Preço das chamadas móveis mais caras desde Janeiro
Os tarifários móveis estão mais caros desde Janeiro, o que não é novidade desde o anúncio um mês antes da subida de preços pelos três principais operadores. Na altura, referiram aumentos na ordem dos 3,1%, “em linha com a inflação prevista para 2012”, mas a Deco fez as contas e detectou a subida nos preços das comunicações entre 6% e 8% nalguns tarifários.
Os três principais operadores justificam os aumentos com a inflação de 3,1% prevista para 2012, mas há grupos de tarifários onde atingem os 6% e 8%. Acrescem custos por inactividade do cartão na TMN, penalizando os utilizadores pouco frequentes.
Aumentos acima da inflação nos tarifários pré-pagos com mensalidade Ao mesmo tempo que comunicava a actualização de preços para este ano, a TMN, por exemplo, garantia que as mensalidades dos tarifários «e» e Moche não iriam aumentar. Na verdade, os preços das comunicações nestes tarifários registaram um aumento entre 6% e 8%, consoante o tarifário e o tipo de comunicação (chamadas e SMS dentro ou fora da rede), para compensar a manutenção do valor da mensalidade. Acontece o mesmo na Vodafone e na Optimus. No restante grupo de tarifários, só o Optimus POP sem carregamentos sofre também um aumento superior, a rondar os 6 por cento.
Se tiver um tarifário pré-pago com mensalidade, o aumento nos custos depende do peso da mensalidade e das comunicações adicionais. Para um utilizador médio com tarifário Moche, Vita 91 Extreme ou Yorn Power Extravaganza com uma mensalidade de € 12,5, um aumento de 7% no preço das comunicações mensais não gratuitas representa um acréscimo de 4,2% na fatura. Nos tarifários VodafoneVita0, TMN “e” e Optimus Zero, o aumento é mais aproximado dos 3,1 por cento. Quanto mais gastar além da mensalidade, maior é a penalização.
Os operadores não alteraram o valor da mensalidade nestes tarifários pré-pagos devido aos montantes permitidos de carregamento, mas penalizar os preços das comunicações duas vezes acima do aumento para os restantes tarifários não é solução: tanto pode originar aumentos de cerca de 3,1%, em média, como de 4,2% ou mais, consoante o peso das comunicações adicionais.
A Zon Mobile manteve os preços, ao contrário da Phone-ix que, no início de fevereiro, fez um ajustamento nos tarifários Trintix e Segundix (Base e Família).
Custos por inactividade do cartão Há outros custos que justificam atenção máxima. A TMN alterou as condições gerais nos tarifários pré-pagos para introduzir uma taxa de manutenção do cartão de 0,50 euros. Esta é aplicada sempre que não efectue tráfego, pagamentos ou recargas num período de 30 dias.
No site da TMN, só encontra a informação seleccionando, através da página principal, “Tarifários”, “pré-pagos” e depois “Condições Gerais”: “Simultaneamente às condições de validade, aos clientes pré-pagos que não efectuem tráfego, pagamentos ou recargas no prazo de 30 dias será cobrada uma taxa de manutenção do cartão de 0,5 EUR. O cliente será avisado por sms da cobrança deste valor. Estão excluídos da cobrança da taxa de cartão inactivo os clientes com tarifários "e", moche e kids.” Não adianta seguir a ligação nas condições de cada tarifário: a informação, de Outubro do ano passado, está desactualizada.
A Vodafone já aplicava uma taxa por carregamentos fora de prazo, desde Dezembro de 2010, nos tarifários Vodafone Vita 91 Extreme e Yorn Power Extravaganza, ambos sem mensalidade. Na altura, podia ler-se nas condições dos tarifários que caso não se verificasse o carregamento no prazo, o utilizador ficaria impedido de fazer comunicações (pode apenas receber). Após 2 dias de atraso, passaria a ter um custo de € 0,492 diários (actualmente, 0,50 euros). Também desde Janeiro de 2011, com o Optimus TAG, se não for efectuado carregamento no prazo, o utilizador fica impedido de fazer comunicações durante 15 dias e, nesse período, nos dias em que recebe comunicações, são cobrados € 0,50 por dia.
Utilizadores pouco frequentes penalizados! Depois das alterações nos tarifários de grupo em Dezembro de 2010, penalizadoras sobretudo para os jovens, a situação actual é mais grave dada a cobrança de € 0,50 por cada 30 dias de inactividade em todos os tarifários da TMN (com poucas excepções).
Nos tarifários sem carregamentos obrigatórios, como indica a TMN, a condição para os manter activos é «realizar ou receber uma chamada não gratuita de 90 em 90 dias». Logo, não se compreende por que aplica uma penalização por inactividade do cartão após 30 dias, sobretudo se o cartão estiver a receber chamadas (mesmo que 1 em cada 90 dias), mantendo-se assim activo. O apoio ao cliente da TMN confirma: tem de efectuar uma chamada, um sms, um pagamento ou uma recarga, pois as chamadas recebidas só contam para o prazo dos 90 dias.
