Surgem evidências da nova versão Android 4.1 Jelly Bean
Numa simples compra de um Samsung Galaxy Nexus a partir da Google Play Store, surgiu uma descrição bastante curiosa que revelou a versão da próxima actualização de software que esse smartphone receberá.
Ainda praticamente nada é sabido acerca da nova versão do sistema operativo Android. O primeiro rumor, que apontava para o lançamento da nova versão no primeiro trimestre deste ano, revelou-se falso mas agora existe mais informação que leva a mais conclusões.
Primeiro que tudo, o evento Google I/O 2012 está a chegar e daqui a 5 dias, já a partir do próximo dia 27, serão conhecidas todas as próximas apostas da Google, incluindo para o Android. A probabilidade de surgir o anúncio da nova versão é muito alta, praticamente certa, até porque foi nesse evento que no ano passado foi anunciada a actual versão 4.0 Ice Cream Sandwich.
Ontem foi noticiado, pelo site DroidLife, que foi visto um pormenor bastante interessante aquando da compra de um smartphone Galaxy Nexus a partir da Play Store. Na altura do pagamento, podia ler-se a seguinte descrição do produto: "Galaxy Nexus HSPA+ - O mais recente smartphone da Google, brevemente o primeiro telefone com Android 4.1 Jell...".
O "suposto erro" foi corrigido em breves minutos e aquela descrição não mais surgiu naquele produto, tendo sido alterada para "Galaxy Nexus HSPA+ - Galaxy Nexus HSPA+".
O indício da versão Android 4.1 surge de acordo com as muitas especulações que surgem por toda a Internet e, eu próprio, nunca defendi a possibilidade de uma versão 5, não fazia sentido. Note-se que, desde o início, surgiram as versões 1.5, 1.6, 2.0, 2.1, 2.2 e 2.3. Embora duas delas tivessem o mesmo nome (2.0 e 2.1 foram ambas apelidadas de Éclair), as outras todas tiveram direito a um nome dedicado, contando com as "minor releases". Apenas as versões Honeycomb não cumpriram essa lógica mas... tudo no Honeycomb foi uma excepção...
A nova versão do Android fará todo o sentido em ser a 4.1 e, devido a isso, não se esperam novidades bombásticas pois, como dei a entender acima, trata-se de uma "minor release". É claro que a expressão "novidade bombástica" é bastante subjectiva, dependendo essencialmente da concorrência: o que já tem, o que terá este ano e o que ainda não tem.
Recentemente surgiu ainda outro pormenor relativo a um screenshot bastante "suspeito" existente na nova aplicação Google I/O 2012 disponível na Play Store. Como esta se trata de uma aplicação Google, é bastante provável que o smartphone utilizado tenha já software a que ainda ninguém tem acesso.
Notam-se algumas alterações, nomeadamente na barra de pesquisa (transparente e com um novo ícone do microfone). O ícone do Chrome pode também indicar que o "stock browser", existente desde sempre no Android, poderá agora ser definitivamente substituído pelo Chrome.
Existe ainda outro facto bastante estranho: a hora mostrada em todos os screenshots dessa aplicação. 25:10 não será, de todo, uma hora. Eventualmente poderá ser uma data e isso aponta para 25 de Outubro! Será essa a data de disponibilização da actualização para o Galaxy Nexus? Será a data de lançamento do código à comunidade? Vamos ver e esperar com ansiedade pelos anúncios oficiais na próxima semana.
Este artigo tem mais de um ano
Bom dia ,
Vou tentar acompanhar ao vivo este evento , o Pplware está a pensar em disponibilizar um link ?
Cumprimentos
Serva
Sim, vamos acompanhar as apresentações que mais se destacarem.
Espero nova versão para o meu Xperia X8, via XDA claro. lool 🙂
Dá-me ai umas dicas para meter uma rom diferente (não original) no xperia x8.
Eu tenho o MiniCM9 no meu Xperia X8 e fica lá a bombar e ainda por cima estável e rápido! http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1575094
Como é que eu faço?
O telemóvel nem sequer tem root ainda.
Cumprimentos
Explica-me como se eu fosse muito burro. lol
Carlos, tens de ir um pouco mais atrás, no fórum, e procurar como fazer root e etc, está até numa thread em sticky.
O procedimento básico é:
– conseguir acesso root (há procimentos via exploit – simples aplicação – ou flash de um bootloader via USB)
– instalar uma custom recovery (espécie de BIOS modificada com bastantes mais funcionaliades que a recovery original). Essa instalação pode ser feita via aplicação ROM Manager, ligação USB ou outros. O melhor é sempre seguir um guia.
