Pplware

Uber foi banida de Itália e tem de cessar de imediato o seu serviço

A Uber é uma das empresas que mais polémica tem causado ao longo dos anos em que tem prestado o seu serviço. Se nos Estados Unidos é aceite e utilizada por todos, na Europa não tem conseguido vingar e os problemas sucedem-se.

O mais recente caso vem de Itália, onde um tribunal decidiu que a empresa tem de terminar já de prestar o seu serviço e abandonar o país.


A decisão do tribunal italiano, da cidade de Roma, surgiu na passada sexta feira e é clara. A empresa tem de cessar imediatamente o serviço que presta e tem de o fazer dentro de 10 dias.

O caso surgiu de uma queixa da principal associação de taxistas da cidade e pretendia que a Uber fosse impedida de realizar os transportes de passageiros que faz, com as mesmas alegações que foram já usadas noutros países ao longo dos últimos meses.

Segundo as declarações da Reuters, que noticiou a decisão do tribunal, a Uber está impedida de usar as aplicações Black, Lux, Suv, X , XL, Select e Van, bem como promover ou anunciar os seus serviços em Itália.

Esta é uma primeira decisão, da qual a Uber pode recorrer para um tribunal superior no prazo de 10 dias. Caso consiga que o seu apelo seja aceite, a Uber conseguirá atrasar em 2 meses esta decisão, mantendo os seus serviços.

Caso o tribunal superior volte a decidir favoravelmente aos taxistas, confirmando a proibição da Uber de prestar o seu serviço, esta deverá ser definita, expulsando assim a empresa do país. O ignorar desta decisão por parte da empresa deverá ter um custo elevado à empresa. A multa irá ser de 10 mil euros diários.

Esta é uma decisão que poderá servir de base a outros processos, noutros países europeus, revertendo muitas das decisões já aceites, levando a Uber a ter problemas maiores noutros países.

Via: Corriere Della Sera

Leia também:
Exit mobile version