O mercado automóvel está preso a dogmas e a modelos de funcionamento que estão parados no tempo. Estas formas de trabalhar têm muitos anos e teimam em estar opostas à mudança, algo que já deveria ter acontecido.
A Volkswagen quer mudar estes métodos e anunciou agora uma decisão muito importante. Os seus carros elétricos vão ser vendidos exclusivamente online, tendo reservado um papel especial e até essencial para os concessionários.
Forma diferente de vender carros elétricos
A chegada dos carros elétricos da Volkswagen está eminente. Depois de vários anos a preparar estas propostas, a marca alemã terá tudo preparado para colocar no mercado aqueles que vão ser o seu futuro na indústria, em várias frentes.
Com o ID.3 a marca resolveu também mudar muito na sua forma de funcionar e reinventou vários dos seus processos, quer internos, quer externos. O mais importante deles foi agora revelado e foca-se na forma como vão vender estes carros elétricos.
Volkswagen vai mudar a indústria e os seus métodos
Tudo passará a ser controlado pela Volkswagen, num ponto central e numa loja totalmente online. Será aqui que as encomendas e todo o processo de venda será realizado, mantendo o contacto com o potencial cliente e as suas necessidades.
Claro que a marca alemã não pretende eliminar os concessionários que tem espalhados pelos países onde tem representação. Estes vão passar a ser o local onde os clientes vão realizar o contacto com os carros elétricos, especialmente para os test drive e as entregas.
Poderá estar a definir o futuro da indústria
O novo sistema vai ser adotado por todos os parceiros Volkswagen em todo o mundo e será lançado inicialmente na Europa no próximo mês. Este momento irá coincidir com o lançamento do ID.3, o primeiro carro elétrico da marca.
Esta é a prova clara de que os carros elétricos estão a mudar a indústria de forma completa. Para além da mudança real das formas de energia consumidas, vem ainda alterar o modelo de negócio e a forma como estes vão ser colocados no mercado.