Taxa de alcoolemia! Atenção aos bombons de Natal alerta a PSP
Hoje é dia de Natal e, sendo um dia de festa, é também, muita das vezes, um período de excessos. Pelo país decorrem várias ações de fiscalização e, nesse sentido, o melhor mesmo, pelos mais diversos, é cumprir a lei e ser responsável.
Em Portugal a taxa máxima de álcool no sangue com que se pode circular é inferior a 0,5 g/l... sabe a quantos bombons com licor corresponde?
A PSP alertou, de forma original, na sua página do Facebook para a taxa de alcoolemia recorrendo a um exemplo com bombons de licor. A PSP relembra que ≥ 0,5 e < 0,8 gramas de álcool por litro (g/l) de sangue corresponde a uma contraordenação grave e dá multa até 250 euros. Saiba ainda quantos pontos perdem - ver aqui.
Entre 0,8 e 1,2 g/l trata-se de uma contraordenação muito grave e a multa a pagar pode ir até aos 500 euros. Mais de 1,2 g/l já é considerado crime, o que prevê um julgamento sumário em Tribunal.
A Carta de Condução por Pontos
No que diz respeito a bombons, um homem de 75 Kg deve apenas ingerir até oito bombons de licor para conduzir dentro das taxas permitidas. No caso de uma mulher com 55 Kg o número de bombons que pode ingerir baixa para os 5.
Se vai conduzir é melhor não inventar! A sua segurança é também a segurança dos outros condutores.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Não é só com licores!
https://youtu.be/wY2Ehcr4ehI?t=1m57s
*Não pude evitar!
Dei cabo agora mesmo de uma caixa disso 😀
Podes dar…mas não deves conduzir 🙂
Sim, é caso para dizer: se comer bombons de licor não conduza.
Mas de facto, nunca pensei nesta “associação”
Vou levar “caixas” desses bombons para o trabalho! Ver o pessoal alegre…hehehe
o alcool é metabolizado em muitos sitios do corpo por isso é bem mais que isso.
Ao ler esta notícia apercebo-me que:
1. Os bombons deviam ter uma indicação para consumidores maiores de idade.
2. Os bombons deviam ter uma indicação sobre a quantidade de álcool (nem que fosse como algumas cervejas <0.5).
Não acredito nisto.
Não matem o verdadeiro espirito de natal, sem licores e semelhantes como consigo ver o Deus ou acreditar no pai natal?! ou aguentar o peso na consciencia de ter destruido mais um pouco o planeta!? não me surpreenderia nada o aumento do consumo deste tipo de bombons, Merry Christmas!