SMC – Internet sem fios a temperaturas negativas
A SMC Networks , fabricante líder em hardware LAN e dispositivos de conectividade por banda larga, implementou equipamentos preparados para resistir às baixas temperaturas sentidas na Serra da Estrela de forma a disponibilizar Internet sem fios aos hóspedes da Casa das Penhas Douradas.
Situada na montanha, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a Casa das Penhas Douradas é um empreendimento de Turismo de Natureza (TER), resultado de uma intervenção inovadora num antigo Hotel de montanha existente no local. O Hotel abriu em Outubro de 2006 e encerrou durante o ano passado para abraçar uma nova fase, que contemplou uma ampliação, passando de 9 para 18 quartos, e uma modernização, oferecendo um maior conforto e mobilidade aos seus hóspedes. Parte da estratégia de modernização consistia em disponibilizar o serviço de acesso à Internet sem fios, deixando para trás as obsoletas ligações por cabo.
Segundo João Tomás, administrador da Casa das Penhas Douradas, “foi nessa altura que decidimos contactar a Quantinfor, tendo em vista a alteração do acesso à Internet por cabo para sistema sem fios, em todas as zonas comuns do Hotel e em algumas suites”. Esta mudança esteve inserida numa óptica de modernização e sobretudo de conveniência, disponibilizando Internet em todas as zonas comuns do Hotel para que os hóspedes pudessem ter acesso à rede através dos seus próprios computadores. “O Hotel já disponibilizava o serviço de Internet, mas agora passou a disponibilizá-la de uma forma mais interessante, conveniente e cómoda para os hóspedes”, continuou João Tomás.
Com esta instalação, a Casa das Penhas Douradas deixou de disponibilizar acesso à Internet apenas na sala multimédia para passar a disponibilizar este serviço em toda a área do Hotel, proporcionando total mobilidade aos seus hóspedes. O Hotel possui também uma sala de reuniões e também neste local o acesso à Internet sem fios assume-se como uma mais-valia, nomeadamente no que diz respeito a eventos empresariais e a reuniões de trabalho.
Para garantir o funcionamento da rede na perfeição, a Quantinfor utilizou três equipamentos SMCE21011 (EliteConnect Wireless Access Point), devidamente ligados por PoE ao Switch SMC6128PL2 (TigerSwitch de 24 portas 10/100 + 4 portas 10/100/1000). A zona exterior está coberta pelo SMC2891W-AG (EliteConnect Wireless Outdoor Access Point), ligado por um cabo SMCANT-CAB10FNN e com uma antena SMCANT-OOM8. Neste campo, refere João Mota, IT Project Manager da Quantinfor, “tivemos de ter muito cuidado na escolha dos equipamentos, pois teriam de estar preparados para suportar temperaturas muito negativas no Inverno”. Estas soluções também permitiram uma pré-instalação para Wi-Fi em todos os quartos, possibilitando uma futura expansão.
A fim de identificar a quantidade necessária de equipamentos e garantir a instalação e isolamento do equipamento exterior foi efectuado um site survey prévio. Por sua vez, a implementação ficou concluída em apenas um dia e tudo correu na perfeição.
O projecto foi bastante simples de implementar uma vez que a Quantinfor contou com o extenso conhecimento que detém dos equipamentos da SMC Networks e com a facilidade de instalação e configuração dos mesmos. “Se não fosse tão simples de implementar nunca teríamos conseguido fazê-lo com o início de um nevão e a uma temperatura de 0°”, assegurou João Mota da Quantinfor.
“Os nossos objectivos eram melhorar substancialmente o nosso serviço em prol do conforto dos nossos hóspedes, reforçando o factor ‘conveniência’ à nossa oferta. Sendo este um desafio que enfrentamos diariamente, podemos afirmar que conseguimos alcançar este objectivo com a SMC Networks”, apontou o administrador da Casa das Penhas Douradas. “Conseguimos prestar um melhor serviço, que teve uma implementação rápida e eficiente, e que nos deixa preparados para um futuro upgrade”, acrescentou, referindo ainda que “estamos muito satisfeitos com o projecto”.
Este artigo tem mais de um ano
Por onde eu trabalho fora de Portugal mas num pais Europeu muito frio vesse muito material desse. O material e mesmo resistente apesar de eu preferir os designs da Belkin
Interessante.
Embora pensei que o artigo se iria referir à possibilidade de termos sinal Wi-Fi dentro dos quartos, mesmo com uma boa isolação térmica dos mesmos.
