release recebo no sIII, por isso não digas asneiras… Inteira-te primeiro da situação vivida nos wp7.5 antes de fazer comentários desses…
Tu sabes que os Lumia vao continuar a ser suportados e actualizados por mais 18 meses certo? mesmo não indo para a 8.0 a Nokia vai continuar a lançar apps e coisas novas para esses dispositivos porque quer continuar a vende-los principalmente no mercado asiatico.
Se ficas contente apenas com o “aspecto” wp8 e sem compatibilidade com as novas apps tudo bem, cada um tem a sua opinião…. Eu cá não fico, e os meus 600€ também não ficariam com toda a certeza!
Cumps;
Como é que sabes que as novas apps nao serao compartiveis? Se os programadores fizerem target para windows phone 7.8 funcionarão tanto no windows phone 7.8 como 8. Só deverá exitir necessidade de fazer target para windows phone 8 se for necessario usar alguma coisa especifica do windows 8. Como programador nunca iria apenas por capricho fazer target ao sistema mais recente se não fosse realmente necessário.
Achas que os programadores com a possibilidade de usarem todas as novas potencialidades de programar para o wp8 vão contínuar a programar para wp7.8?!
Não te queiras enganar a ti próprio… Mesmo que o façam na primeiro meia-duzia de meses depois vai ficar esquecido junto com os “antigos” wp7.5.
RM37, és programador? Porque o que tu dizes não faz sentido absolutamente nenhum. Se consegues dar o mesmo aos teus clientes, tu não precisas de fazer target a uma versão superior e restringir os clientes que têm versões mais antigas. Muitas aplicações continuam a fazer target ao iOS4. Eu inclusive, continuo-o a fazer (tanto porque muita gente usa o iOS4 ainda e porque aquilo que eu ofereço nas minhas aplicações não me obriga a usar o 5).
O que é hardware desactualizado? Façam a pergunta ao contrario, porque é que há sistemas operativos que fazem maravilhas com menos recursos, enquanto que outros precisam de quadcores
Reparem no consumo de bateria. Se utiliza menos recursos e responder não podemos olhar como um contra, mas como um grande mérito.
A resolução do écran já foi explicada, mas obviamente que quem compra esta-se borrifando para isso. O quer saber é do que comprou.
Aguardo ansiosamente pelos próximos reviews, para ver se realmente se confirma o que disse acima
A outra questão é o ecossistema. Quem compra WP nesta fase esta a ser um pioneiro, a ser como os primeiros exploradores a desbravar caminho. Como utilizador não é para mim
Olá a todos! 🙂 Já tive oportunidade de testar o lumia 800 e, para mim, é o mais belo telefone que já tive nas mãos, mais bem desenhado que o meu iphone 4s. Tb aprecio a estética do WP7,e acho que está bem conseguida para um terminal móvel. No entanto, a sua utilização frequente é… boring, e mt pouco entusiasmante. Tb tenho um android e defendo os sistemas abertos, cuja personalização e potencialidades são muito superiores aos sistemas fechados… no entanto, in the end of the day, volto para o meu iPhone com o seu iOS. A grande, enorme diferença que sinto é a qualidade das apps para iOS, que é manifestamente melhor (na minha opinião) neste sistema do que nos outros. São aplicações desenhadas por terceiros (não apple), mas que por alguma razão, colocam brio no desenvolvimento, e o nível é normalmente elevado. Falo, portanto, de design vs uso corrente, e esse aspeto é facilmente adaptável pelo outros sistemas, mas, por alguma razão, não é essa a sensação que tenho. Uma app para iOS é diferente (entenda-se, melhor) do que a equivalente para Android ou WP, quando creio que não existia essa necessidade. No fundo, no fundo, o que eu gostava era de ver o iOS nos Lumia. Isso, sim, seria um espetáculo! 🙂 Abraço para todos os leitores e equipa do pplware! 🙂
Discordo. A app do IMDB é muito melhor no WP 🙂 Chegaste a experimentar? E como essa ha outras. Olha a do Linkedin por exemplo. 🙂
Tenho uma opinião semelhante à tua, apesar que na construção acho os dois premium. Admito que os lumias possam ganhar na questão durabilidade.
