Site revela Radares da BT!
Milhares de portugueses circulam nas estradas do país com sistemas de navegação GPS que detectam radares de velocidade, fixos e móveis, da Brigada de Trânsito (BT), e pontos de controlo de alcoolemia e de documentação da GNR. A maior base de dados que fornece coordenadas de localização àqueles equipamentos foi construída por Júlio Rocha, um automobilista de Vouzela.
Até ontem, com a colaboração de milhares de condutores, 421 radares de velocidade e pontos de controlo estavam identificados. E todos os dias os sistemas de navegação são actualizados com novas informações disponibilizadas pela base de dados, acessível pela Internet na página do portal www.portalppc.com, no tópico fórum GPS, sítio PDI's - Radares e Controlo, que já foi visitado por 63.935 pessoas em Portugal (número apurado ontem), em menos de um ano, porque só começou a ser construído em Dezembro de 2005. "O objectivo da identificação e localização dos radares, possibilitada pelos GPS, através das coordenadas fornecidas pela nossa base de dados, não é incentivar o não cumprimento das regras de trânsito, é antes prevenir os condutores, dando-lhes toda a informação para que não sejam multados", explica Júlio Rocha, que além de criador da página é também o moderador do fórum virtual e responsável pela sua manutenção.
Ali, os visitantes, depois de se registarem, podem participar nas conversas, tirando dúvidas sobre a aplicação e o funcionamento do sistema ou colaborando na localização dos radares de velocidade que conhecem. Essa informação, prestada por milhares de condutores anónimos de todo o país, e facultada depois de forma inteiramente grátis ("o seu uso comercial é proibido") para a base de dados, pode ser utilizada e instalada nos GPS.
"Sou técnico e faço assistência na zona Norte e Centro do país. Passo a maior parte do dia a andar de carro e já adicionei vários (mais de 20) radares de velocidade no meu TomTom Navigator", escreve no fórum um dos 10 mil membros já registados no portal.
O TomTom Navigator é um dos cinco softwares de navegação, líderes de mercado, já testados com sucesso nos GPS. Os outros são Destinador 6, Navigon Mobile Navigator 5, Route 66 Navigate 7 e o IGO 2006.
"Sou de Lisboa e estou interessado em contribuir com a localização de radares. Podem-me explicar como tiro as coordenadas de um determinado ponto? Chego ao possível local onde se encontra o radar, ligo o Destinator ou outro software de navegação e depois? E depois como faço para vos enviar?", pergunta outro membro do fórum
A resposta surge pouco tempo depois e é dada pelo moderador ou por qualquer outro interveniente esclarecido. "Para mim, a forma mais fácil é usares o POI Warner. Carregas numa tecla de hardware do teu PDA à função Record POI. Assim, quando passas por um local com radar, pressionas o botão do PDA. Não necessitas de parar porque as coordenadas que ficam gravadas são as que foram capturadas no momento em que carregaste no botão", responde um membro.
Fonte: Jornal de Notícias
Este artigo tem mais de um ano
“O objectivo da identificação e localização dos radares, possibilitada pelos GPS, através das coordenadas fornecidas pela nossa base de dados, não é incentivar o não cumprimento das regras de trânsito, é antes prevenir os condutores, dando-lhes toda a informação para que não sejam multados”.
Tá bem, abelha!!! Antes de chegar perto do radar, abranda-se, logo a seguir, prego a fundo até ao próximo. Chama-se a isto “incentivar as regras de trânsito”!!! Lol. Apetece-me recordar a música do Jorge Palma, “Deixa-me rir”. A lembrar: Portugal é dos países da Europa com maior sinistralidade nas estradas.
mto bom !!
Na minha modesta opinião, não considero o alcoól, as causas naturais, os “outros é que conduzem mal”, a razão de tanta sinistralidade nas nossas estradas. A meu ver, é simplesmente a falta de civismo, a falta de disciplina.
Concordo Plenamente contigo!!
