Software destrói dados de portáteis roubados!
Uma empresa britânica disponibiliza um programa que apaga dados de portáteis que tenham sido roubados e activa uma webcam que vai fotografando o ladrão.
O software é disponibilizado pela Virtuity, uma empresa britânica, e chama-se BackStopp. Utilizando tecnologia Wi-Fi e RFID, o programa bloqueia ou apaga todos os dados de um portátil que se afaste de um determinado «perímetro de segurança».
Trata-se de uma solução para empresas que disponibilizam portáteis aos funcionários e permite ao administrador do sistema verificar qual o portátil que contém informação e activar os mecanismos de segurança que se justifiquem em caso de roubo.
Como um extra, em portáteis que tenham uma webcam incorporada, o BackStopp vai tirando fotografias que possam depois facilitar uma identificação do ladrão.
O preço base para a instalação deste software em cada portátil é de 10 libras mensais (pouco mais de 13 euros).
Fonte: Exame Informática
Este artigo tem mais de um ano
Boa ideia. Mas agora, não vá um administrador que leve um portátil para casa para fazer backups e formatar o portátil, e esquecer-se de desactivar a aplicação. 😛
Cumprimentos, David Carreira
Está giro. Impede que o portátil seja roubado da empresa com os dados (roubado pode ser à mesma).
Já agora, lá para os meus lados, cada portátil está preso à secretária por um cabo de aço. Todos, menos um – a alma passou o cabo pelo pé da secretária, basta levantá-la e levar o portátil, com o cabo. Acreditem que ninguém ainda disse nada. LOL
Mas o problema principal tem sido o roubo e perda de portáteis, fora das empresas. Aqui esse software não protege. Só a encriptação dos dados.
P.S. Os cabos de aço são relativamente fáceis de cortar.
Apagar o disco parece-me um pouco exagerado… e se o programa não estiver activo por algum motivo (leva-lo para casa?) e for roubado não ajuda muito… e ele comunica onde está? hummm
Vejam o Undercover… Parece-me muito melhor para qualquer utilizador, sem apagar dados e reportando o IP e tirando fotos, mas também inutilizando o computador em si e não depende de uma WiFi, mas de o utilizador reportar que o perdeu, de facto.
Olá! Queria dar os parabéns ao grandioso trabalho que têm vindo a desenvolver neste “espaço”, o qual tenho tido o prazer de acompanhar já há algum tempo.
Agradecia a vossa passagem (equipa do pplware) pelo meu espaço pois tem uma referência ao vosso Site.
Cumprimentos.
Quem roubar o portátil pela informação que esteja contida só tem de ter o cuidado de não arrancar com o sistema da máquina roubada. Faz uma imagem do disco e transfere a informação sem problemas….. 🙂
Arrancar em modo de segurança, caso seja windows, correr o msedit e executar apenas aplicações vitais de sistema > copiar a informação. ta feito.
Isto só funciona se o ladrão for mais burro e mal informado que uma anémona.
Se a informação for assim tão preciosa a melhor coisa a fazer é proteger o sistema com uma password que depois seja encriptada e a informação seria desencriptada.
E se o ladrão só quer o portatil muda-lhe o disco e fica contente.
Mas fica a ideia, meti uma nota no meu bloco de coisas a fazer a médio prazo, uma aplicação que caso o utilizador faça uma determinada alteração num ficheiro na internet, o programa executa alguns procedimentos à escolha pelo o utilizador e envia a informação via e-mail logo que esteja ligado à net.
@ Pedro Serra
Imagem não será o indicado, se não o software arranca tambem. Arrancar em Slave, já dependerá se o software arranca ou não.
@ Paulo Ribeiro
Podes explicar melhor a tua ideia ? Só para ver se entendi. 🙂
O que há mais por aí são cabos Kensington “presos” aos pés das secretárias, é de chorar a rir (e nem tem piada, sequer).
Em muitos casos basta que haja uma (boa) encriptação dos dados sensíveis.
Guerreiro qual das ideias? se fores programador e quizeres trocar ideias o meu msn é android@oninetspeed.pt
tb procuro malta k saiba programar para de vez em kdo trocar ideias via msn ou fazer projectos em conjunto. um abraço
Eu acho que este sistema é uma bomba relógio para se perder todos os dados do portatil.
Visto ele se basear em WIFI isto implica que caso o portatil perca o sinal, inicia de imediato as diligencias… ou seja, imaginemos que por seja que motivo for o sinal wireless é perdido (corte de luz, saltar um fusivel, alguém desligar o accesspoint, etc…) PUMBA… lá vão os dados todos para o gadelho…
@Vicente
Não deve ser assim tão linear mas de qualquer forma qualquer utilizador experiente e com umas luzes de programação resolve o problema de outra forma