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Site revela Radares da BT!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. António says:

    “O objectivo da identificação e localização dos radares, possibilitada pelos GPS, através das coordenadas fornecidas pela nossa base de dados, não é incentivar o não cumprimento das regras de trânsito, é antes prevenir os condutores, dando-lhes toda a informação para que não sejam multados”.

    Tá bem, abelha!!! Antes de chegar perto do radar, abranda-se, logo a seguir, prego a fundo até ao próximo. Chama-se a isto “incentivar as regras de trânsito”!!! Lol. Apetece-me recordar a música do Jorge Palma, “Deixa-me rir”. A lembrar: Portugal é dos países da Europa com maior sinistralidade nas estradas.

  2. Lápis Azul says:

    Na minha modesta opinião, não considero o alcoól, as causas naturais, os “outros é que conduzem mal”, a razão de tanta sinistralidade nas nossas estradas. A meu ver, é simplesmente a falta de civismo, a falta de disciplina.

  3. Gustavo says:

    Concordo Plenamente contigo!!

  4. ENIGMA says:

    ANTÓNIO, DAS 2 UMA OU NÃO TENS GPS E ÉS UM FRUSTRADO OU O TEU SONHO ERA Q TODA A GENTE FOSSE APANHADA

  5. CHAGAS says:

    A meu ver é mais uma excelente aplicação concebida por um português. Quanto á sua utilização ou não tudo isso depende de cada um e todos têm de ter consciência do que por ai fazem pois todos os que conduzem e utilizam o programa têm de ser responsáveis por possíveis acidentes e excessos de velocidade!

    Um abraço,
    CHAGAS.

  6. Miguel Guerra says:

    Ora aí está mais uma informação muito útil! Mas como eles agora andam em todo lado e onde menos se espera, o melhor é mesmo cumprir as os limites de velocidade, embora o limite de 50 km/h em algumas estradas dentro da cidade seja ridículo e aproveitado para a verdadeira caça á multa. Mais uma vez parabens pelo excelente trabalho que tem como resultado este site que não dispenso as várias visitas diárias!

  7. Carlos says:

    O António disse tudo
    Bem Haja
    Carlos

  8. VDIAS says:

    Mas anda tudo doido ou quê?

    Listagens dos radares e bla bla bla para programas de navegação via gps já existem aos anos… porque tanto alarido agora com o portalppc ?

    É apenas mais um forum onde se fala de PDA’s e afins…

    “A meu ver é mais uma excelente aplicação concebida por um português.”
    Aplicação??? É apenas uma listagem como as milhares que existem pela internet de POI’s…

    Surge a noticia de radares fixos em lisboa e fica tudo doido… Vá se lá entender…

    Um tonto na TV fala do que não sabe… e meia dúzia de tontos acreditam e o resto já se sabe…

  9. peopleware says:

    @Enigma
    Lê bem o que o António escreveu, lê bem. Pois agora vamos lá exemplificar, um desvairado vai de prego ao fundo, como controla os locais com radar é sempre abrir, do outro lado vens tu, na boa num sábado de madrugada com a namorada, do outro lado, embriagado vem alguém que te bate bem de frente… agora o resto da história imagina-a tu!!! Sem fantasia, baseado naquilo que costumas ver nos jornais.

    Agora a minha opinião caro Enigma, até posso entender o teu lado aventureiro, mas só num universos surrealista, pois na vida real é um sistema que apenas favorece a criminalidade rodoviária. Claro que a tecnologia é uma das minhas grande paixões, sem duvida que o facto de ter num PDA toda essa informação até pode ser entusiasmante sob o ponto de vista tecnológico, mas nada disso importa perante os números da sinistralidade rodoviária em Portugal.

    Ao nível dos projectos, ouvi o responsável a prever a sinalização dos pontos trágicos na rede viária, isso sim era uma medida que traria vantagens a todos os níveis. A ver vamos, vou ver se convido o Júlio Rocha para um pequeno inquérito.

  10. Lápis Azul says:

    @ENIGMA
    Só aqui p’rá gente, já que falas em frustação, diz lá quanto é que já desembolsaste só em multas?
    (As que o teu Encarregado de Educação (te) pagou não contam…)

  11. CHAGAS says:

    @VDIAS
    Porquê tantos nervos?

    O que disse foi uma expressão por ser considerado por mim um “ADD-ON” para GPS’s concebido por um português, que tu tratas por listagem! Tens de perceber que nem todo aqui estão familiarizados com o tema e não podemos saber todos os conceitos específicos sobre o tema.

    Quanto ao o rapaz perceber ou não do tema eu não sei se ele percebe ou não mas a verdade é que ele é que apareceu na TV a falar do assunto por isso no mínimo alguma coisa eu penso que ele deve saber!.

