Surreal: Espanha comprou comboios que não cabem nos túneis…
As vezes acontecem situações simplesmente surreais... e com a internet tudo se saber! A nossa vizinha Espanha adquiriu comboios com dimensões que não cabem nos túneis. O erro "custou" 258 milhões de euros.
Encomenda foi feita pela Renfe que em 2020 encomendou 31 comboios
A encomenda foi feita pela Renfe que em 2020 encomendou 31 comboios. Estes iriam substituir a antiga frota das regiões das Astúrias e da Cantabria. Segundo a publicação da “Euronews“, os comboios não cabiam nos túneis da rede ferroviária espanhola.
O fabricante Caf disse que alertou, em 2021, para o facto de que poderia haver um erro nas medidas dos comboios. A Euronews revela também que quando o contrato foi feito os comboios ainda estavam em fase de design.
A Euronews revelou que o erro já levou a dois despedimentos na Renfe e outro na Adif, que é gestora das infraestruturas ferroviárias.
O Governo de Espanha já mandou abrir uma auditoria interna. Isabel Rodriguez, ministra de Espanha com o pelouro do Território, considera que o episódio é “inaceitável”, de acordo com o Business Insider.
Este projeto devia ter ficar pronto em 2024, mas devido à falha de cálculos só deverá ficar fechado em 2026.
Este artigo tem mais de um ano
feito de proposito para mamar mais do estado! estas noticias deviam vir com o nome do responsavel por esta brincadeira nao so o (GOVERNO)!
Psoe e Podemos no seu esplendor…
a CHeganada ignora que as falhas ocorreram em tempos de Rajoy…
a ignorancia ignora que os pedidos foram feitos em 2020…. A desgraça Bloquista e sucialista presente, que nem uma noticia sabe ler.
De certeza que foi em Espanha? parece quase quase uma noticia sobre Portugal …
Porquê?
Portugal já comprou comboios de não cabiam nos túneis.
Nãaao!!!
Mas não deve andar nada longe!!!
Afinal nós temos de estar sempre no podium!!!
No melhor e, especialmente, no pior!!!
Aguardemos…
João, mas já comprou submarinos que só servem para museu..
E as fragatas da marinha sem a arma principal??
https://www.trenvista.net/material-movil/el-fiasco-informativo-de-los-nuevos-trenes-de-ancho-metrico-de-renfe/
Não tem que agradecer!
Sim, muito mais clara.
Mas a geração agarraditos do telemovel, a menos preparada de todas e que vai ser substituida pela IA, snifa sempre o mais facil.
Também o mesmo com os submarinos…
“An attempt to deploy a new submarine for Spain’s navy has run aground again, after it emerged it cannot fit in its dock, Spanish media report.
The S-80 boat was redesigned at great expense after an earlier mistake meant it had problems floating, and it was lengthened to correct the issue.
Spanish newspaper El País now reports that after the changes, the docks at Cartagena can no longer fit the vessel.
The cost for each has almost doubled, the newspaper said.
It estimated that the cost of each S-80 “Plus” submarine would now be close to €1bn (£900m).
The original problem with the submarine dates back to 2013, when it was discovered that it was about 100 tons heavier than it needed to be.
That caused a problem for its buoyancy – so it could submerge, but might not come back up again.
A former Spanish official told the Associated Press at the time that someone had put a decimal point in the wrong place, and “nobody paid attention to review the calculations”.
That mistake cost a reported €14m while engineers and consultants figured out that buoyancy could be improved by lengthening the boat.” (…) in BBC
Sobre a gravidade da coisa – Espanha não adquiriu os comboios, os comboios estão ainda na fase de desenho:
“A ministra afirmou que esses comboios estavam na fase de design, e que nenhum ainda tinha sido fabricado. Raquel Sánchez diz que já foi criado um grupo de trabalho para fazer o acompanhamento. E que, além disso, foi encomendada uma auditoria interna na Renfe e na Adif para apurar responsabilidades. Ela também quis esclarecer que será a partir do verão que conheceremos o design definitivo e que os comboios serão construídos”.
Haviam era de fazer uma vistoria aos novos veículos do Metro do Porto, mal desenhados, mal concebidos, não possuindo espaço no seu interior para acomodar os passageiros.
Foram os veículos mal desenhados/concebidos do modelo «Flexity Swift», a estupidez de colocar os acentos nas laterais (banco dos palermas) no «Eurotram», e agora isto.
Os acentos costumam ser colocados em cima (das letras que compõem a sílaba que aventuram).
Já os assentos podem ser colocados em vários locais (por ex. no sentido da marcha do veículo.).
Em qualquer veículo de transporte de passageiros – salvo excepções que assim o determinam – os assentos têm de ser colocados sempre no sentido da marcha, mas isso para o Século XXI é demasiado.
O Paulo Portas enganou-se outra vez.