ANTÓNIO, DAS 2 UMA OU NÃO TENS GPS E ÉS UM FRUSTRADO OU O TEU SONHO ERA Q TODA A GENTE FOSSE APANHADA
A meu ver é mais uma excelente aplicação concebida por um português. Quanto á sua utilização ou não tudo isso depende de cada um e todos têm de ter consciência do que por ai fazem pois todos os que conduzem e utilizam o programa têm de ser responsáveis por possíveis acidentes e excessos de velocidade!
Um abraço,
CHAGAS.
Ora aí está mais uma informação muito útil! Mas como eles agora andam em todo lado e onde menos se espera, o melhor é mesmo cumprir as os limites de velocidade, embora o limite de 50 km/h em algumas estradas dentro da cidade seja ridículo e aproveitado para a verdadeira caça á multa. Mais uma vez parabens pelo excelente trabalho que tem como resultado este site que não dispenso as várias visitas diárias!
O António disse tudo
Bem Haja
Carlos
Mas anda tudo doido ou quê?
Listagens dos radares e bla bla bla para programas de navegação via gps já existem aos anos… porque tanto alarido agora com o portalppc ?
É apenas mais um forum onde se fala de PDA’s e afins…
“A meu ver é mais uma excelente aplicação concebida por um português.”
Aplicação??? É apenas uma listagem como as milhares que existem pela internet de POI’s…
Surge a noticia de radares fixos em lisboa e fica tudo doido… Vá se lá entender…
Um tonto na TV fala do que não sabe… e meia dúzia de tontos acreditam e o resto já se sabe…
@Enigma
Lê bem o que o António escreveu, lê bem. Pois agora vamos lá exemplificar, um desvairado vai de prego ao fundo, como controla os locais com radar é sempre abrir, do outro lado vens tu, na boa num sábado de madrugada com a namorada, do outro lado, embriagado vem alguém que te bate bem de frente… agora o resto da história imagina-a tu!!! Sem fantasia, baseado naquilo que costumas ver nos jornais.
Agora a minha opinião caro Enigma, até posso entender o teu lado aventureiro, mas só num universos surrealista, pois na vida real é um sistema que apenas favorece a criminalidade rodoviária. Claro que a tecnologia é uma das minhas grande paixões, sem duvida que o facto de ter num PDA toda essa informação até pode ser entusiasmante sob o ponto de vista tecnológico, mas nada disso importa perante os números da sinistralidade rodoviária em Portugal.
Ao nível dos projectos, ouvi o responsável a prever a sinalização dos pontos trágicos na rede viária, isso sim era uma medida que traria vantagens a todos os níveis. A ver vamos, vou ver se convido o Júlio Rocha para um pequeno inquérito.
@ENIGMA
Só aqui p’rá gente, já que falas em frustação, diz lá quanto é que já desembolsaste só em multas?
(As que o teu Encarregado de Educação (te) pagou não contam…)
@VDIAS
Porquê tantos nervos?
O que disse foi uma expressão por ser considerado por mim um “ADD-ON” para GPS’s concebido por um português, que tu tratas por listagem! Tens de perceber que nem todo aqui estão familiarizados com o tema e não podemos saber todos os conceitos específicos sobre o tema.
Quanto ao o rapaz perceber ou não do tema eu não sei se ele percebe ou não mas a verdade é que ele é que apareceu na TV a falar do assunto por isso no mínimo alguma coisa eu penso que ele deve saber!.
Como já disse anteriormente noutros post’s não quero gerar polémicas por isso continuem a dar as vossas opniões.
Um abraço,
CHAGAS.
Brutal, agora estamos em segurança, mas só perto dos radares… O nosso comportamento na estrada resume-se ao foge-multas; para nós, se não formos multados qualquer velocidade é permitida… Civismo? Qué isso?! O que importa é não sermos multados…!
E eu que pensava que era proibido o uso de aparelhos de detecção de radares da BT!
Vócês teimam em ser “meninos” leiam o comentário do Antonio e o do Vitor (pplware) mas leiam em consciência As moedas têm dois lados e ás vezes pode-nos calhar o errado
Hoje infelizmente e dada a gravidade do assunto que muito me toca não há Bem Haja apenas um Prodencia SFF.
