A Apple tem já em produção o próximo iPhone (que pode vir em três modelos) que irá apresentar em setembro este ano.
A Bloomberg deu a conhecer há algumas horas que a TSMC, parceira da Apple para o fabrico dos SoC Apple, estará já a produzir o novo chip que deverá ter o nome de A12. A notícia relevante é a tecnologia usada.
TSMC quer partir na pole position nos 7 nanómetros
As informações publicadas explicam que o A12 usará um design de 7 nanómetros que é mais rápido, menor e mais eficiente que os chips de 10 nanómetros usados pela Apple nos atuais iPhone 8 e iPhone X.
A mudança para um processador de 7 nanómetros permitirá um melhor desempenho, aumentando também a eficiência e conservando o espaço interno.
Estas informações, segundo a mesma publicação, foram trazidas por elementos familiarizados com a produção do novo chip, embora a Apple e a TSMC se tenham recusado a comentar este assunto.
A TSMC disse anteriormente que começou a produção em massa de processadores de 7 nanómetros, mas não disse para quem os processadores estavam a ser produzidos.
Os comentários dos analistas entendem esta posição de ambas as empresas como uma tentativa de ganhar vantagem sobre os chips de 7 nanómetros da Qualcomm. Este assunto ganha um maior relevo dado o envolvimento da Apple e da Qualcomm numa batalha judicial.
A produção dos SoC da TSMC para os iPhones de 2018 parece estar dentro do prazo. No ano passado, a empresa também iniciou a produção em massa do chip A11 em maio.
O relatório de hoje também reitera que a Apple lançará “pelo menos um trio de novos iPhones neste outono”. Um deles é considerado uma versão maior do iPhone X, bem como um modelo de baixo custo com um ecrã LCD. A empresa também estará a planear uma versão atualizada do iPhone X.