Timewarp – Testámos o serviço da Zon e “viajámos no tempo”
A Zon propôs-nos alguns testes ao seu serviço Timewarp e, depois de instalarmos tudo o que é necessário, vimos algumas inovações no mundo da TV.
A ZON apresenta uma funcionalidade exclusiva, inédita, útil e gratuita para todos os seus clientes do serviço IRIS, tornando a experiência de TV ainda mais inovadora. O Timewarp permite “viajar no tempo” e ver os programas que já passaram na televisão nos últimos 7 dias.
Este serviço foi apresentado no início do mês de Setembro, e deu a conhecer uma inovação baseada na tecnologia Advanced Personal Cloud Recording que permite aos clientes IRIS gravarem, de forma automática, todos os programas que passaram na televisão, em 77 canais, e que são guardados num espaço de disco remoto durante sete dias (em actualizações futuras será possível o cliente IRIS escolher quais quer manter para além dos sete dias). Ver aqui como activar o serviço.
Apresentação do conceito
Trata-se da 1ª versão de gravação no mercado que não necessita do suporte de uma box com disco. A gravação é feita na chamada cloud, ou seja num disco virtual remoto, não precisando o cliente de se preocupar com a gestão do espaço ocupado na box.
Assim, a partir de agora os clientes IRIS podem escolher o que ver em cada momento entre mais de 10.000 programas que foram transmitidos ao longo da última semana.
Depois de ter sido premiada internacionalmente com o sistema IRIS, a ZON inova mais uma vez posicionando-se como o 1º operador pay TV a lançar esta funcionalidade.
O serviço Timewarp vem mudar a forma como cada pessoa vê televisão, respondendo às necessidades dos clientes que:
- Pelo seu estilo de vida, nem sempre conseguem ver os seus programas favoritos no horário em que são transmitidos
- Preferem uma forma mais automatizada de gerir as gravações
- Se esqueceram de gravar ou perderam o início da nova temporada da sua série favorita
- Gostam de ter mais opções disponíveis quando ligam a sua televisão, podendo a qualquer momento encontrar algo que gostem entre os mais de 10.000 programas gravados através desta funcionalidade
O acesso aos programas já transmitidos é feito através do Guia e da Pesquisa que agora, além de terem a programação da semana seguinte, têm também disponíveis todos os programas que foram gravados nos últimos 7 dias.
Recorde-se que os clientes ZON IRIS já tinham acesso a várias funcionalidades distintivas e gratuitas. Nomeadamente:
- Restart TV em mais de 70 canais, que permite ver do início qualquer programa que já tenha começado
- ZON Online, que permite ver televisão em qualquer lado através do PC, iPad e smartphones
- ZON@FON, que permite ter Internet gratuita em mais de 500.000 locais em Portugal e mais de 6.000.000 em todo o mundo
- App ZON PHONE, que permite telefonar e receber chamadas gratuitamente em qualquer local do mundo
A ZON volta a surpreender o mercado com uma funcionalidade inédita que vai mudar o paradigma da televisão.
A Publicidade
Campanha "Viajar no Tempo já é possível!"
“Viajar no tempo” é o conceito criativo da campanha de lançamento do serviço Timewarp, constituída por uma fase de teaser e outra de revelação. Apelando ao imaginário colectivo das viagens no tempo, muito explorado em filmes como “Regresso ao Futuro”.
Em 1985 Michael J. Fox e Christopher Lloyd divertiram-nos com as suas aventuras e com a máquina do tempo protagonizada pelo carro DeLorean. Hoje, basta ser cliente ZON IRIS para viajar até à semana passada e não deixar que o calendário seja determinante nas escolhas do telespectador.
“Viajar no tempo é possível, mas só na ZON”; “É a sua televisão sete vezes melhor” e “Viajar no tempo está na tua mão” são alguns dos claims da campanha concebida pela BBDO e produzida para TV pela Krypton Films. Com o planeamento e supervisão da agência de meios Initiative Media, esta campanha irá ter presença em TV, cinema, Outdoor, imprensa, web e lojas.
Testes de utilização
Durante dois meses não poupamos o serviço, usamos as diversas funcionalidades para termos a certeza da qualidade do Iris e do Timewarp. A configuração do serviço requer algumas especificidades, entre elas a qualidade do sinal de dados que chega a casa de quem requer esta tecnologia, onde os 100MBs são o mínimo necessário.
