O grande concorrente do Apple Pay ainda está para surgir. São várias as empresas que se preparam para colocar no mercado sistemas com o mesmo grau de integração com os smartphones que o serviço de pagamentos da Apple tem.
A Samsung parece ser de todas a que melhor está posicionada para conseguir ter o seu serviço disponível de forma universal, com os testes a terem sido já iniciados na Coreia do Sul.
Os planos da Samsung para o Samsung Pay apontavam o Verão como a altura em que seria lançado. Na altura não foi especificado em que países iria estar disponível, mas a verdade é que a empresa não desiludiu os seus utilizadores e colocou agora em testes o seu serviço de pagamentos.
Estes testes estão para já contidos a um grupo restrito de utilizadores do Galaxy S6 e do S6 Edge, os únicos equipamentos que para já o suportam, e pretendem provar que o sistema tem a maturidade necessária para ser alargado ao resto dos utilizadores.
Para além destes utilizadores seleccionado, o Samsung Pay estará disponível nas maiores lojas do país, e em maior número que qualquer outro sistema de pagamento através de smartphones, o que permitirá a sua utilização de forma alargada.
A grande vantagem do Samsung Pay face a toda a outra concorrência é que não se limita a usar a comunicação por NFC, usando também a comunicação com recurso a tecnologias de transmissão segura magnética (MST).
Esta sua maior versatilidade permitirá que seja usado em muitos mais terminais, não obrigando à substituição de muitos dos terminais de pagamento, algo que o Apple Pay necessitou.
Um dos pontos menos positivos do Samsung Pay é a sua limitação a apenas 2 dispositivos móveis, algo que a concorrência também tem, mas que se espera que venha a ser alargado com a chegada do Note 5, provavelmente ainda em Agosto deste ano.
Com uma base de utilização muito maior, e com a facilidade de ser usado em muitos mais terminais de pagamento, o Samsung Pay poderá ter uma taxa de utilização e de sucesso muito maior que o Apple Pay.
Depois dos testes que agora foram iniciados, a Samsung irá alargar a sua presença a outros países e torná-lo disponível para muitos mais utilizadores.
Para além da guerra dos terminais móveis começa agora a surgir a corrida aos sistemas de pagamentos móveis, algo que dependerá muito dos utilizadores para que seja um sucesso.