    Como já disse anteriormente noutros post’s não quero gerar polémicas por isso continuem a dar as vossas opniões.

    Um abraço,
    CHAGAS.

  12. Miguel says:

    Brutal, agora estamos em segurança, mas só perto dos radares… O nosso comportamento na estrada resume-se ao foge-multas; para nós, se não formos multados qualquer velocidade é permitida… Civismo? Qué isso?! O que importa é não sermos multados…!

    E eu que pensava que era proibido o uso de aparelhos de detecção de radares da BT!

  13. Carlos says:

    Vócês teimam em ser “meninos” leiam o comentário do Antonio e o do Vitor (pplware) mas leiam em consciência As moedas têm dois lados e ás vezes pode-nos calhar o errado
    Hoje infelizmente e dada a gravidade do assunto que muito me toca não há Bem Haja apenas um Prodencia SFF.
    Carlos

  14. Miguel says:

    Carlos não sei se te referes ao meu comentário mas por se acaso era irónico e expressei-me mal, qd disse que estávamos em segurança referia-me à dos peões.

  15. VDIAS says:

    Uma coisa é certa em Espanha isto de radares fixos já existe à algum tempoooo… e a verdade é que não se vê tanta asneira na estrada… Consegue-se andar numa Auto-Estrada a 120 sem stress…

    Muita coisa ainda tem que mudar por cá…

  16. @Miguel

    não se tratam de aparelhos de detecção de radares. Simplesmente muitos radares são visiveis e quando um utilizador passa por um marca a sua localização no GPS, como pode marcar de um outro qualquer ponto de interesse.

  17. Wenduine says:

    Eu já fui multado por excesso de velocidade quando transportava uma criança com asma para as urgências do hospital. O “zeloso” boçal da BT foi indiferente a todas as justificações apresentadas e, mais tarde, o tribunal intolerante na apreciação do caso, uma vez que “não assinalava a urgência da marcha”…
    Quanto a mim, excesso de velocidade é a incapacidade de imobilizar o veiculo a tempo de evitar danos próprios e a terceiros. Ora, um Citroen AX a 90km/h e um Volvo V50 a 130km/h têm EXACTAMENTE o mesmíssimo espaço de travagem, i.e, 42 metros. É fácil portanto imaginar uma situação em que cada um destes carros esteja um em excesso de velocidade e o outro não. Independentemente do sinal que a Câmara colocou na berma da estrada!!!
    O resto é caça à multa, a contribuição dos labregos da BT para o esbulho de que são vitimas os automobilistas por parte de Estado sob a capa da contenção da sinistralidade rodoviária. Até agora e apesar dos investimentos (Disse investimentos? O nome Armando Vara lembra-me aqui qualquer coisa… Que será?), sem grande sucesso.
    Se a tecnologia me permite iludir essa avidez pela punição pecuniária às infracções ao Código da Estrada, porque não????

  18. k says:

    E haverá controle de veracidade da informação recebida? Se alguém, ou um grupo combinado se lembrar de enviar informação a afirmar que Portugal está coberto de ponta a ponta de radares da BT??? Giro, não? 😐
    E outra adenda: quem fala que os oficiais de justiça só fazem caça à multa, já pensaram mesmo nisso que dizem? Já pensaram mesmo no que seria se houvesse uma efectiva caça à multa, tendo em conta os hábitos de respeito pelos limites de velocidade, estacionamento, ultrapassagens, etc… Giro, não?

    k de kendimen

  19. k says:

    Só agora apareceu este comentário: “Ora, um Citroen AX a 90km/h e um Volvo V50 a 130km/h têm EXACTAMENTE o mesmíssimo espaço de travagem, i.e, 42 metros.”
    Sinceramente, está a falar a sério?
    Aproveitando esse exemplo, e se chocar de frente com um desses carros?

    Lembrei-me agora de comentar sobre algo comentado acima. A indicação de locais perigosos e/ou com alto índice de sinistralidade pareciam melhores aplicações da tecnologia!!

    k de kendimen

  20. k says:

    Entretanto lembrei-me deste “fulano” e da sua “lata”:

    http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?idCanal=0&id=30669

    Gostava de ver quem ele culpabilizaria se lhe acontecer algo (rebentar pneu, obstáculo na estrada, óleo no pavimento, etc)

    k de kendimen

  21. Wenduine says:

    @ k de kendimen

    O facto de “se chocar de frente com um desses carros” subentende outras razões que não simplesmente o excesso de velocidade. Como é óbvio, no caso um deles está no lado errado da estrada e a colisão dar-se-á ou não independentemente da velocidade. Será que cumprindo o limite legal de velocidade se evita esta colisão? Não me parece…

    “A indicação de locais perigosos e/ou com alto índice de sinistralidade” já existe, camarada. Chama MAPA DAS ESTRADAS!!!!