Ultrapassados esses requisitos, foi verificar as funções existentes tais como:
Botão central/Pausa
- Ver desde o início: Aqui é mais simples, o comando disponibilizado oferece rápido acesso a esta função, podemos em qualquer altura começar a ver um programa de novo, recuar alguns minutos ou segundos ou avançar, quando não estamos a ver em tempo real.
- Gravar série: É uma função intuitiva, mas requer alguma habituação, ainda se verifica alguma confusão inicial para o cliente saber o que é a gravação no disco da box, uma gravação local e o serviço Timewarp, que são conceitos diferentes.
- Descrição: Aqui poderá ver informações rápidas sobre o que irá ver nesse episódio, são resumos que podem ou não despertar o seu interesse.
- Gosto e Não Gosto: São indicações que dá à comunidade que tem esta tecnologia e que poderá usar este indicador para ver a popularidade de uma série ou programa. São ferramentas que derivam das redes sociais mas que podem ser úteis.
- Relacionados: São dados técnicos sobre a série ou programa em causa. Actores, realizadores, protagonistas e outros dados relevantes sobre a série que está a ver.
Botão Menu
- Home: Aqui pode Criar o seu perfil, introduza um código parental para controlar a utilização do serviço
- Arquivo: Aqui estão as suas gravações. Pode ver a gravação, proteger, apagar, pode ver uma descrição e classificar
- TV: Nesta menu pode ver o que está a dar, o que deu e o que vai dar a seguir, isso permite nas transmissões passadas ver de novo, nas futuras colocar a gravar quando estas começarem. No que está a dar em tempo real, pode ver do início, gravar, etc.
- Guia: Aqui sim temos o Timewarp ou agenda. Temos mesmo que perceber como funciona. Nada que alguns minutos a ver um guia prático em vídeo, disponível também no serviço, não ajude. Temos 7 dias disponíveis para recuar e dento de cada dia temos a grelha de programação. Para iniciar uma visualização do "passado" basta escolher o dia, o canal e o programa em questão. Depois é deixar o tempo passar e desfrutar do que não vimos em tempo real, mas que podemos ver agora. Finalizado o programa que escolhemos, a programação salta para o momento actual. Além disso poderemos escolher por canal ou por género... há muito por onde escolher dentro dos 7 dias possíveis.
- Videoclube: Aqui encontra várias destaques cinematográficos, escolhidos por alguns ilustres que pode ver por um preço que está descrito no título do filme. Uns a 0,99 cêntimos, outros mais recentes a 3,99 euros... é só escolher.
- Destaques: Na quantidade imensa de canais, passam séries e documentários fantásticos, a grande parte não conseguimos saber e nem damos conta da qualidade. Este menu faz uma selecção dos melhores para que possamos ter reunidos aqui e ver sem perder tempo a passar canal a canal. É um sítio que recomendamos.
- Pesquisa: Aqui poderá escrever um nome de um canal ou série para tentar encontrar de forma directa. Use as teclas numéricas para escrever.
- Portal: Aqui estão várias aplicações e serviços.
- Opções: Além dos guias que lhe explicam como funcionam as funcionalidades, estão também as operações de configuração técnica. Um local de menor utilidade.
Qualidade dos menus
Os menus têm alguma lentidão na nossa opinião, e poderiam ser apresentados de outra forma, se bem que a apresentação do logotipo do canal quando pesquisamos em lista, está muito bem conseguido e torna-se bem mais intuitivo.
A Box
A ZON BOX 2.0 HD+DVR é o equipamento digital que leva a IRIS até sua casa. Está preparada para Alta Definição (HD) e tem um Gravador Digital (DVR) com capacidade para controlar a emissão televisiva e gravar até cerca de 400 horas de programação.
Funcionalidades:
- Acesso ao interface de utilizador IRIS;
- Canais em Alta Definição (HD);
- Amiga do ambiente: apresenta consumos mínimos de energia, de acordo com as mais recentes normas da União Europeia;
- Dimensões reduzidas: entre as ZON BOX com capacidade de gravação, é a mais pequena de sempre;
- Capacidade de gravação de 400 horas em SD ou 200 horas em HD;
- Comando com design moderno.
O comando
Este novo comando da box da TV Cabo, no serviço IRIS, é mais simples, potencia o navegar pelos menus e dá enfoque a algumas funções, como a gravação ou uma espécie de avaliação, onde com o comando o telespectador pode dizer se gosta daquele programa e quantas pessoas também marcaram com um "like" ou com uma estrela, aquele mesmo programa.
É de construção sólida (como é natural e numa utilização constante este já deu alguns trambolhões), e com materiais elegantes, beneficiando o design do mesmo.
