Ubuntu Software Store: a AppStore do Ubuntu!
A Canonical acaba de lançar a primeira versão ao público de uma app store para o Ubuntu, a chamada Ubuntu Software Store, prometendo unificar uma série de ferramentas soltas do Ubuntu tal como o Computer Janitor, Synaptic, Update Manager e tantas outras.
A disponibilização de uma ferramenta deste tipo facilitará o processo de adição de novas aplicações ao Ubuntu, contribuindo ainda mais para a facilidade desta distribuição, a preferida de muitos novos incursores no mundo Linux.
A lista de aplicações a unificar no Ubuntu Software Store é longa: aptoncd, computer-janitor, computer-janitor-gtk, gdebi, gnome-app-install, software-properties-gtk, software-store, synaptic, update-manager. A unificação de todas estas ferramentas é uma novidade muito bem-vinda na próxima versão do Ubuntu a ser lançada em Outubro deste ano, esperando-se ainda que substitua totalmente o Gestor de Pacotes Synaptic na versão 10.04,a lançar em Abril de 2010.
Podemos esperar uma ferramenta visualmente apelativa, organizada e acima de tudo segura. Espera-se ainda a ligação aos repositórios do Launchpad, prometendo tornar-se o maior repositório mundial de software.
No próximo ano, prevê-se que a Ubuntu Software Store se torne num sistema central de instalação de software, agregando ratings e reviews do seu software. E o planeamento do desenvolvimento continua até 2011. Pode acompanhar tudo através da wiki oficial.
Este artigo tem mais de um ano
Excelente iniciativa!
Embora eu seja utilizador do Windows, não deixo de louvar as iniciativas em software livre, de entre elas a referida no artigo, que promete eliminar o mito que diz que as instalações de software em Linux são “dificeis”.
Se fosse como app store da apple não era nada mau digo já, pelo menos em termos de estrutura, e apesar do ubuntu ser “free” não quer dizer que não possa adoptar uma politica em que desenvolvedores cobrem por “x” aplicação que criarem, viva o open market.
Esta é uma notícia muito interessante já que irá facilitar ainda mais a vida aos utilizadores de sistemas operativos Linux. Eu só achei estranho incluírem a palavra “Store” no nome desta ferramenta, já que a palavra “Store” (em português “loja”) induz que esta se dedique à venda e comercialização de aplicações informáticas. Isto faz-me pensar que poderá ser algo parecido com as lojas da Apple, o que não parece nada característico do Ubuntu, tendo em conta a sua política de ser completamente livre de encargos.
“Store” tambem e “armazem” 🙂
Atenção que a palavra “free” tem dois significados. Por um lado pode significar “grátis”, mas por outro pode significar “livre”.
A verdade é que mesmo apesar do Ubuntu ser gratuito, as suas aplicações poderão não o ser, já que depende totalmente dos seus responsáveis. É uma questão de aguardar.
Aos poucos o linux vai crescendo,crescendo…
Cada vez mais utilizadores de windows passam para linux com bastante facilidade devido ao trabalho feito ao longo dos tempos para facilitar o uso de linux.
Mais rápido, mais estável, mais compatibilidades, mais bonito, maior performance… Agora só falta os grandes produtores de software darem o braço a torcer, como por ex a adobe.
A começar por uma melhor integração do Flash… implementação do Shockwave.
E se as suites da Adobe que movem milhões corressem em Linux… upa upa.
Acho que o único problema é mesmo esse: a falta de suporte dos fabricantes de software, pois o Linux tem um potencial enorme.
Criou-se m ciclo em que há pouca gente a optar por Linux por não haver tanto software como para Windows, e por outro lado, fabricantes de software optam por não lançar produtos para Linux por haver poucos utilizadores.
É bom que hajam iniciativas como esta para quebrar esse ciclo.
Por acaso gosto como está, em certas máquinas ponho o mint que tem uma coisa parecida e não gosto mais como é no ubuntu.
Excelente iniciativa!!!
O Ubuntu cada vez está melhor!!!
Synaptic é suficiente para tudo.
Muito Bom !!
Que Venha o Ubuntu 9.10 Perfeito !!!