[via deco.proteste]
Este artigo tem mais de um ano
Excelente artigo.
Algum Vodafone Extreme daqui notou que ao entrar em voice mail, mal entra, já cobram?
Legalmente deveria chegar à parte em que deixamos a mensagem e aí sim, é o que eles alegam, mas já me aconteceu várias vezes.
Comecem a estar atentos ao saldo, foi assim que reparei.
Já enviei queixa para a ANACOM e DECO.
Eles vão andar a roubar, a questão é de onde..e não se.
A mim é só começar a ouvir a vozinha da senhora e digo para mim mesmo “já fostes em 0.16€” ou num valor semelhante.
Mas depois tens direito a ….musica 🙂
‘bora lá explorar mais um pouco os portugueses! Eles ganham muito bem (485€ é muita nota)!
Eu ganho 300 euros por mês.
E passas tempo na net em vez de procurares um emprego melhor ou um 2º emprego…
Como diz o outro “Bala no C.ú dos outros para ti é doce ” …
Não, por acaso estou a trabalhar.
Trabalho part-time de fim-de-semana.
Durante a semana estou a tirar uma licenciatura+mestrado em engenharia, e às vezes consigo uns biscates.
Mas independentemente dos biscates, sacam-me o dinheiro todo.
Deves ser patrão!!!
Isso chama-se Pretugal em acçao! em acçao para rouber as pessoas por todos os lados! enfim isto ja começa a ser demais!
Isto é o chulismo dos Baba granadeiros e companhia, portanto comprem mais meos e outras merdas da pt, porque eles gostam muito de vocês, é preciso parar um mês sem ninguém utilizar o telemóvel para eles aprenderem, mas em pretugal a populaça gosta é de levar na cornadura.
Eu vivo em França e aqui é quase obrigatorio ter uma assinatura mensal.tos/mes. Viva Portugal!
Gota, assinatura obrigatória? MENTIRA, e esqueceste-te de dizer que a Free tem o melhor tarifário Europeu, se nao Mundial! (http://mobile.free.fr/ )Nós os que vivemos na Su¿iça é que pagamos bastante caro, Telefone fixo, Internet Fibra, TV IP, Telemovel e vai quase 300€ por mês!
A ganhar uns 4 ou 5 mil euros por mês, é uma percentagem inferior ao que os portugueses pagam. Por isso, não te queixes!
Sim e a pagar 2000€ de impostos por mês, seguro de saúde, um carro cheio de compras por 300€, nao venhas com essa de que ganha-se mais ou menos, aqui um café custa 5€! Em Portugal pensam que a vida aqui é fácil, poupa-se é muito!
chorão, se estás mal, muda-te.
Não só na Suíça no Canada também. Aqui é quase obrigatório assinatura anual de 1,2 0u 3 anos com pacote de minutos mensais que incluem chamadas recebidas e efectuadas. a Internet pode ser ou não incluída nesses pacotes.Também pagos caro telefone fixo,TV,Internet cabo ou fibra cujos downloads ilimitados não existem. O máximo são 250 GBs download mensais na Internet Extreme download/upload até 50MBs/2MBs tudo $99.99 plus tax(13%).
Isto é mesmo impressionante… É de uma revolta e frustração enormes…
Mas será que esta “gentalha”, que não têm outro nome, não têm um pingo de consideração por ninguém ? Só veem cifrões ???
E outra coisa engraçada é que supostamente temos 3 operadoras moveis, mas todas elas praticam os mesmos preços, todas têm os mesmo tarifarios, todas sobem e descem os preços ao mesmo tempo…
Isto é só mais um exemplo maravilhoso do estado fantastico em que o nosso pais se encontra…
Por quanto tempo mais é que isto vai continuar ? Por quanto tempo mais é que vamos ser sacos de pancada ?
Concordo contigo. It’s all about money… 🙁
Bom dia ,
Eu agora comunico com os meus familiares através do Viber via 3 G , e SMS é mandatário esta modalidade ,as comunicações estão a atingir uma valor insuportável e eu com Roaming até me arrepio , sei que o volume de chamadas tem vindo a cair a pique , e as operadoras têm e ir aos bolsos de quem ainda pode pagar .
Só por curiosidade fica aqui este link off topic que ainda significa muito pouco mas que pelo menos parece estar a resultar minimamente para a Nokia .
http://www.publico.pt/Tecnologia/nokia-ja-e-lider-no-pequeno-campeonato-dos-telemoveis-com-windows-1535218
Cumprimentos
Serva
Eu recebi há uma semana atrás uma desagradável surpresa… uma conta que não esperava de comunicações, obviamente que o aumento imposto desde Janeiro veio agravar muito o valor, tendo encontra o que já era facturado. Este aumento penaliza claramente o meio profissional (embora o doméstico também saia obviamente afectado) cuja actividade exija comunicações e dados móveis.