Preços do serviço
Actualmente os preços destes serviços poderão ser adaptados ao tipo de consumo que o cliente desejar, para isso a Zon disponibiliza vários pacotes com diferentes configurações. Pode ver aqui os preços.
Em termos gerais e tendo em conta a qualidade do sinal que nos chegou a casa, o serviço é de óptima qualidade, o preço é justo para o serviço que se apresenta, o país é que provavelmente necessita de ter mais poder de compra para que estes serviços cheguem a mais pessoas.
Esta pode ser a sua prenda de Natal, uma prenda que o acompanha o ano inteiro e que lhe permite ter o antes e o depois... à distância do seu comando!
Homepage: Zon Time Warp
Este artigo tem mais de um ano
Boa análise Vítor! Muito completa e mesmo descritiva. Parabéns!
Uma pequena sugestão:
Acho que deveriam fazer o mesmo para todas as outras operadoras: MEO e Vodafone.
Sim, quando tiverem Timewarp fazemos sim.
Deviam ter feito esta análise quando a retenção da gravação de emissões tele difundidas for legal em Portugal.
Por alguma razão as outras operadoras ainda não deverão ter lançado este serviço.
Depois desta análise, venham dizer que ‘sacar’ filmes é pirataria..
Não é bem assim, não te esqueças que foi permitido pela ANACOM. Não sejas mais papaista que o para sff.
Televisão ok, net vale um zero á esquerda, telefone zero á esquerda…
Este é o pior serviço presente em Portugal como é possível ser eleito o Nº1 dos portugueses?
Os técnicos assistência são uns nabos. Passem a ser exigentes e nao se preocupem apenas com os preços
Pena é a velocidade de resposta da box…
Concordo. A velocidade dos menus da box, é deveras bastante lenta, para além da velocidade a fazer o stream do canal pretendido. O Meo, por exemplo, não tem esse problema.
Realmente é uma verdade, acrescentam imensas funcionalidades e não actualizam o hardware o que leva a crashs e lentidão constantes nos equipamentos. Não sei como funciona Meo e afins pois só uso Zon/tvcabo à já 14 anos mas na Zon funcionou sempre assim com os equipamentos. No entanto é de frisar que tentam evoluir rápido e prestar bom serviço pelo menos o atendimento tem melhorado.
Uma coisa é certa é lento e as vezes funciona mal, especialmente com as box antigas, não as da íris, que quase nunca gravavam o que queríamos, mas este tipo de oferta, faz com que eu não queria mudar, apesar de poder haver box melhores na concorrência.
Não percebo se o serviço Iris da ZON é fibra e podem existir problemas de sinal.
Será Fibra?
Já tenho Zon há algum tempo e Iris assim que foi anunciada e se não tenho nada a dizer do acesso à internet, já do seviço TV, digo que deixa muito a desejar…
Ou é da minha zona ou de outra coisa qualquer, a Iris e Timewarp nunca funcionou como deve ser, a programação está constantemente errada o que torna a tentativa de ver qualquer programa transmitido anteriormente uma missão impossível, ainda há pouco voltei a queixar-me, vamos ver se fica resolvido…
Pois, deve ser da zona.
Aqui funciona bastante bem normalmente. É raro o dia em que não consigo usar. Mas acontece. Acho que insistir com eles é capaz de ajudar.
Depois disto, a experiência de ver televisão nunca mais será a mesma. Trata-se de uma dos inovações mais marcantes dos últimos anos nesta área.
Concordo consigo.
Boas, eu meti a iris praticamente desde o inicio que ela saiu, veio a box e o comando novo, mas acerca de 6 meses eu voltei para a antiga box. A lentidão da box é insuportavel!!!! Para não falar que se eu quisesse ver o que ia dar ou meter a gravar algo daqui a 3 dias.. a interface para aceder a programação era uma vergonha.
O comando.. parece mai simples, mas complica!
Exclusivamente hoje de amnaha veio um senhor a porta a perguntar se tinha zon ou outro serviço, disse que tinha zon e ele perguntou o porque nao ter a iris e disse o que acabei de dizer, e ele disse que era o meu cliente que ouvira se queixar..
O que é certo, é que a iris, é lenta e complicada!
quando a ZON tiver fibra avisem. aí valerá a pena..
+1
A ZON já começa a ter alguns bairros com FTTH, caso não saibas.
para quem não sabe.. Link
Eu não me posso queixar, os meus 100Mbps são de muito boa qualidade.