Pois como alguns sabem, uma boa isolação, por vezes além de bloquear as temperaturas exteriores e manter as interiores, bloqueia também ondas rádio.
Mas é bom saber que os equipamentos da SMC aguentam o fresquinho.
Agora da próxima vez que brincar com gelo seco vou passar fresquinho num Belkin e num Asus que tenho para aqui e arranjar um SMC para ver quais é que se mantém a funcionar. lol
É líder de mercado em hardware lan?
Não é um bocado exagerado? Há algo que suporte essa afirmação?
Fora isso é uma boa noticia..das vezes que la estive deu falta ter um sinal de qualquer tipo de dados.. nao chegava la nada.
não sei, mas eu aposto mais que a cisco esteja a frente no mercado do que a SMC…Digo eu.
Isto na área do networking anda ao rubro
Devo dizer que já tive dois destes APs num único cliente…. nenhum deles se aguentava. 🙂 Deixavam de responder à rede, bloqueavam, etc, não quero tirar o mérito mas… Ah, já para não dizer que o suporte da SMC é uma vergonha.
Mas não deixa de ser uma grande notícia.
Para mim é Mikrotik, quer seja com RouterBoard, quer seja x86…
Esta noticia deve servir é de publicidade a referida empresa que instalou o sistema. É que nem eu instalava nada dessa marca.. lol
Como se fosse uma tecnologia especial, há diversas empresas a montar sistemas do género e não têm um terço do reconhecimento que esta teve. Deve ter $$ por trás.
Não temos dinheiro por trás e tu? Tens dinheiro por trás?
Apenas escrevemos sobre equipamentos que se destacam nalgum aspecto.
Caros,
Esta notícia tem o seu interesse tecnológico. Como administrador de redes gosto de saber quais os equipamentos que estão por trás de uma determinada solução e achei que esta notícia podia ser interessante nesse sentido (não é fácil as saber o que equipa determinados cenários cenários). Quanto a dinheiro???? Só se meter uma cunha para nos deixarem lá ir descansar uns dias….como tem NET, estamos bem !!!
Acho que as vezes deviam “medir” determinados comentários.
Bela publicidade… No Hotel Serra da Estrela, nas Penhas da Saúde, a 1550m de altitude, temos wifi com cobertura total do hotel, incluindo os 80 quartos, e não foi preciso fazer esta festa!
É praticamente tudo material Cisco, por coaxial, com antenas ommidireccionais instaladas no tecto, … Nunca deu problemas.
Na Estância de Ski Vodafone, não temos wifi, mas temos internet com um link directo por microondas à Serra da Gardunha, instalada pela Vodafone e em vários anos só falhou uma vez!
Mas que artigo é este???
“A SMC Networks , fabricante líder em hardware LAN e dispositivos de conectividade por banda larga” – Hum ??
Ui, que noticia tão comprometida…
Já agora digam que as marcas brancas são lideres de mercado
nos PC’s…
A SMC têm as suas vantagens sim senhor, nomeadamente o preço!!!
Eu já instalei vários equipamentos destes e comparativamente
com outras marcas CISCO, GoNet, Tropos, BelAir, que tb já instalei
aqui em Portugal é falar de minis a beira de ferraris.
Ha, e tenho amigos na SMC Portugal 🙂 mas a verdade é para ser
dita…
Marcos Palmeira
Áh pronto, tem o preço… é um comentário comprometido este teu, não achas? Afinal os equipamentos destacam-se, por algumas características e, pelo preço… segundo as tuas palavras 😉
Um leigo na matéria ao ler esta noticia deve pensar que é preciso desenvolver equipamento especial para suportar temperaturas de 0 graus ou mesmo -10 graus.Na realidade, a maior partes dos dispositivos vulgo routers wireless domésticos estão preparados para suportar temperaturas entre os -20º e os 70ºC… Portanto aqui a única dificuldade seria encontrar APs para o exterior devidamente isolados para suportar gelo e acumulação de neve. O desafio está nesse pequeno pormenor não no equipamento de rádio, já agora as antenas também foram desenhadas para o frio não? A temperatura ao nível para propagação de sinal tem um efeito praticamente nulo, já nos componentes electrónicos sabemos que não é assim… Portanto e concluindo, o router da sala, se for para a Serra da Estrela com 0º graus negativos vai se portar tão bem ou melhor que na sala.
