Tem medo de falar em público? A realidade virtual pode ajudá-lo
É bem provável que ao ler o título deste artigo se tenha identificado imediatamente com a questão colocada. Na verdade, estima-se que uma em cada cinco pessoas tenha medo de falar em público, mas até nesta questão a tecnologia pode ajudar e já estão a ser desenvolvidas soluções no mundo da realidade virtual.
Realidade Virtual para todos
Principalmente durante o último ano e com particular foco para o arrancar de 2016, muitas foram as marcas que apostaram em colocar no mercado soluções tecnológicas relacionadas com a Realidade Virtual.
Os Gear VR da Samsung, os próprios Cardboard da Google e muitas outras soluções que existem actualmente a preços bastante convidativos, espevitam a curiosidade de qualquer um de nós.
Mas se esta nova realidade, a virtual, está intimamente ligada aos jogos e à visualização de vídeos e imagens, há também que a adapte a outro tipo de necessidades.
A Samsung usa a Realidade Virtual para ajudar as pessoas a ultrapassar os seus medos
Tendo em consideração que existe um elevado número de pessoas em todo o mundo com a fobia de falar perante um público e que está provado que este medo pode ser superado com o treino constante, a Samsung usou os seus óculos Gear VR para simular cenários em que as pessoas interagem com outras (virtuais) que se assumem como plateia.
As simulações partem de uma pequena plateia, com quem o utilizador deve interagir, como numa reunião de trabalho, por exemplo, avançando gradualmente, até uma grande plateia, como a de uma conferência.
Este projecto é parte do #BeFearless, desenvolvido pela Google em 2013 com o objectivo dar a hipótese a qualquer pessoa de alcançar os seus sonhos com a ajuda da tecnologia.
Os resultados
Os testes foram feitos sob três cenários diferentes, nomeadamente, um ambiente escolar, um de trabalho e no outro caso situações aleatórias da vida, como um brinde, um discurso ou uma premiação.
As pessoas que se submeteram aos testes tinham graves problemas de comunicação com públicos e durante um mês tiveram que praticar falar diariamente através dos óculos de realidade virtual da Samsung. No final, foram colocados em frente a uma plateia real para perceberem se já tinham sido capazes de superar o medo.
Os resultados foram muito positivos, segundo a Samsung assistiu-se a uma redução de 90% no nível de medo dos candidatos quando expostos às suas fobias.
Este artigo tem mais de um ano