Tenho a dizer o mesmo, até hoje os meus 100MB não me deixaram ficar mal sempre estável e em altas.
Como disse acima, nada a apontar do acesso à net (http://www.speedtest.net/result/2375076416.png) hoje está lenta… 🙂
+1 (Lipex)
Posso dizer que um cliente ZON até pode ter 200 Mbps de velocidade, mas na realidade e testado anteriormente por diversas entidades relacionadas com informática, a velocidade nunca é constante, basicamente entre o ONT (Espalhado na rua) e a transmissão por cabo, perde muito sinal, e verdade que existe a tecnologia Docsis para “tentar” melhorar a situação, mas e uma maneira de iludir o cliente. Existe um exemplo muito simples para o que acabei de dizer, se o cliente de fibra se encontrar tanto longe ou perto, a velocidade será sempre constante, enquanto por cabo será sempre dependente da distancia.
Olha, queres ver que a Fibra não perde sinal? Vou te explicar técnicamente como funciona o FTTH em Portugal. Cada “porta” FTTH na central, tem 2.5gbps, que pode ter no máximo 20km, pois também existe atenuação na fibra. Esses 2.5gbps, depois de passados por spliters, “Alimentam” cerca de 256 clientes, poderão não estar todos a funcionar obviamente. Ora, cada carta de FTTH tem 4 portas PON, de 2.5gbps, cada shelf poderá ter cerca de 25 a 30 cartas de serviço, estamos a falar de no minimo 25×4 portas, que são 100 portas PON por cada Shelf. 100 Portas PON a 2.5bbps cada que depois são suportadas por Uplinks, para a rede core, de no máximo, que eu tenho conhecimento 10gbps… ora temos aqui uma taxa de contenção estupidamente grande. Para todos aqueles que pensam que o FTTH é o milagre da internet, quando nos deparamos com estes detalhes técnicos, verifica-se que não será de certeza muito melhor que a solução oferecida actualmente pela “fibra” da zon. Já agora, o Gpon (FTTH) tem implementado um forte sistema de QOS, que dá prioridade a tudo o que é pacotes de IPTV e Voip, pelo que a internet será ainda afectada por este QOS. Cumprimentos.
Vasco, não duvido do que dizes, eu nao tenho conhecimento tão profundo como tu dizes, mas baseio-me pelos casos que tenho conhecimento e pela estabilidade de internet que tive nos sitios onde me encontrei com fibra ou com Cabo Coxial, o que é verdade e que com o meu pouco conhecimento nessa area e baseado nos detalhes que tenho descritos no meu anterior comentario, tem comprovado maior parte dos casos (que tenho conhecimento), mas claro que nada melhor que alguem conheca como funciona o sistema por dentro.
E obrigado pela explicação detalhada, desconhecia muitos desses detalhes, estamos sempre aprender.
Se te informasses primeiro, ajudava.
A zon está a alargar a sua rede com FTTH (sou um exemplo disso) e brevemente começará a substituir o coaxial por fibra.
Por isso para a próxima, mais vale estar calado!
A ultima projecção dos investimento em fibra para Portugal apontam para que a Zon demore cerca de 20 meses (quase dois anos) para poderem ter fibra espalhada ao nível do operador PT.
No ultimo congresso da APDC foram pedir à ANACOM que obrigue a PT a abrir as condutas de fibra para contornar o problema. É mesmo à Tuga.
Mas pode ser que os clientes actuais um dia percebam que o serviço se é mau só tem tendência para piorar.
Pois.. fibra???? espera sentado… o unico local que tem fibra e nas caldas da rainha… fui colaborador da zon tv cabo e em termos de qualidade de serviço deixa um pouco a desejar.. a box e muito lenta devido ao excesso de software. a net e muito dificil manteres os 100 megas que sao contratados. normalmente roda os 89 ou 92 . em termos de qualidade de imagem ai e excelente… preço isso ja e muito mau.. os ja clientes nao teem regalias em comparaçao com os novos clientes.
Quanto a timewarp e restart tv, deveria ser para todos os canais e não so 70 e tal.. Pois se dos 113 canais só vemos os 43 que não tem nem timewarp nem restart tv, de nada serve.. digo isto pq já quis ver alguns canais e nao tavam incluidos, logo deixou de ser assim tão util..
Quanto aos menus são mais lentos do que o que deviam, até para jogar Tetris (quando nao se tem nada que fazer..) aquilo nem sempre executa a ordem rapidamente, cheguei a perder jogos precisamente pq carrego para mover/rodar peça e aquilo crasha e já nao dá tempo, sendo que conforme se aumenta niveis e peças descem mais rápidas, é quase impossivel jogar com a “lag”, é necessário colocar em pausa a cada jogava..