Carlos
Carlos não sei se te referes ao meu comentário mas por se acaso era irónico e expressei-me mal, qd disse que estávamos em segurança referia-me à dos peões.
Uma coisa é certa em Espanha isto de radares fixos já existe à algum tempoooo… e a verdade é que não se vê tanta asneira na estrada… Consegue-se andar numa Auto-Estrada a 120 sem stress…
Muita coisa ainda tem que mudar por cá…
@Miguel
não se tratam de aparelhos de detecção de radares. Simplesmente muitos radares são visiveis e quando um utilizador passa por um marca a sua localização no GPS, como pode marcar de um outro qualquer ponto de interesse.
Eu já fui multado por excesso de velocidade quando transportava uma criança com asma para as urgências do hospital. O “zeloso” boçal da BT foi indiferente a todas as justificações apresentadas e, mais tarde, o tribunal intolerante na apreciação do caso, uma vez que “não assinalava a urgência da marcha”…
Quanto a mim, excesso de velocidade é a incapacidade de imobilizar o veiculo a tempo de evitar danos próprios e a terceiros. Ora, um Citroen AX a 90km/h e um Volvo V50 a 130km/h têm EXACTAMENTE o mesmíssimo espaço de travagem, i.e, 42 metros. É fácil portanto imaginar uma situação em que cada um destes carros esteja um em excesso de velocidade e o outro não. Independentemente do sinal que a Câmara colocou na berma da estrada!!!
O resto é caça à multa, a contribuição dos labregos da BT para o esbulho de que são vitimas os automobilistas por parte de Estado sob a capa da contenção da sinistralidade rodoviária. Até agora e apesar dos investimentos (Disse investimentos? O nome Armando Vara lembra-me aqui qualquer coisa… Que será?), sem grande sucesso.
Se a tecnologia me permite iludir essa avidez pela punição pecuniária às infracções ao Código da Estrada, porque não????
E haverá controle de veracidade da informação recebida? Se alguém, ou um grupo combinado se lembrar de enviar informação a afirmar que Portugal está coberto de ponta a ponta de radares da BT??? Giro, não? 😐
E outra adenda: quem fala que os oficiais de justiça só fazem caça à multa, já pensaram mesmo nisso que dizem? Já pensaram mesmo no que seria se houvesse uma efectiva caça à multa, tendo em conta os hábitos de respeito pelos limites de velocidade, estacionamento, ultrapassagens, etc… Giro, não?
k de kendimen
Só agora apareceu este comentário: “Ora, um Citroen AX a 90km/h e um Volvo V50 a 130km/h têm EXACTAMENTE o mesmíssimo espaço de travagem, i.e, 42 metros.”
Sinceramente, está a falar a sério?
Aproveitando esse exemplo, e se chocar de frente com um desses carros?
Lembrei-me agora de comentar sobre algo comentado acima. A indicação de locais perigosos e/ou com alto índice de sinistralidade pareciam melhores aplicações da tecnologia!!
k de kendimen
Entretanto lembrei-me deste “fulano” e da sua “lata”:
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?idCanal=0&id=30669
Gostava de ver quem ele culpabilizaria se lhe acontecer algo (rebentar pneu, obstáculo na estrada, óleo no pavimento, etc)
k de kendimen
@ k de kendimen
O facto de “se chocar de frente com um desses carros” subentende outras razões que não simplesmente o excesso de velocidade. Como é óbvio, no caso um deles está no lado errado da estrada e a colisão dar-se-á ou não independentemente da velocidade. Será que cumprindo o limite legal de velocidade se evita esta colisão? Não me parece…
“A indicação de locais perigosos e/ou com alto índice de sinistralidade” já existe, camarada. Chama MAPA DAS ESTRADAS!!!!
@ k de kendimen
224 km/h numa autoestrada?
Na Alemanha há autoestradas onde não há limite de velocidade. Ninguém é multado se andar a 224 km/h. No entanto a multa é pesada se fôr apanhado a conduzir com pneus de verão durante o inverno!!!!
Dá pra pensar?
