Spoofing: burla pelo telefone tira 4800 euros a homem
A técnica, denominada de spoofing, não é nova, mas apesar de todos os alertas, há pessoas que continuam a cair neste tipo de esquemas. Recentemente um homem foi burlado em 4800 euros. Saiba como tudo funciona e tenha cuidado.
Homem foi vítima de "phone spoofing"...
Chama-se spoofing e é importante que esteja atento e que saiba como funciona. Quando a vítima é contactada por telefone, o atacante utiliza um número nacional ou um spoofing do número autêntico do Banco, ocorrendo a personificação por voz de um funcionário que questiona a vítima relativamente a informação privilegiada, como dados pessoais, criando confiança, e solicitando códigos relativos ao Banco (de validação, por exemplo).
Estes métodos ou outros semelhantes podem conduzir ao comprometimento de uma conta bancária com perdas monetárias, à recolha de dados pessoais e sensíveis utilizáveis em furtos de identidade ou à exfiltração de dados comercializáveis em fóruns de cibercriminalidade, segundo revela o CNCS.
Recentemente um home foi burlado em 4800 euros. Tudo aconteceu por causa e uma encomenda de 25 euros. Uma mulher fez-se passar por funcionária de um banco, tendo pedido para cancelar a transferência. Todo o telefonema foi idêntico aos que recebemos do banco, tendo a mulher solicitado ao homem para ir a um multibanco. Quando se apercebeu já tinha ficado sem 4800 euros. O homem foi vítima de "phone spoofing", sendo que o número que lhe apareceu indicava ser o do banco.
Este é um crime difícil de investigar e que muita das vezes fica impune. Em Portugal já foram apresentadas várias queixas à GNR e à PSP.
O engraçado nisto tudo é que os operadores de telecomunicações deveriam ser responsabilizados por estas coisas, pois tem o poder de poder acabar com estes esquemas todos de uma vez por todas e continuam a olhar para o lado como não se tivessem nada haver com isto, pois só é possível porque eles permitem tal coisa…
No final como é evidente nos dias que correm a malta anda sempre a mil com a sua vida que facilmente é endomingada e nem se dá conta que está a ser enganada e vão no conto do vigário e não é por falta de avisos constantes…
Na minha opinião a maior responsabilidade recaí sobre as autoridades competentes que não perseguem (acredito que por falta de meios) os chicos-espertos que executam estes golpes e os juízes que não penalizam essa malta.
Lesar os outros intencionalmente desde que existam indícios deveria ter uma pena de 25 anos sem possibilidade de redução. Quantos mais fossem para dentro nestes moldes, mais dissuadidos iriam ficar outros.
Em resumo grande parte do mal que temos na sociedade só existe porque compensa.
+1
Tens de me explicar como impedes spoofing de chamadas, como pouca gente percebe disto até dou uma explicação de borla, a única forma que os operadores têm de bloquear números spoofed seria através de analytics e os falsos positivos iam ser tantos que ia gerar um caos, por isso só fazem isso a pedido do cliente com queixa nas autoridades e que eu conheça no mesmo nos US via FCC.
Depois o que existe mas ainda muito embrionário é caller id authentication, só meia dúzia de operadores no mundo usam e é sempre a pedido do cliente que não quer ver o seu número spoofed, se tiveres curiosidade investiga STIR/SHAKEN.
Falar é fácil, perceber do que se fala antes de mandar bitaites já requer finesse 😉
Na verdade sim ele tem razão e tem toda legitimidade de o dizer a culpa é mesmo dos operadores eles podem por fim a este problema de uma vez por todas, basta associar numero ao dispositivo por encriptação e estas clonagens de números acaba-se, mas isso implica custos adicionais que as empresas não estão dispostas a gastar, ao contrario de o Sr apregora quem está aqui na ignorância é apenas você que já deu para perceber que não entende de como as coisas funcionam mas depressa se apressou a passar um atestado de burrice ao outro user…
As soluções sempre existiram para estes problemas, não se está a inventar nada o problema no final resume-se a apenas vontade €€€€€€€€…
Por norma isto só avança para soluções drásticas quando os operadores são apertados pelos políticos visto que estes estão com o rabinho preso…
Encriptacao? Clonagem? Sabes sequer o que é caller ID spoofing?