A partir daqui resta apenas seguir os guias de instalação de cada rom, pois por vezes há algumas diferenças no método. A instalação é feita a partir da recovery (acessível com recurso a uma combinação de teclas ou, por exemplo, via aplicação ROM Manager).
Deve sair logo a seguir para o meu Galaxy S3 🙂
hmm.. A samsung nao e conhecida pela rapidez nas atualizações…
Logo a seguir?! Deves ter que esperar uns bons dois ou 3meses no minimo!!
Era muito bom que sim.. mas eu preparava-me para o pior.. pelo que tem vindo a ser hábito, pelo menos oficialmente, o “logo a seguir” pode demorar um pouco..
Estamos numa altura em que é difícil ter novidades estrondosas a nível de software, apenas afinações, refinar o que já é bom, incluir novas pequenas funções. A Goole faz bem em lançar uma versão 4.1 e não 5.. não causará aquela “desilusão” que o iOS causou nos utilizadores Apple, por ser uma major release com pouco ou nada de “major”.
Próximo passo é sem dúvida “obrigar” a mais rigor nos updates…
Que causou nos utilizadores não Apple… não nos Apple, qualquer pessoa que perceba minimamente o que se passou ali sabe que nunca poderia ser menos que ios6.
E apenas foi sneekpeak, quando sair a release mesmo vamos ver.
Alias eu como developer, tenho a beta e digo-vos que mudou muita muita coisa.
Também tenho a beta e não concordo.
Eu sou utilizador Apple e fiquei desiludido.
Sim, tens razão.. esse sentimento de “desilusão” e crítica vê-se mais em utilizadores não Apple (é estranho, mas é verdade). Eu próprio como utilizador Apple não fiquei desiludido, fiquei contente com algumas novidades, mas também esperava ainda outras..
No entanto, seja em utilizadores Apple ou não Apple, o sentimento de “desilusão” existe, principalmente por ser uma major release. Acho que a Google faz bem, se não tiver novidades que o justifiquem, em não lançar 5 e lançar 4.1. É uma boa estratégia.
Claro, mas quem trabalha na area de software sabe que as vezes não é bem assim. Mudares completamente a solução de mapas, implementar integração com facebook transversalmente, mudar muita coisa no aspecto visual (stores, player de musica, etc etc) entre as 200 outras funcionalidades de core. não é propriamente uma x.1 ou x.2 não é.
Como dizes “desilusão” porque como falaste e bem.
A inovação e evolução maior ja foi feita, neste momento estamos num mercado que esta a estagnar. É mesmo assim.
Acho que esperamos muito mais no mercado dos tablets que dos smartphones.
O Galaxy 10.1 só no início de Julho é que vai ter upgrade para ICS – é quão rápidos eles são. 😀
Venha ele!!!!
Continuo a espera para o meu x10 😀
X10i X2 na parte do esperar!
Não entendo como lançam novas versões e apenas uma pequena parte dos utilizadores usam a ultima versão, espero em vez de novidades que corrijam este tipo de problemas, pois não tem lógica nenhuma.
Isso era ser algo que nunca vou compreender no Android.
Subscrevo
Não faz sentido nenhum!! ainda ando com o Gingerbread lá vem outro!! eu já andava com um olhinho no Iphone agora se calhar vou começar a prestar mais atenção. Fogo que até irrita!
x2
Bem a solução passaria por todos os fabricantes produzirem telemóveis Nexus e todas modificações adicionais fazerem-nas através de apps no google play, tais como existem vários launchers.
Todos os telemóveis passariam a ser Nexus e actualizáveis pela google enquanto que os fabricantes apenas fariam as suas apps especificas.
Faria muito mais sentido.
Axas mesmo prefiro ter o Sense 4 e esperar pelos updates … AS vezes basta instalar algumas aplicações para ficar praticamente igual ao ICS como Go laucher
porque de caminho é como na Apple sai um update IOS 6 que é igual ao 5,4,3 lol
No Android tudo se arranja basta ir ao XDA e procurar ultimas roms não oficiais ou então instalar umas Skins ….
cump
Então e porque não pensas ao contrário? Podias ter perfeitamente o Sense através do google play e não ter sequer que esperar por updates do Android..
Alias até telefones de outros fabricantes poderiam ter o Sense se assim a HTC o desejasse.
Para quem comprasse o telefone da marca tinha direito de borla, quem quisesse e não tivesse telefone da marca teria que pagar..