De resto até o momento está tudo como o pretendido, espero que expandam o timewarp e restart tv a todos os canais e coloquem a interface mais fluida.. Ai sim seria um “mimo”
Cumps
Já agora, devia dar para ocultar os canais descodificados, de nada me interessa aparecerem 300 e tal se só tenho acesso a 114 ou lá quantos são. deveria ter uma opção como tem para retirar canais duplicados (normais/hd), para não aparecer os codificados, além da opção de criar um perfil e meter manualmente os canais qe qeremos qe apareçam..
Cumps
Concordo!
Tem centenas de canais e só dá uns 100 o resto é codificados… e embora a caixa esteja ligada a uma televisão FULL HD, se não tivesse, deveria ser possível ocultar esses canais.
Até devia ter uma listagem apenas com os canais todos só em formato padrão e outra com todos os canais padrão e os canais de alta definição, sem repetir os mesmos com o formato de menor qualidade! Para quê ter em formato normal e alta definição… se a única alteração for o formato da imagem? Se a programação for diferente, a conversa é outra! E claro… sempre com todos os canais não disponíveis no pacote… ocultos de qualquer listagem.
Outra coisa boa é todos os canais de televisão por cabo normal, sei lá… funcionar sempre 24h/7/365… era tão bom, mas se nem isso conseguem que é o mais básico! Quanto mais essas modernisses!
Podes criar lista de favoritos para isso.
mas a lista de favoritos é manual.. e devia haver filtro automático !
Calho eu de num mês mudar pacote de subscrição tiro um e meto outro, tenho qe andar a remover canais e adicionar outros aos favoritos..
Vê a lista dos 77 canais. São os canais com maior audiência em Portugal. Se só vires os restantes pertences a uma minoria muito pequena da população. Tenho ZON e o serviço Iris e não me lembro de nenhum canal que veja, que não tenha timewarp. Até os TVcines, o que me possibilita poder ter todos os filmes que deram durante a última semana para ver a qualquer hora. Quem mais permite isto?
O gravador com disco? O gravador com cassete?
a mim não me interessa ser uma minoria…
Interessa-me o, pago ao fim do mês, e quero tar satisfeito com o serviço, porque se não tenho essas funcionalidades nos canais que vejo, é completamente inutil..
Vem aí a Optizon. Não percebo é como é que aumenta a concorrência.
http://expresso.sapo.pt/fusao-zonoptimus-havera-mais-concorrencia-e-oferta-de-servicos=f774176
Boa noite
tenho uma duvida 😉 na box da iris para que serve a entrada de cado de rede ?
Obrigado
Para passar sinal via ethernet, smartTVs via esse porta. Tens duas.
Li alguns dos comentários e não concordo com alguns! há comentários que ou são um grande exagero ou têm a box estragada, também acontece, mudei uma vez a minha. Tenho amigos com outros serviços e não vejo assim uma vantagem por aí além, e muito menos na interface, que é uma questão de gosto ou estética, se vamos por essa via nunca mais nos calamos. Uso o serviço IRIS, no I-PAD, uso as APP’s também no telefone, um Samgsung, sempre sem perda de sinal nem qualquer problema, sempre fluído e os pedidos de gravação remota funcionam sempre, não têm problema algum, pelo contrário uso a abuso delas, até sou dos poucos que têm a box quase sempre cheia, por isso não gosto do facto de não poder passar para outros suportes algumas das gravações, sobretudo, sobre temas que não encontramos nas lojas. Não tenho a certeza mas acho que não é um problema único da ZON. Para mim este serviço é simplesmente fantástico, funciona às mil maravilhas, o Timewarp é usado e abusado pela família toda, todos os dias, e não podia ser melhor, funcionou sempre e sem falhas. Poderá, haver casos em locais com pior sinal quanto a isso não sei mas aqui em Oeiras, funcionam. Quanto a certas criticas o sobre evitar certos canais, quanto a isso também estou de acordo. Mas acho que até podemos fazer isso nos favoritos, ainda não confirmei, por isso não tenho a certeza, mas também acho que não, hei-de ver.
A resposta provavelmente e que no teu caso a central está bastante perto da tua casa (Muito provavelmente) para não teres problema no serviço ZON, podes até verificar pelo ping.
Infelizmente muita gente tem o problema com as boxes e internet devido as centrais da ZON estarem a quilómetros de distancia.
