Surgem as primeiras imagens da interface do Android in the Car
Depois de terem conseguido chegar ao mercado dos wearable, mas grandes marcas avançaram para outros campos onde podem interagir com os utilizadores de forma directa e muito próxima.
A próxima grande fronteira a ser quebrada é a integração dos sistemas móveis com os carros e a utilização dos sistemas móveis e dos telefones em harmonia e com a utilização máxima da suas potencialidades.
Depois de termos lido e entendido o que a Google pretende trazer com o Android para o carro, surgem agora as primeiras imagens do que poderá ser a sua interface.
Quando trouxe para a ribalta a Open Automotive Alliance, a Google pretendia fazer frente ao que se avizinhava do lado da sua concorrente directa, a Apple.
Tendo esta já apresentado e mostrado o iOS on the car, era hora da gigante das pesquisas estar também presente com a sua implementação, baseada em Android.
Depois de anunciada esta iniciativa no ano passado, a Google e as marcas que pertencem à Open Automotive Alliance dedicaram-se a criar as bases para que o Android possa chegar finalmente aos automóveis e que todos possam usar a sua interface, mais ou menos customizada por essas marcas.
Prometida para chegar ao mercado ainda em 2014, até agora ainda não existe qualquer informação sobre o seu estado de desenvolvimento ou planos para o seu lançamento.
Segundo informações lançadas pelo site Android Police, os trabalhos estão a correr de forma rápida e até já existem alguns mockups para mostrar sobre o que será a interface do Android in the car, nome dado por não haver qualquer outro oficial.
Pesquisa na interface de música
A interface desta versão do Android terá algumas particularidades que estamos já habituados a ver em muitos dos produtos Google.
Os comandos vão estar assentes numa barra translúcida onde poderemos carregar para interagir com o sistema, destacando-se assim do resto da interface.
Sempre presente vai estar o botão de pesquisa que poderemos chamar para ter acesso às funções do sistema. Mas essa pesquisa, como é esperado, poderá ser feita por voz, usado a já conhecida expressão "Ok Google".
Telefone na interface de música
Este sistema irá permitir ao utilizador fazer e receber chamadas de forma directa e sem que tenha de interagir com o seu telefone.
Se o atender dessas chamadas será algo trivial, a realização das mesmas é que terá as suas particularidades.
Também aqui vai ser possível ao utilizador usar o sistema de recolha de informação por voz do Android e bastará indicar qual o nome da pessoa que pse pretende contactar para que a chamada seja feita.
A saída da chamada para a rede será sempre feita com recursos a um telefone associado ao sistema, por bluetooth, não necessitando de haver um segundo cartão associado.
Mensagens na interface de música
Por fim teremos a interface de envio de mensagens escritas. Este sistema permitirá que as mesmas sejam ditadas, mas com duas possibilidades.
Ou a mensagem é ditada de uma única vez, sendo indicado o destinatário e a própria mensagem, ou em várias fazes, em quem o utilizador define primeiro que quer enviar uma mensagem, depois o destinatário e por fim a própria mensagem.
Esta última opção irá fazer com que o sistema tenha alguma interacção com o utilizador, pedindo-lhe a informação que necessita para poder enviar a mensagem.
Toda esta informação foi criada a partir de dados que foram fornecidos e detalhados ao site Android Police e as próprias interfaces podem ter sido alteradas.
Por ser um produto ainda em desenvolvimento pela Google é muito provável que estas mudem, mas a base do sistema deverá ser mantida e a forma de interacção com os utilizadores também.
Estes primeiros passos mostram que a Google está a caminhar no sentido de apresentar uma alternativa ao que a Apple já colocou no mercado e que a própria Microsoft quer criar.
Este artigo tem mais de um ano
Ta parecido com o que se tem visto no carplay e está bem…
Mas aí se a Google abre isso da mesma maneira que abriu o android…
Montes de aplicações feias e distractivas a causar acidentes…
Eu acho estupido fazer isto para qualquer carro. é uma fonte de distração. Seja google, apple ou outra marca qualquer, é mau isto.
Já com o GPS (os individuais) fazem um escândalo porque é distrativo, quero ver isto.
Para distraír não é preciso isto… já o telemóvel distrai.
A consciência da pessoa é que define o grau de distração.
Na minha opinião, é importante que este tipo de sistemas integre com comandos no volante e comandos de voz facilitando a interação com os mesmos, diminuindo o potencial de distração.
