Infelizmente a guerra entra a Rússia e a Ucrânia ainda continua. Putin abriu a porta ao fim da guerra, mas não aceita “recuar um único metro”. Recentemente a Ucrânia derrubou 2 caças e 28 drones lançados pela Rússia.
Drones Shahed estão a ser convertidos pela Rússia….
De um total de 31 drones, a Ucrânia conseguiu derrubar 28. Segundo as informações, tratam-se dos Shahed. Os Shahed-136 (ou Geranium-2, como são designado na Rússia) são um moderno drone desenvolvido pela indústria iraniana. Estes equipamentos são produzidos com o objetivo de neutralizar alvos terrestres à distância. As primeiras imagens divulgadas desta “arma de guerra” apareceram em dezembro de 2021.
Com apenas 3,5 metros de comprimento e 2,5 metros de envergadura, este modelo de drone não tem capacidade de descolar de uma pista. Nesse sentido, este tipo de arma é lançado de uma plataforma com até cinco aeronaves que pode ser transportada por camiões. De referir que os Shahed têm vindo a ser reconvertidos em Geran-2 pela Rússia – saber mais aqui.
A Força Aérea da Ucrânia revelou num comunicado que, além do abate dos 28 drones lançados pela Rússia, foram também derrubados dois caças.
“Durante o ataque aéreo, o inimigo também utilizou um míssil guiado Kh-59 em direção a Zaporiyia e um míssil antirradar Kh-31P a partir do Mar Negro. Ambos foram destruídos”, referiu ainda a Força Aérea da Ucrânia.