Central, distancia! Zon é CATV, não é ADSL!
Pois Hugo, em termos “lógicos”, sim, em termos práticos, não, eu próprio já tive ZON e TV Cabo, e tinha sempre a desculpa da parte do técnico/operador “Isto tudo depende da distancia a central”.
Menus lentos,
impossível fazer zapping por demorar tanto a mudar de canal,
faltam funcionalidades importantes no comando como pausar sem ter de abrir o menu,
fast forward e rewind são impossíveis de usar por saltarem demasiado irregularmente,
não dá para esconder os canais que não temos como sport tvs,
e o mais grave, os canais HD são inúteis porque a imagem soluça.
Felizmente quem vê TV são a minha irmã e mãe, que não ligam a estas coisas, tivesse o meo fibra na minha zona e não teria mudado para a zon por causa da net.
Deves viver numa zona muito má, nunca tive problema com os canais HD, então o Discovery showcase é um mimo de qualidade de imagem.
Bem eu, deve ser problema do hardware que acho algo frágil, de resto quando leio estes comentários parecer-me que não estamos a falar da mesma coisa! Já comparei a imagem e o serviço com outros e francamente fora as diferenças no grafismo não vi grande coisa, pelo contrario temo uma imagem mais definida e suave. Quanto ao Timewarp, comigo funciona às mil maravilhas, possibilitou ter uma forma de televisão própria onde só vejo o que pretendo e o que considero melhor em cada canal. Acho que deveria contactar a assistência.
subscrevo:
”
Menus lentos,
impossível fazer zapping por demorar tanto a mudar de canal,
faltam funcionalidades importantes no comando como pausar sem ter de abrir o menu,
fast forward e rewind são impossíveis de usar por saltarem demasiado irregularmente,
não dá para esconder os canais que não temos como sport tvs,
“
Utilizo o serviço a algum tempo e até agora nada de complicações.
Funciona muito bem.
Deveriam fazer estas correcções na Notícia:
“ZON Online, que permite ver televisão em qualquer lado através do PC, iPad e smartphones” -> “ZON Online, que permite ver televisão em qualquer lado através do PC, iPad e iPhone”
“App ZON PHONE, que permite telefonar e receber chamadas gratuitamente em qualquer local do mundo” -> “App ZON PHONE, que permite telefonar e receber chamadas gratuitamente (mensalidade de 0,99€) em qualquer local do mundo”
Onde é que viste isso?
http://www.zon.pt/telefone/App-ZON-Phone/Conhecer-a-APP/Pages/Conhecer-a-App-ZON-Phone.aspx
Podes ver aí que não é como dizes.
– Mensalidade da App ZON Phone: 0,99€/mês. Oferta de 12 mensalidades para adesões até 31 de dezembro de 2012.
Podes ver aí que é como eu digo.
Atenta nas NOTAS que se encontram na parte inferior dessa página:
“Mensalidade da App ZON Phone: 0,99€/mês. Oferta de 12 mensalidades para adesões até 31 de dezembro de 2012”.
Convém se ler as letrinhas pequeninas e enganadoras!
Já agora, o ZON Online não está disponível para Smartphones, mas sim unicamente para o iPhone.
É que da forma como escreves-te dá a entender que está disponível para Android, Windows Phone, etc, o que não é verdade.
Meu caro, tenho as App no I-Pad e no telefone, um Samsung, portanto sistemas operativos diferentes, e funcionam, vejo tv para além do TV, em todos eles! Portanto, não concordo com o que afirma. Funcionam sempre sem problemas. As Apps por favor, faça como eu fiz, siga o Link que o Sr. Vitor M. lhe indica e leia as “Notas” no fim da página e veja para ter a certeza. Tenho as ditas Apps, nos meus equipamentos e por enquanto não pago um cêntimo, aliás quem aderir ao serviço até ao fim do ano terá o próximo ano gratuito. Até do I-pad já fiz chamadas, pois quando o telefone fica sem bateria e se tiver o Pad comigo, uso-o também como telefone, sem problemas. Note que pode usar a App telefónica em 3 equipamentos diferentes o que é bastante bom.
Consegues ver TV Online num Samsung?
Tens a certeza que és cliente ZON Iris? Parece-me que não!
