Site do Continente continua vulnerável, após dois meses…
...de ter sido identificadas vulnerabilidades graves
Todos nós conhecemos os populares cartões do Continente que armazenam pontos, que se “transformam” em dinheiro e que posteriormente podemos descontar nas nossas compras.
Há cerca de um mês, o Pplware informou aqui de tais problemas, mas segundo avança o site tugaleaks, as vulnerabilidades já foram descobertas há mais de dois meses e, apesar de oficialmente a empresa informar que tudo estava resolvido, parece que as vulnerabilidades continuam.
Segundo informação da equipa Team n00bz, criando uma conta no site do continente aqui, apenas com um e-mail válido, é ainda possível explorar um conjunto de informações confidenciais.
Depois da divulgação de tais vulnerabilidades em vários canais de informação, o Continente informou que tinham detectado e resolvido tais problemas e que o caso estava agora entregue às autoridades.
Após a equipa Team n00bz ter disponibilizado o código fonte no passado dia 26 de Fevereiro no serviço PasteBin, surge agora também a informação que o é possível ainda utilizar a página Web do Continente para fazer um levantamento de todos os cartões activos, que pertencem a clientes de todo o país.
O Pplware continuará a seguir atentamente este caso, trazendo aos leitores todas as novidades.
De sublinhar que já hoje o Pplware deu a conhecer as que os Computadores do Governo Português têm sido alvo de intrusões…
Este artigo tem mais de um ano
E pensar que conheço pessoas com mais de 500€ em cartão…
E sabendo que uma empresa como o continente, que factura milhões de euros por ano, ainda nao conseguiu proteger os dados dos clientes e “fechar” o seu sistema passado tanto tempo…
que novidade. A maior parte das empresas “grandes” em portugal fazem o que o continente faz. Têm nos seus quadros maus profissionais IT porque pagam mal e porcamente e ainda querem usufruir de estágios e etc, e quando algo desta magnitude acontece o que é que fazem? Desinformação para conter o prejuízo. O mal é que a Sonae acha que os olhos dos portugueses são grandes o suficiente para que lhes caiba Lisboa dentro…
maus ou bons profissionais não implic aque a solução seja simples de implementar devendo ser preciso alterar o portal web, o sistema de cada loja, o sistema central, etc, etc. e deixar tudo a ficar a funcionar normalmente, não se faz em 2 dias nem de forma transparente.
A alternativa de “desligar” os cartões durante x dias/meses também não me parece que seja sequer equacionada pela empresa 🙂
Não sei se estou a falar a verdade, mas tenho quase a certeza que o site em questão foi “outsource”, não foi a ISI da Sonae que o fez 🙂
quanto a estágios, eu trabalho na Sonae como Engenheiro Informático, (não tenho nada haver com estes projectos; faço desenvolvimento de ferramentas internas) e posso te afirmar que ganho bem, nem esperaram que os meus três contratos de 6 meses fossem cumpridos. Passei a efectivo apôs um ano de trabalho.
não tenho que me queixar.
o que não quer que o que falas não aconteça 🙂
mais digo, trabalhei na Critical antes de vir para a Sonae, e ai sim estava com com um contrato com estágio xpto, recebia mal, estava mal.
MAUS PROFISSIONAIS DE IT?… diz antes alguns profissionais por lá e o resto (a workforce) é tudo técnicos NÃO especializados em segurança propriamente…. vÊ-se isso nas câmaras municipais, finanças, etc… depois querem segurança nos sistemas.
Esta gente em 2013 ainda acredita no pai natal… pensam que contratar o sobrinho do filho do amigo… para fazer um site lhe garante um site seguro… ou contratar o primo do amigo que percebe de jogos de computador lhe vai permitir ter um site bastante bom e seguro… 😐 haja formação neste país e DINHEIRO para pagar que os BONS profissionais aparecem…!
100% garantido
O serviço foi feito em Outsourcing.
Sim e o pessoal da empresa de outsourcing é MAL PAGO. (ganham pouco prás responsabilidades que têm).
Enfim…
As pessoas deviam assinar sempre o livro de reclamações até mudarem o sistema….
Uma coisa é “ainda possível explorar um conjunto de informações confidenciais.”, outra coisa é conseguir ver saldo e usar o saldo de outro cartao como supostamente se conseguia fazer. Se notificaram oficialmente que já não seria possivel ver saldo de outro cartao (?), talvez esteja correto. Podem é provavelmente conseguir aceder a dados, mas duvido muito que a empresa responsavel pelos cartoes não tenha ainda endereçado a falha mais critica anunciada há semanas atras… A ver vamos no que dá.
Por acaso sou utilizador do site continente.
E esta situação já se encontra regularizada. Ao contrário do que é aqui referido.
Agora cada vez que se associa um cartão é necessária a validação via telefone. Não é o melhor sistema, mas sempre é mais um passo na verificação.
que me contratem que eu resolvo o problema!
mariquice dos cartoes de pontos e afins…
Noutra nota: A noticia refere o site do continente, mas NAO é o site continente vulneravel. É o site do cartao continente supostamente… Sao coisas diferentes.
Ando a dizer isso ao tempo.
+1 🙂
Se tiver-mos em conta com o cartão refeição continente, no qual muitas empresas (nas quais pelo menos um banco) estão a pagar o subsidio de refeição, é demasiado grave.
Bluf… isto já foi resolvido!
Para os curiosos como eu, o código está aqui:
http://pastebin.com/kJbg7Dgs
“…agora também a informação que o é possível ainda utilizar a página Web do Continente para fazer um levantamento de todos os cartões activos”
PPLWARE, deram-se ao trabalho de validar a veracidade desta noticia??! tugaleaks??!!
Estão a levantar um problema que não existe!
Confiamos na fonte 🙂