Não condeno a noticia condeno e discordo da forma como foi feita a notícia, já que se assume uma posição favorável a SMC NETWORKS. Não querendo diminuir a sua qualidade, acho que não foi a melhor forma de publicitar este assunto. Mas como tal é apenas a minha opinião e por isso vale o que vale…
Cumprimentos ao pplware e continuações de um bom trabalho?!
“com 0º graus negativos” ?? wtf?? Então também podemos estar sujeitos a temperaturas de 0º positivos? Qual a parte do ZERO que é negativa e qual a parte positiva?
Erro meu…;)
Então… mas … o dito hotel deixa os quartos e corredores atingirem temperaturas tão baixas como as negativas(?)…de forma a que um AP normalíssimo deixe de cumprir com o seu propósito?
Boa observação. Ainda não percebi muito bem porque raio precisam de equipamentos à prova de temperaturas negativas.
Belo artigo.
É o que dá fazer parte do grupo batráquio.
Bom, não foi o batráquio que nos enviou esta informação… 😉 alias que nem sei se o batráquio sabe algo sobre redes e networking… a não ser que tenham lido algo nosso site.
Estas estruturas têm um estudo dedicado, tendo em conta a especificidade do clima. A relação de equipamento usado e aqui exposto, permite que, em casos semelhantes, os utilizadores saibam que existem soluções dedicadas.
Respondendo a algumas pessoas que publicaram neste espaço devo dizer que não houve nem haverá nenhum dinheiro envolvido neste tipo de estudos. Apenas serve para mostrar algumas das tecnologias, boas ou menos boas que estão disponiveis para instalação. Não penso que sirva de publicidade à marca nem à empresa mas sim com um caracter informativo.
Para mim como utilizador do hotel agrada-me saber que posso disfrutar duma paisagem extraordinaria e ao mesmo tempo poder trabalhar um pouco.
Quanto a qualquer equipamento “aguentar” as condições climatéricas que se encontram naquele local coloco muitas dúvidas.
Qual é a novidade tecnológica deste artigo? Ser resistente a muito frio?
Bom, penso que isso já deve ser feito em imensos países da Europa Central e do Norte, EUA, Canadá, Rússia, etc… há algum tempo, não?
Sou um leigo na matéria, mas também não percebi bem a importância do relato de tal instalação…
@BlinZk
“Qual é a novidade tecnológica deste artigo? Ser resistente a muito frio?” Em parte sim, tens uma condicionante no projecto. Eu não sei o valor deste projecto deste tipo (talvez o João Mota nos possa dar uma ajuda), mas é importante escolher os equipamentos correctos para no futuro não se deitar dinheiro fora.
“Sou um leigo na matéria, mas também não percebi bem a importância do relato de tal instalação…” Se no futuro te pedirem para implementar uma solução deste ou outro tipo, já tens uma base. Ha uns anos pediram-me para projectar uma rede municipal e lembro-me que na altura foi complicado arranjar informações sobre soluções wireless outdoor que fosses credíveis.
alguem conheçe a marca ubiquiti?
Já vi antenas congeladas a emitir sinal para uma distancia consideravel!
Conheço, uso e confirmo.
Se for em 5Ghz melhor ainda !
Bem bons os SMC. Já agora tenho o meu para vender (pouco uso).
3 antenas, 300Mbps, norma N… Modelo 14 Pro.. qualquer coisa… 🙂
Nice price nice quality… email: omeunicknameARROBAemaildagoogle ponto com
Dsclpem qqer coisinha mas n resisti e tou com preguiça de ir ao forum 😀
SMC para modem ADSL2+/router com fios, e linksys para espalhar o sinal sem fios… estes novos aparelhos de 2.4 GHz e 5 GHz em simultâneo são um mimo =) Espalham o sinal pela casa toda, vizinhos… tive de baixar a potência para 25% e ainda assim cobre a casa toda de 3 andares.
Vá lá que tenho só o WPA2 apenas com AES e o código daqueles malucos e já um pouco granditos (mais de 22 caracteres) se não estou a imaginar os vizinhos todos a navegar à pala.
Da minha experiencia, de varios anos o problema dos equipamentos sms é o aquecimento, tanto que crasham com muita frequencia… aconselho asus,linksys.
Qual o interesse de ter net a parte de fora do hotel?? Interessa é lá dentro, digo eu…
Ainda se ao menos fosse nas pistas… Mas a volta do hotel? Não percebi…