Alguns pontos que não foram assinalados nesta review. Dos mais notórios foi o que já foi comentado. O software Íris é MUITO LENTO tanto na navegação como no zapping. Tornando a experiência televisiva não tão boa como relatada na review. Porque ao fim de algum tempo torna-se cansativo e chato. E depois em relação à internet é preciso sorte… Se tiveres numa zona boa tudo bem, se tiveres numa zona má levas com TRAFFIC SHAPING E PUA! Zon inovou com o timewarp, sem dúvida. Mas é um serviço que nem de borla eu queria…
Como referes, pode ser uma questão de sorte nas zonas, na minha zona o serviço tem boa qualidade.
No meu também, aliás já o referi aqui. 100% satisfeito.
Bem mas isso sem boa conexão de Internet não há milagres. Eu digo mais televisão sem timewarp não quero, ir para a televisão e dizer não dá nada de jeito, ou perdi o filme que queria ver, já não acontece… Só isto faz muita diferença para mim.
Quanto a lentidão da box, habituei-me lol, e duvido que vá ser melhorado tão depressa, este mal é muito antigo.
Na minha sincera opinião, a ZON devia primeiro pensar em investir na fibra, mesmo sabendo que realmente e um preço alto para ZON mas no futuro e como já disse anteriormente, o cabo tem o seu limite de transmissão e vai chegar muito depressa a esse limite com estas evoluções todas.
Eu já experimentei estas funções em casa de amigos que tivessem este ultimo serviço da Iris, e posso dizer que e a box está mais tempo a pensar do que propriamente fluída, por exemplo, este TimeWarp, obriga a desativação do Restart TV (Que de certa forma não faz grande sentido) visto que são serviços praticamente iguais, logo podem funcionar em conjunto, mas o que quero focar principalmente e que o serviço como funciona mais com a parte de Internet, fica super lento, no caso de quem tenha um serviço instável de internet.
Esperemos que a ZON aprenda alguma coisa com estes erros graves, visto que afecta mais de metade dos clientes.
O problema da Zon, antiga TV Cabo, é que em vez de terem metido fibra óptica (qualidade mas muito caro) desde o início, como era lógico… decidiram meter cabo coaxial (muito mais barato!) e é a porcaria de serviço que quase toda a gente experimenta um pouco por todo esse Portugal, excepto talvez em algumas (poucas) zonas do país onde provavelmente moram os administradores da Zon e secalhar pessoal que trabalha para a Anacom (que é quem tem a incombência de verificar a qualidade do serviço)… o resto do país, é vê-los a dizer entre não tem problema nenhum, tem problema mas não vamos resolver, e o problema é seu. A falta de concorrência dá nisto. Na minha zona, muita gente só não muda por falta de alternativa, só há Zon e as alternativas é o adsl… que é ainda pior porque só dá para uma, duas, no máximo três televisões (e agora parece que só deixam meter em duas, porque tem medo que a terceira vá para o vizinho ou coisa parecida).
Se a rede da Zon estivesse bem implementada (que não está de jeito nenhum!) eles bastava passar todas as emissões para digital que tinham uma largura de banda para Internet que rivaliza com a fibra óptica a nível prático. Claro que não o vão fazer porque tinham de meter uma caixa para cada televisão da casa… e eles morrem de medo que as pessoas comecem a emprestar aos vizinhos e coisas do género.
Não percebo o problema, a Zon instalou cabo de fibra ate ao aparelho que faz a distribuição pelo cabo coaxial pela minha casa. Tenho internet a 130MB sempre constante e sem problemas, nunca tive problemas com a televisão e estou 1000% satisfeito com a iris e ainda tem uma vantagem que a meo fica a anos de luz (em qualquer das televisões que tenho em casa todas tem mais de 30 canais prontos a ver independente da televisão que esteja ligada ou do canal que se esteja a ver. Tive MEO durante 2 anos e é o pior serviço que existe a face da Terra.
Isso é mesmo sorte, infelizmente em diversos locais em que estive incluindo as diversas casas que já pedi para ter ZON ou ex-TV Cabo, a experiencia foi sempre a mesma, passava dias que não havia serviço.
Eu sou cliente meo já há 2 anos e posso dizer que em média por 6 meses tive 1 problema e nos 3 anos que tive ADSL da Clix também foi a mesma experiencia agora com a ZON nunca tive sorte, problemas desde o tempo que demorava a ligar até dias que não havia serviço.
Naahh, ainda não é desta que deixo a Vodafone.
Melhor relação oferta/qualidade/preço não existe em Portugal.
Poder programar a gravacao é mais do que suficiente para ter sempre algo de jeito para ver, o resto são mariquices que só servem para inflaccionar o preço absurdamente.
Quem tiver qualquer outro serviço, no mínimo desespera a fazer zapping nas boxs da zon, ou outro tipo de operaçao na box.