Bem pelos visto o amigo é que não sabe e continua a tentar mostrar que percebe do assunto e os outros já disseram tudo, eu trabalho para o um dos operadores e sim de facto não é nada difícil acabar-se com o ID Spoofing, mas lá está a estrutura precisa de mais investimento nesse sentido e é o maior entrave que ainda se tem, todos os dias lido com problemas destes e de outras naturezas o que acaba por ser uma chatice, principalmente agora com os eSim, as coisas são simples de resolver, mas tem de haver vontade dos lá de cima do topo da piremide…
Curioso que fazes afirmações e não explicas nada, muito menos em que a solução que dizes fácil vai contra os pontos que afirmei
Gaita zé sempre o mesmo a tentar bancar uma de sou o maior eu é que sei, mas no fim não disseste nada, basta pesquisar um pouco na internet e está estampado em todo lado de que o processo é simples e rápido apenas depende da vontade dos operadores…
É simples e rápido para um número de origem para um cliente de destino, é como se processa nos US via queixa na FCC
Então ZÉ !!! agora admites que é possível sem grandes rodeios, lá trás era só entraves aos outros, sempre o mesmo, Quanto ao como se processo nos outros países claramente da mesma forma, tem de existir interligações operadores a nível mundial…
Se soubesses ler eram escusados alguns posts, volta a ler e talvez percebas..
Muitas das notícias com esquemas semelhantes indicam que quem pratica este crime tem informações que só o Banco deveria ter. Os Bancos também assobiam para o lado infelizmente.
Andam a usar números de bancos e de pessoas comuns. Há imensas pessoas que recebem chamadas de outras pessoas a dizer que receberam um telefonema daquele número. Usam inclusive números de empresas para passar as verificações de spam.
Há muita gentalha em lojas e afins que vendem dados dos clientes.
Actualmente é proibido e punido por lei, é só fazer denúncia. No meu número PT desde o GDPR que não tenho razão de queixas, no meu número US a história é bem diferente.
Pois é tem toda a razão, mas pode denunciar o que quiser que continua a cair em saco roto as queixas, e não queira ser mais papista que o próprio papa, que independentemente da anedota do GDPR não serve para nada que não lhe andam constantemente a chatear com vendas e afins…
Você é como qualquer outro os dados são vendidos a segundos, terceiros e a história continua, isso de privacidade tem muito que se lhe diga, infelizmente…
Não foi por receber o telefonema a cancelar a transferência que ficou sem o dinheiro.
Durante a conversa deve ter dado informações confidenciais que permitiram o acesso à conta.
Os bancos fartam-se de avisar para não fornecer códigos de alguma espécie mesmo se for um telefonema do banco.
Aliás, eles dizem que nunca pedem os códigos, mesmo sendo chamada legítima.
As pessoas deixam-se enganar por isto, é ridículo.
Se lá tivesse mais dinheiro mais teria ido.
Evidentemente que quem faz estes esquemas já tem o discurso muito bem preparado e tentam a sorte e lá apanham um desprevenido que nem pensa bem no assunto, quando cai na realidade já forneceu tudo o que os burlões precisavam e já foi o dinheiro…
Sim, passa-se a vida a alertar para como as coisas se procedem, mas já se viu que continua a aparecer muitos que andam a leste de tudo e são apanhados na curva…
https://youtu.be/td-2f-j4vqc?si=5QfGm-UwSzIZYSPn
Vishing e não Spoofing.
Sim, também poderia ser vishing, mas aqui a situação não é apenas vishing. Daí Spoofing ser aparentemente o mais correto.
Isto são daquelas burlas que necessitam de um grau elevado de tótózice da vítima.
Uma pessoa menos informada e nervosa também pode tomar decisões erradas que até depois de as tomar se apercebe da asneira que fez.
Não subestimar a lábia do outro lado.
Antigamente dava conversa nos scams so por diversão e em alguns casos nota-se que do outro lado há pessoas que sabem quais são os triggers certos para levar pessoas a fazer algo que à partida não fariam
Não veja as coisas dessa forma, pois pode-lhe acontecer a si e nem dar por isso, o problema de hoje em dia é as pessoas tem muita coisa na cabeça para lidar das suas vidas e na maiorias das vezes não estão no seu melhor e são apanhados pelos scamers e nem processam bem a informação que lhes está a ser largada e muitas vezes são endomingados a realizar certos procedimentos e nem se conseguem aperceber até ser tarde de mais…