Mas agora a verdadeira razão deste post. Desconheço a qualidade das Apps no WP. Vou-me cingir às Apps para android e pra iOS. 80% das minhas Apps no iOS são pagas. Por norma quando tenho duvidas da qualidade primeiro instalo versão crackada e se valer o dinheiro compro-a. Já fiz muitas vezes (seguramente mais de 10). E porque as pago. Primeiro não são assim tão caras. É o dinheiro de um café ou de um jornal. Depois porque simplesmente as Apps tem qualidade e parece justo recompensar quem as desenvolveu. Afira a grande questão: porque não acontece o mesmo no android? Eu tenho uma opinião que EE. Baseia no feeling do que vejo. As pessoas com android presam a liberdade e querem tudo free. Os developers para investirem tempo nas Apps para melhorar a qualidade, mas para isso é preciso carcanhol.
Dou um exemplo concreto. Adoro a app my Wallet. Passei a gerir as minhas despesas ao cêntimo. Procurei a app no android market e fiquei contente por a ter encontrado. Mas para pena minha a opinião dos utilizadores é que a versão para android era muito inferior à do iOS e que há não sofria actualizações há algum tempo. A minha pergunta é porque? Se o developer é o mesmo. Só encontro a razão económica para tal. Obviamente que poderão haver outras razoes mas isto passa-se para a generalidade das Apps. Note-se que este é apenas o meu feeling, não tenho dados que corrobem esta tese.
A plataforma WP ainda esta a crescer, faltara saber qual o perfil de utilizador. Na minha opinião vai ser UN utilizador que procurara encontrar Apps semelhantes à do irmão w8. Como o mercado será grande acredito que as Apps poderão acompanhar em qualidade.
Tens uma particularidade. No WP ha muitas apps pagas também mas a grande maioria tem semprem um trial. Dessa forma escusas ter de andar com essas artimanhas com todos os riscos que isso acarreta.
o design do lumia 800 é original de um outro telemovel, o n9 (que tinha meego, o qual a nokia decidiu matar ainda antes de sair), e posso te dizer que a versao original era ainda mais bonita, software: aqueles icons lindos, a forma como acedias às coisas, o swipe para grande parte das tarefas. Hardware: não tinha teclas a frente, dando mais espaço ao ecra (como acontece agopra no galaxy nexus) e o led estava noutro sitio (:
Acho piada a malta que está habituada a um S,O mal optimizado como o Android dizer que as Spec’s da concorrencia sao muito fracas …
Nao é preciso ter processadores Quad Core quando o S.O é bem desenvolvido ! Qualquer Lumia em termos de agradibilidade de utilização bate um Android topo de gama que mesmo passado tanto tempo ainda continua a ter freezes ou break’s numa coisa simples como um downscroll .
Claro que é dificil optimizar um S.O para todo o hardware em que o Android é instalado …
Hugo, discordo do teu ultimo parágrafo. Esse argumento serve para justificar o mérito das equipas de desenvolvimento. Mas tu como utilizador estas a borrifar-te que o S. O. de para 1001 equipamentos. Tu queres é saber do teu equipamento. Queres que ele funcione. A não ser que sejas altruísta e sacrifiques o desempenho do teuequipamento em prol de haver muita gente a usufruir das mesmas funcionalidades.
Claro que o android tem méritos, mas o argumento que apresenta penaliza-te enquanto utilizador. Eu sei que podemos utilizar o argumento que isso permite que possas ter um leque enorme de escolha. Mas com que preço?
touché.
A malta não entende muito e poe-se a comparar processadores quando o mais importante é a optimização do S.O. e as camadas em que ele é programado.
O meu é maior que o teu, é o que sempre se fez na Tugalandia, para impressionar o vizinho, ou carro ou a TV 🙂
+1. Mas vocês acham mesmo que na hora de decidir entre um Android ou iPhone as pessoas olham para as specs?? O que importa é o que o dispositivo consegue oferecer.
Todos olham para o processador e dizem que é fraco, mas o WP consegue ser mais estavel, rapido e fluido, que um android com um quad-core.
Man a sério? Isto não é uma análise nem um preview. É uma visão afunilada de um utilizador de android.