Além disso, é a unica que me permite usar a Xbox 360 como box HD. Genius!!
A minha experiencia com a zon não foi a melhor; quebras constantes de ligação, anomalias nas gravações, e telefone que funcionava quando lhe apetecia…
Após um rol de reclamações informaram-me que na minha zona devido a uma limitaçao na infraestrutura o serviço estava sujeito a estas anomalias e não tinha solução, o que me levou a fazer uma adesao ao MEO.
Pontos fortes
Apoio a cliente impecavel
Serviço de internet robusto (quando funciona)
O time warp
Areas de melhoria
A iris não é muito intuitiva quando comparado com o serviço meo
Menos funcionalidades a nivel de conteudos interactivos quando comparado com o meo
Zapping lento
Cumprimentos
P-S – O MEO na minha zona funciona na perfeição, tem que se ter sorte na zona em que se vive, ha serviços que estao bem estabelecidos numas zonas e noutras não… cabe ao cliente ter a sorte de aderir ao que está a funcionar melhor.
Só uma nota relativamente a uma afirmação:
“Recorde-se que os clientes ZON IRIS já tinham acesso a várias funcionalidades distintivas e gratuitas. Nomeadamente:
(…)
ZON Online, que permite ver televisão em qualquer lado através do PC, iPad e smartphones (…)” – estes serviços estão condicionados à sua utilização apenas em Portugal. De facto, até determinada altura era sim possível em qualquer parte do mundo, contudo, após uma actualização da app este acesso/visualização passou apenas a ser possível em PT e dentro da rede Zon (sendo que esta última nem sempre acontece). Esta foi uma árdua batalha com a Zon… sendo que eles levaram a melhor 🙁
No meu caso, a mudança para a íris não foi assim tão positiva.
Os menus são bastante mais lentos, embora mais completos. A reprodução das gravações faz-se aos soluços. Dificilmente consigo ver mais de 5 min. sem a imagem avançar aos saltos. Quanto ao Timewarp, não é como dizem. Se virem os tempos de duração dos programas, são muito inferiores ao real. O que acontece é que, normalmente, o início de um programa está no fim do anterior, o que obriga a ir duas vezes ao dia e hora pretendidos para ver um só programa. Com a quantidade de passos e a lentidão dos menus, torna a função pouco atraente, no mínimo. Nas gravações, também é frequente não gravar o programa seleccionado. Na SporTV acontece uma coisa engraçada. Se tentar ver um programa em HD de outro dia, a emissão apresentada não é em HD mas sim no canal dito normal. Às vezes nem isso acontece; em vez de mostrar o programa pretendido, salta para a emissão que está a decorrer no momento. Disto tudo já fiz várias reclamações, sem qualquer alteração até à data. Já ando farto de desligar a box e reiniciar sem produzir qualquer efeito. Em muitas coisas, a box anterior era bem melhor. Elogio a melhoria da qualidade no atendimento. Pena que não tenha correspondência na práctica. Também quanto às aplicações para Android, a Zon Remote não faz nada, embora detecte as boxes. A Zon Phone, é ainda pior. Quem está do outro lado da linha diz estar a ouvir a própria voz em eco; além de que a chamada vai abaixo pouco tempo depois. Quanto à Zon Online, funciona bem no PC, em casa ou fora. No meu Galaxy S, ainda estou à espera… Desculpem a extensão do comentário, que mais parece um relatório, mas precisava de dizer isto.
Isso é tudo muito bonito, mas a meo agora também já permite ver programas de alguns canais até ao máximo de uma semana. Apesar de tudo, a Zon agora está com preços muito mais competitivos, oferecendo serviços quase iguais e a preços mais baixos, Ex a Zon 30 Megas com cento e muitos canais custa talvez quase menos 10 euros mês que o Meo 15 megas com 80 canais e ainda por cima com canais “da treta”, muitos repetidos e outros com má legendagem. Já para não falar nos canais de documentários que quase semana sim, semana sim…repetem os mesmos programas “n” vezes. Sinceramente o Meo está a desiludir-me. Não contam só os anúncios humorísticos do Meo é preciso oferecer melhor serviço e mais barato nos tempos que correm. Está quase a acabar a fidelização! Pensem bem em todos os aspectos.
tenho a NOS e constato que todos os canais repetem constantemente os mesmos programas ….basta aparecer uma imagem para ver que já vi o programa reclamo e eles acham que não podem alterar estar a ver os mesmos todos os meses e pagar sempre a mensalidade é muito incorreto