E podes ter o Sense 4 de borla com o Go laucher EX e theme do Sense 4
fica muito parecido
Go laucher EX
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.gau.go.launcherex&feature=search_result#?t=W251bGwsMSwxLDEsImNvbS5nYXUuZ28ubGF1bmNoZXJleCJd
Sense 4 theme
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.gau.go.launcherex.theme.senseAV&feature=search_result
cumps
LOL.. parecido… uaaauuuu
A questão não está em ter ou não o Sense UI mas sim como tudo podia ser muito mais simples e resolver o problema de updates/fragmentação ;).
Esqueci ainda de dizer… Achas mesmo que o caminho é o XDA? LOL… para ti toda a gente é geek portanto 😉
Acorda..
Os não geek’s também se tão é mais a cagar para as actualizações.
Depende se o sistema tem bugs ou se vem alguma grande novidade com a actualização.
Na verdade isso vai ser corrigido. Como? Crescimento da família Nexus.
O Bruno Gonçalves já deu uma achega ao que vou referir. Como sabem (se não sabem deviam sabê-lo), a Google nada tem a ver com o que as marcas (Samsung, HTC, Sony, etc etc) fazem com o código que a Google lhes disponibiliza.
Portanto, ao comprar um produto a uma marca (e por vezes com o acréscimo de restrições de um operador, quando bloqueado), será a marca a responsável por prestar suporte a esse dispositivo, nunca a Google.
Segundo apontam os rumores, será objectivo da Google suportar simultaneamente 5 equipamentos Nexus, o que dará a garantia de suporte mínimo de 18 meses e actualizações a “tempo e horas”.
Nem pensar para Ratice já chega Wp 7.5 e Ios … que mesmo depois de sair updates é sempre igual ao anterior e sem nada de novo … e as marcas nem sequer podem personaliza OS e muito menos os utlizadores…
Marcas como HTC com o seu Sense UI dão outra vida ao Android
e o ponto forte do Android é a sua liberdade e personalização extrema …. mesmo semt er ultima versão do ICS com algumas aplicações é possível ficar com a maioria das funções do ICS
Gingerbread to ICS using Go Launcher Ex
https://www.youtube.com/watch?v=4nhRqX1vGOI
entre outras skins como a do SENSE 4
Nesse sentido também podes ter o Sense UI no google play… Contradição pegada..
Se não quiserem utilizar o Google Play, o futuro podia passar mesmo por cada fabricante ter a sua própria App Store como tem a “GO”..
Ah nada como mais uma release de Android para provocar o caos.
Sera que o meu operador providenciar o update ?
Sera que o meu telemovel vai ser suportado ou sera que tenho que esperar por alguem do XDA ?
Ah Liberdade a quanto obrigas.
Android <- Compras uma vez e depois actualizas sempre pela boa vontade de alguem no XDA
Venham de lá essas flames …. !
Concordo plenamente. Ficamos dependentes de gambiarras do XDA que nem sempre funcionam plenamente.
Quem não esta contente com o xda tem bom remédio. Ou compra uma marca que garanta updates (tipo nexus) ou pega na source, arregaça as mangas e codifica o respectivo port para o aparelho da preferência 🙂
pode aproveitar e meter o seu trabalho no xda, ja agora 🙂
Pelo contrário ….. Se nao fosse o XDA estavam era todos agarrados à versão que o operador manda com o equipamento e dos updates mediocres que fazem, ou se forem pessoal com papel e puderem comprar o ultimo grito da HTC ou da Samsung, pode ser que tenham rom’s oficiais.
Ao XDA, nada a apontar.
PS – Rom’s cozinhadas para este modelo e para aquele modelo era no windows mobile. Afinal nao evoluimos assim tanto.
A construção de cada ROM contém SEMPRE elementos que a tornam única para cada modelo
Não há, em caso algum ROM’s genéricas, e o colocar uma Rom de um modelo diferente é um belo caminho para dar cabo do aparelho, se passar é claro, actualmente já contêm defesas para evitar isso
Há sim várias Rom’s (cozinhadas), para um determinado modelo
De que é que me adianta uma nova versão se ainda nem foi disponibilizada a versão 4.0 para o meu Sony Ericsson Xperia Arc S?
Boa noite. Alguém por aqui que tenha um galaxy Note e não tenha conseguido actualizar para o ICS? Já ando desde maio á espera e nada, embora tenha conhecimento que muitas pessoas já tem o ICS instalado. Se puderem ajudar, fico agradecido.Obrigado