Baixam os lucros… aumentam-se aos preços para compensar… é uma politica claramente mercenária, ao invés de haver uma atitude de captação de mais mercado, praticando preços justos e oferecendo um serviço de qualidade impar.
Isso já se vê à algum tempo em Portugal.Por isso é que: não tenho; não uso ou adiro …e mesmo a net sou bem capaz de abdicar … cansei dos roubos e abomino a escravidão…Já me esqueci da ultima vez que fui ao cinema ,restaurante , bar … Concertos etc … trabalho casa; escola casa e ar livre … bibliotecas ,Museus… Estar com as pessoas de verdade … Quanto mais auto-suficiente melhor … Na Índia da emergia que necessitam diariamente o povo recorre à compostagem para pouparem 75% face ao valor cobrado pelo mercado … com algumas alterações usa-se o gás para tudo… Aquecimento ,iluminação , transporte ,cozinhar … reciclando os detritos orgânicos resultando unicamente adubo do melhor … Saúde !
Afinal não estava no memorando da troika que as telecomunicações iam baixar?
Consertação de Preços!!
E está tudo dito…
Mas só se vê no nosso país.
Vamos até aqui a nossa vizinha Espanha e os tarifários até são bastante porreiros.
Com possibilidade de compra de terminais, com desconto, só por aderirmos ao tarifário.
E não estou a falar de tarifários de 50€ ou 100€ mensais como aqui em Portugal.
Ladrões…
Quem está ausente desse país como eu e depois está aí de férias é impressionante como rápidamente nos apercebemos da roubalheira, seja ela qual for a assinatura.
Mais, tenho quase a certeza absoluta que entre os 2 maiores operadores há estratégias comuns nos preços.
Foi para isso que se criaram vários operadores? Mais valia então haver uma única, talvez assim fosse mais fácil controlá-la.
SOMOS PASSIVOS, COMEMOS TUDO O QUE NOS DÃO, ATÉ QUANDO?
Eu diria MANSOOOOOOS…
São os beneficios de um país em condição de semi-insularidade, um verdadeiro festim.
cumprimentos.
Façam como eu, apresentem queixa no site da DECO e no da ANACOM, são queixas que podem fazer a diferença no futuro.
Estar só a lamentar não adianta em nada.
Claro que existe cartel nas telecomunicações (assim como outras áreas em Portugal – ninguém fiscaliza, comem todos do mesmo tacho). Como é possível os tarifários dos 3 operadores ser igual em muitas situações ao nível do cêntimo? É sempre a mesma treta para não dizer outra coisa.
Eu pessoalmente tenho é muita mas mesmo muita dificuldade em perceber as queixas das pessoas sobre os preços das telecomunicações! É vê-los na rua agarrados aos telemóveis, seja no metro, seja ma rua, seja no táxi. seja no autocarro ou seja onde for. A maior parte das pessoas com um aparelho por rede (3) e a maior parte com telemóveis topo de gama. Afinal do que se queixam? Queixam-se do TDT, vão a correr comprar! Queixam-se dos preços da TV por cabo mas todos têm. Queixam-se nos preços das portagens mas, todos foram a correr comprar aquela coisa para circular nas scuds. Portanto somos um país assumidamente rico e os fornecedores dos serviços aplicam os preços de acordo com a procura.
Deixem de gastar e verão os resultados. Até os dão….
Isto parece um pouco os Bancos actualmente quem pouco tem é o mais penalizado.Ou seja o Pobre é penalizado porque é Pobre.
Ainda esta semana estive a ver o novo tarifario da CGD e a palavra adequada é um Roubo Descarado,usam o nosso dinheiro e ainda nos cobram despesas de manutenção por isso no meu caso a CGD após 30 anos como clente vai levar um pontapé nas almondegas,e acho que vão fazer muitos amigos (cliente) com a nova politica. os operadores Moveis estão a usar os mesmo procedimentos pode ser que se queimem.
@Laguna ,
Não podes generalizar dessa forma , esqueces-te certamente dos tarifários ”MOCHE” e derivados da concorrência , para aonde podes ligar para as pessoas que têm o mesmo tarifário , os restantes tarifários são uma roubalheira , uma família como a minha composta por 4 pessoas com plano de dados incluídos até tenho vergonha de dizer quanto pago , mas não é por excesso de uso é porque são caros e estão desajustados para a nova realidade móvel –
Cumprimentos
Serva
Ora vejamos!! Os bancos são proprietários de parte das redes de telecomunicação. Ora se eles com a história de manutenção da conta (nunca entendi do que constava) roubam as pessoas no saldo de quem já tem pouco, nada como seguir o exemplo do patrão e usar a mesma politica de saque nos saldos dos telemóveis. À conta disso já mandei a tmn dar uma curva…