Comandos de voz não são assim tão diferentes que comandos físicos, aliás, até podem ser piores, já que a parte do cérebro que usamos para falar é a mesma que usamos para conduzir.
Acho que Bluetooth devia começar a ser obrigatório nos carros, como ABS e airbag já o são, sempre que vejo alguém ao telemóvel no carro, aparece-me sair, pegar no telemóvel e parti-lo a meio… É pior que conduzir bêbedo, e então em grandes e novos carrões, é mesmo triste…
“Comandos de voz não são assim tão diferentes que comandos físicos, aliás, até podem ser piores, já que a parte do cérebro que usamos para falar é a mesma que usamos para conduzir.”
Deves ser mono-tarefa, e quando conduzes não consegues conversar com quem vai ao teu lado (pode exigir pensar.
@Marcelo Barros
Lê um bocado sobre multi-tarefa nos seres humanos e vais ficar desiludido.
Ai mas que é isto o IOs da apple para caro vai ser muito melhor! :$$$
Distraio-me mais rápido com o bonito que com o feio…
Ta parecido com as interface Android para smartphones, mas é normal que um Fan Boy da Apple queira dizer que é parecido aos produtos Apple.
Afinal de contas você não passa de um parasita que pensa que se pode colar a imagem de uma empresa de sucesso como a Apple para parecer alguem
Bom dia,
A Parrot já tem sistemas in the car android a muito tempo 😛
pois tem, consegues fazer telefonemas,aceder aos contactos do teu telemovel, ver as mensagens e email que recebes, acedes aos teus mapas, aos teus podcasts, etc. Sim consegues fazer tudo isso.
Não sei se é uma pergunta ou afrimação. Confirmo , tenho um parrot e faço tudo isso que mencionaste:P
Com acesso ao teu telmovel, ou um segundo cartão?
Com acesso ao teu telemovel através de bluetooth.
Tenho um parrot no meu carro e digo, é muito bom. Quase não uso o auto radio, só mesmo para relatos de futebol…
Os mapas / aplicação GPS está no parrot. o Restante no telemóvel.
Tiago tiraste me as palavras das mãos. A Parrot e muitas marcas brancas chinesas
Tenho um Parrot Asteroid Classic há dois anos e já faço tudo isso.
Lê emails, gps, chamadas, pesquisa de música em mp3 e em estações de rádio, tempo, wikipedia, radares, etc etc.
O Parrot Asteroid Smart, tem cerca de um ano, é excelente e com touch screen.
Deves ter bem guito !! O Parrot Asteroid Smart custa em Portugal 440/450 euros !! Mas se tens dinheiro para um acessório desses,quanto mais terás para outras coisas !! Mas ainda bem para ti,gasta-o onde tu quiseres. 🙂
não entres por aí.
Então entro por onde,Sergio J ? 🙂
Lá porque tu ou eu, ou o Joquim não temos dinheiro, isso não quer dizer que os outros não possam ter.
Depois existe uma coisa chamada prioridades. Cada um define as suas é não temos que andar a apontar.
Para informar, o classic comprei-o por 228 euros na alemanha, o smart já se encontra por 329 euros.
Já ha muito que existem estes autorradios com Android, versões para várias marcas como o da imagem VW. TSS group, pesquisem
Já tenho precisamente esse radio com Android no meu BMW ha mais de dois anos. Já fazem esses rádios na China ha muito tempo.
Fogo, tenho um BMW série 3 de 2009 e não estou sequer a imaginar este rádio lá. Estragaste a consola de origem? como fizeste com os controlos do ar condicionado? eu Meti um parrot tablet para não estragar nada .
Existe umas adaptações que se podem fazer. Tenho um colega que fez um conjunto de alterações que ficarias parvo se as visses
Estás a deixar-me muito curioso:P comsegues mandar 1 foto para tiago.vala@gmail.com s.f.f. 😛
Essa radio cabe perfeitamente no BMW, o ar condicionado passa para a gaveta em baixo. Como podes ver aqui. Fica perfeito cm s viesse d origem. E só encaixar nada mais.
http://www.eonon.com/upload/carSetup/320120824184102.JPG
No meu não me parece que deia. o BMW que mostraste dá-me ideia de ser de 98 a 2005, o meu é de 2009, a consola torna-ne mais achatada. Não aposto, mas é mesmo muito difícil meter lá um rádio desses 😛
http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/BMW/316/P7892165/
(o meu é igual a este :P)
Só mete trojans no carro quem quer 🙂