Não lí todo o bate-boca de vocês, mas digo a mesma coisa que o Antônio…
Isso só faz as pessoas pessoas descumprirem as regras de transito…
Eu odeio regras e sou afavor de cada pessoa ter conciência e ética das ações que faz… Mas apoio as regras de trânsito pois elas estão aí para que não aconteçam acidentes, nada mais que isso…
Ora viva! Vou tentar responder por tópicos, a ver se não me falha nenhum:
“Será que cumprindo o limite legal de velocidade se evita esta colisão?”
Talvez sim, talvez não, mas os resultados do mesmo serão muito diferentes, certo? E a vida humana, que não tem valor, a meu ver, pode depender de uma diferença mínima nas condições de qualquer acidente!
“Na Alemanha há autoestradas onde não há limite de velocidade.”
A esse argumento acho muita piada, perdoe-me! Essas estradas foram feitas para isso e as portuguesas foram feitas para uma velocidade máxima de 120Km/h!! Os ângulos das curvas, as pendentes da estrada em curva, o tipo de pavimento, a permeabilidade do mesmo, etc. não serão dierentes e criarão circunstâncias diferentes?
A qualidade das estradas seria uma discussão por si só! Mas podemos trocar impressões, claro!
Continuação de bom trabalho!
k de kendimen
Tenho que comentar:
Alguns dos iluminados de cima já ouviu falar dos famosos pontos negros das estradas?Estão bem referenciados nos poi’s(no gps).Quanto multas de velocidade são 0 (ZERO).
@ k de kendimen
A ver se desta consigo explicar a razão que me fez comentar:
A limitação da velocidade é uma forma de reduzir a sinistralidade. Até aqui tudo bem. Mas há outras formas de conseguir tão nobre objectivo que deviam ser adoptadas e não são. Só como exemplo: a abolição do absurdo Imposto Automóvel permitiria aos fabricantes colocar no mercado nacional e aos portugueses comprar pelo mesmo preço que hoje pagam carros melhor equipados em matéria de segurança. Assim, o parque automóvel português é maioritáriamente de gama baixa e média/baixa, logo mais expostos a risco de acidente.
Um esforço honesto por parte do Estado para reduzir a sinistralidade rodoviária passa por abolir o IA, promover a eficaz manutenção da rede viária, corrigir erros crassos de traçado em tantos troços, melhorar a sinalização, lançar campanhas sérias de acção pedagógica, etc, etc, etc. e não, tão somente, limitar a velocidade de circulação e largar os “pitbulls” para reprimir os infractores. Isto não passa de uma medida avulsa e, como se tem infelizmente visto, ineficaz.
O “novo” Código da Estrada não é mais que o antigo com as multas agravadas!!! Isto é querer diminuir as mortes nas estradas ou aumentar as receitas para continuar o rega-bofe???
Volto a dizer: Se a tecnologia me permite iludir a caça à multa por excesso de velocidade eu sinto-me no direito de a utilizar!!!
@a todos os interessados
Eu contribuo e de forma generosa no combate à sinistralidade nas estradas:
-não tenho carta de condução nem vou tirar…
-uso os transportes públicos…
-se tiver urgência, chamo a ambulância…
-no verão, faço praia e vou de taxi…
-não dou de comer a gulosos: mecânicos, seguradoras, gasolineiras, etc…
-poupo dinheiro e paciência… sou feliz!
Para Wenduine
Concordo com a maioria das ideias que expôs! Até o Programa Veículos em Fim de Vida tem manifestado problemas! Essa última afirmação é que não compreendo! Por confundir controle de velocidade com “caça à multa” e por não assumir que a melhor forma de estar conforme o controle de velocidade é respeitar os limites previstos por lei!! Senão, para que é que ela serve?
Para Lápis Azul
Cautela, não se iluda! Concerteza utilizará a via pública, passeios e passadeiras e provavelmente até terá de se servir da estrada quando os carros estão estacionados no passeio, certo?
Na minha opinião, os peões deviam ter formação, também! Mas isso levar-nos-ia para mais longe ainda do tema deste artigo!
k de kendimen