Tecnologia incrível permite que drone tenha o controlo absoluto do tráfego
Quando falamos em redes neuronais, imagens em tempo real e alta capacidade de gerar dados estamos mesmo a falar num futuro onde nada escapará às câmaras de vigilância.
Foi apresentada uma tecnologia que combina imagens de drone, um algoritmo baseado em redes neuronais e o resultado é assustador.
Já não podes correr nem esconder
A empresa DataFromSky demonstrou uma realidade que impressiona só pela sua fantástica recolha de dados. Esta empresa, especializada em análise de vídeo em tempo real por drones, tem software e tecnologia capaz de identificar veículos, velocidades e trajetórias.
Desde 2013 que a empresa tem estado a trabalhar neste tipo de análise. Com tecnologia quase convencional, os responsáveis pelo projeto afirmam que um drone localizado na vertical de qualquer nó de tráfego pode fornecer informações preciosas a empresas privadas ou públicas sobre o movimento das pessoas e dos veículos numa cidade.
Depois de ver o vídeo acima, imagine um drone que está a captar toda a informação por baixo dele, relativa ao trânsito, por exemplo, e com algoritmos baseados nas redes neuronais capazes de determinar que tipo de veículo está a passar nessa estrada, velocidade, trajetória e até outras informações de identificação única desse veículo.
Drone é acessório
Aqui a parte menos importante até é o drone, como os próprios responsáveis do projeto reconhecem, contudo, dada a sua versatilidade, a empresa dispensa a necessidade de ter câmaras fixas, que são de alguma forma limitativas em termos de captação de continuidade. A autonomia, por outro lado, é a limitação dos drones atuais, mas certamente as vantagens poderão aumentar permanentemente e diminuir as desvantagens à medida que a tecnologia de armazenamento de energia evolui.
Onde poderá ser útil em termos práticos?
Não é difícil perceber que esta tecnologia seria importante do ponto de vista do controlo rodoviário (alternativa potencial aos radares de velocidade?), da segurança, da inspeção de veículos em relação às suas responsabilidades, perceber o fluxo ou tráfego em pontos nevrálgicos das cidades, acesso rápido a imagens relacionadas com situações de socorro, etc, muitos outros cenários que viabilizavam esta tecnologia.
Vigiar pessoas é outra realidade
Claro que, no mundo atual e dada a evolução tecnológica, as pessoas são o produto mais vendável, é um negócio saber dos seus hábitos, das suas rotinas e perceber as suas necessidades. Como podemos ver no canal de vídeos DataFromSky no Vimeo, a demonstração de poder deste sistema permite verificar que é totalmente possível monitorizar pessoas mesmo num local de grande fluxo de pedestres.
A tecnologia é surpreendente, embora perturbadora e permite mesmo reconhecer e identificar (não por nome e sobrenome, mas com um identificador individual) cada indivíduo.
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Este artigo tem mais de um ano
Controlo de semáforos utilizando esta informação para permitir uma optimização de trânsito urbano parece-me estupendo.
verdade
+1
Exatamente.
Para quem já assistiu a série americana “Person of Interest (https://www.imdb.com/title/tt1839578/)”, sabe o que realmente isso segnifica.
Há séries que nos mostram o desenvolvimento ou avanço da tecnológico.
Pplware…comentários via app android ? Nada.
Está em curso uma operação de remodelação das apps.
Isso não é nada. Em termos de obtenção de dados e informação sigilosa ninguém bate aqui a vizinha Amélia. Sabe tudo o que se passa no carteirão, quem anda com quem, quem está prenha de quem, quem vigarizou quem… um verdadeiro centro de informação.
Cada vez mais o filme do bruce wills pode tornar-se uma realidade…
Skynet ao virar da esquina, depois não se queixem…AI, Wifi em todo o lado, live tracking de veículos e pessoas…isto vai dar asneira…
No primeiro video as trajectorias nao sao processadas em tempo real.
Nao sei bem se acredito neste video em concreto. Os carros que aparecem da esquerda estao mtas das vezes tapados parcialmente pelas arvores e teoricamente neste video são desenhadas linhas da “teorica route” que o veiculo vai ter (a linha aparece mesmo ANTES do carro ter tomado essa acção). Como exmplo, os carros que aparecem da direita nalguns casos viram para a direira (para baixo segundo a nossa perspectiva do video) e muitos outros vao em frente…. e é aqui que fica a minha desconfiança do video. Como é que o software sabe logo a direcção que o carro vai tomar? Como disse antes, as luzes amarelas dos piscas estao tapadas pelas arvores, a distancia da camera está distante e eu pelo menos com os meus olhos nao vi nada a piscar a indicar que vou virar para a direita.
Ou o sistema tem outras cameras que no seu conjunto conseguem apanhar mesmo tudo, ou então nao sei.
Outro ponto que queria realçar é o facto de terem acertado sempre na faixa para a qual o carro iria a seguir. Nao sei se acredito isto… nenhum condutor é 100% correcto e faz erros, muito mais num cruzamento. Novamente, em todos os carros que vinham da esquerda e que foram para a direita(para baixo) iam regularmente para a faixa do meio, e as linhas do software estavam sempre correctas… eu nao vou muito nesta conversa, possivlmente um condutor que vem na faixa da direita que vira a direita teoricamente poderia ir para a 1 OU 2 faixa que vai para baixo…. e isto o software nao pode prever isto a 100%.
Dito isto, eu nao sei bem se este video é 100% verdadeiro, ou se as linhas nalguns casos não foram “desenhadas” DEPOIS do carro passar.
Mas isto é apenas a minha opinião.
Passaram prai 20 carros amerelos todos juntos, acho que é seguro dizer que era falso, provalvelmente uma simulação?
O mais engraçado nisto é que se repararem bem até as trajectórias dos carros aparecem na imagem antes do o carro lá chegar, o mais ridículo é ao minuto 1 do vídeo o taxi do lado direito vai encostar para apanhar um passageiro e a trajectória já lá está. Se isto é em tempo real como é que o “drone” sabia que o taxi ia apanhar um passageiro naquele sítio?
Já trabalhei na área de computer vision e sim, é possível fazer praticamente tudo o que ali está, agora prever as trajectórias como aquela do taxi é claramente TANGA.
Já para não falar nas trajectórias das motas..
Alguns dos indivíduos a pé não tem um carimbo ID em cima…..e há momentos em que o espaço é amplo à sua volta….
Para contornar a limitação de autonomia dos drones podem-se usar balões fixados em pontos altos (telhados de prédios), para conferir estabilidade.
Não se trata apenas de redes neuronais, Computer Vision também tem um papel muito importante para poder alimentar as mesmas.