Acho que já muitos te disseram de que olharas para o windows phone como algo comparável ao android não faz sentido. O android tem as suas virtudes e o windows phone tem as suas. Existem imensas falhas no android que a mim fizeram-me fugir dele. Aqui as comparações caem mais uma vez em specs e mais specs, quando já devias estar farto de saber que as specs no windows phone actual são as necessárias. Tudo corre bem e suave. Nao há aplicações a pendurar ou a ficar em memória, não há problemas de performance. Quando assim é, falar de specs é no minimo estranho e redutor.
Já agora, o Windows Phone 8 está a 1 ou 2 meses de sair. E se fores a ver já existem mais resoluções, multi-core, suporte para cartões SD, NFC, e muito mais. Vem com o Kernel do Windows 8 enquanto que o Windows Phone 7 vem com o Kernel do Windows CE (o mesmo que dava base ao Windows Mobile lembras?). Daí que os dispositivos atuais não o venham a suportar.
Os dispositivos actuais vão receber o Windows Phone 7.8, em que o UI vai ser colocar a par do que vai sair com o WP8 e quem sabe mais algumas coisas, e os telefones irão continuar a ser actualizados, no caso dos Lumia, por mais 18 meses! Ou seja embora não venham a receber o Windows Phone 8 vão continuar a receber actualizações e melhoramentos por mais ano e meio após o lançamento do WP8.
Eu aprecio o teu esforço e até concordo com alguns dos teus pontos, mas acho que devias primeiro fazer o trabalho de casa porque existem aqui no forum já alguns utilizadores de windows phone como podes ter visto, por muito estranho que possa parecer, e que sabem todas estas coisas que acabei de referir… e obviamente acham a tua opinião extremamente parcial e de quem objectivamente nunca conseguiu perceber muito bem a filosofia do Windows Phone que é substancialmente diferente. Não é melhor nem pior. É diferente e uma lufada de ar fresco.
Bom esforço… mas fiquei com a clara sensação de que eras tipicamente um condutor de BMW que foi fazer um test drive de um Mercedes e ninguém te disse onde é que ficava o travão de mão 🙂
Eu devo ser uma persona não grata… Os meus comentários ficam sempre em moderação 😐
Acredito que não seja por ser una pessoa nom grata. Como acontece o mesmo. É uma forma de garantir que não postamos nenhum disparate.
Não é só contigo. 🙂
Concordo contigo L. Mata, mas para mim, nesta “preview” o que mais acho estranho, é dizer que o hardware é antigo ou “obsoleto” e no entanto o aparelho tem uma performance espectacular. Enfim, para mim isso é algo positivo, e nada negativo. Eu uso o iOS e já usei Android também, mas neste momento sinto-me muito mais inclinado para Windows Phone do que qualquer um dos outros dois. Mais, acho que o Market do Windows Phone é muito mais interessante que do Android… O do Android faz-me lembrar uma sucata, onde se procurares és capaz de encontrar umas quantas coisas interessantes, mas sejamos honestos, grande parte é lixo….
E por vezes malaware. Que pelos vistos também já circula na App Store da Apple. fazem mallaware que é distribuido dentro das aplicações na store da Apple para afectar o windows. 🙂 http://logiclounge.com/2012/07/26/windows-malware-in-apples-ios-app-store/
Não me preocupo com isso. Assim que é reportado, a Apple costuma ser bastante rápida a resolver o assunto.
Não te preocupas porque é com a Apple. Se fosse na store do Windows já tinha caido uma ponte sobre o tejo. 🙂
“Bom esforço… mas fiquei com a clara sensação de que eras tipicamente um condutor de BMW que foi fazer um test drive de um Mercedes e ninguém te disse onde é que ficava o travão de mão”
A analogia está brutal! Parabéns L.Mata
No meu primeiro comentário não quis referir-me muito à análise, porque podia estar a exigir demais.
Mas, após voltar a ler a review/analise do Lumia 800 neste mesmo site, nota-se uma descrepancia enorme de qualidade.
Para mim, tanto me faz se Android é melhor ou pior, interessa-me é saber o que é que este Lumia 900 faz e tem de interessante.. Com esta analise ficamos com a sensação que não faz nada.
Algo que não é real, pois o meu inferior Lumia 800 faz e tem muita coisa interessante.
Concordo contigo!!!
Não entendo como se pode comparar neste tipo de analises, mas enfim…
Estou a espera do iPhone 5
Eu estou a espera do iphone 5,5,6.4 esse é que vai ser.