  22. Wenduine says:

    @ k de kendimen

    224 km/h numa autoestrada?
    Na Alemanha há autoestradas onde não há limite de velocidade. Ninguém é multado se andar a 224 km/h. No entanto a multa é pesada se fôr apanhado a conduzir com pneus de verão durante o inverno!!!!
    Dá pra pensar?

  23. Felipe'Corvo says:

    Não lí todo o bate-boca de vocês, mas digo a mesma coisa que o Antônio…
    Isso só faz as pessoas pessoas descumprirem as regras de transito…
    Eu odeio regras e sou afavor de cada pessoa ter conciência e ética das ações que faz… Mas apoio as regras de trânsito pois elas estão aí para que não aconteçam acidentes, nada mais que isso…

  24. k says:

    Ora viva! Vou tentar responder por tópicos, a ver se não me falha nenhum:
    “Será que cumprindo o limite legal de velocidade se evita esta colisão?”
    Talvez sim, talvez não, mas os resultados do mesmo serão muito diferentes, certo? E a vida humana, que não tem valor, a meu ver, pode depender de uma diferença mínima nas condições de qualquer acidente!
    “Na Alemanha há autoestradas onde não há limite de velocidade.”
    A esse argumento acho muita piada, perdoe-me! Essas estradas foram feitas para isso e as portuguesas foram feitas para uma velocidade máxima de 120Km/h!! Os ângulos das curvas, as pendentes da estrada em curva, o tipo de pavimento, a permeabilidade do mesmo, etc. não serão dierentes e criarão circunstâncias diferentes?
    A qualidade das estradas seria uma discussão por si só! Mas podemos trocar impressões, claro!
    Continuação de bom trabalho!

    k de kendimen

  25. ENIGMA says:

    Tenho que comentar:
    Alguns dos iluminados de cima já ouviu falar dos famosos pontos negros das estradas?Estão bem referenciados nos poi’s(no gps).Quanto multas de velocidade são 0 (ZERO).

  26. Wenduine says:

    @ k de kendimen

    A ver se desta consigo explicar a razão que me fez comentar:

    A limitação da velocidade é uma forma de reduzir a sinistralidade. Até aqui tudo bem. Mas há outras formas de conseguir tão nobre objectivo que deviam ser adoptadas e não são. Só como exemplo: a abolição do absurdo Imposto Automóvel permitiria aos fabricantes colocar no mercado nacional e aos portugueses comprar pelo mesmo preço que hoje pagam carros melhor equipados em matéria de segurança. Assim, o parque automóvel português é maioritáriamente de gama baixa e média/baixa, logo mais expostos a risco de acidente.
    Um esforço honesto por parte do Estado para reduzir a sinistralidade rodoviária passa por abolir o IA, promover a eficaz manutenção da rede viária, corrigir erros crassos de traçado em tantos troços, melhorar a sinalização, lançar campanhas sérias de acção pedagógica, etc, etc, etc. e não, tão somente, limitar a velocidade de circulação e largar os “pitbulls” para reprimir os infractores. Isto não passa de uma medida avulsa e, como se tem infelizmente visto, ineficaz.
    O “novo” Código da Estrada não é mais que o antigo com as multas agravadas!!! Isto é querer diminuir as mortes nas estradas ou aumentar as receitas para continuar o rega-bofe???

    Volto a dizer: Se a tecnologia me permite iludir a caça à multa por excesso de velocidade eu sinto-me no direito de a utilizar!!!

  27. Lápis Azul says:

    @a todos os interessados
    Eu contribuo e de forma generosa no combate à sinistralidade nas estradas:
    -não tenho carta de condução nem vou tirar…
    -uso os transportes públicos…
    -se tiver urgência, chamo a ambulância…
    -no verão, faço praia e vou de taxi…
    -não dou de comer a gulosos: mecânicos, seguradoras, gasolineiras, etc…
    -poupo dinheiro e paciência… sou feliz!

  28. k says:

    Para Wenduine
    Concordo com a maioria das ideias que expôs! Até o Programa Veículos em Fim de Vida tem manifestado problemas! Essa última afirmação é que não compreendo! Por confundir controle de velocidade com “caça à multa” e por não assumir que a melhor forma de estar conforme o controle de velocidade é respeitar os limites previstos por lei!! Senão, para que é que ela serve?

    Para Lápis Azul
    Cautela, não se iluda! Concerteza utilizará a via pública, passeios e passadeiras e provavelmente até terá de se servir da estrada quando os carros estão estacionados no passeio, certo?
    Na minha opinião, os peões deviam ter formação, também! Mas isso levar-nos-ia para mais longe ainda do tema deste artigo!

    k de kendimen

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