Site da Internet Systems Consortium foi atacado
Depois do ataque à rede PSN, Xbox Live e também TOR, agora foi a vez do site da Internet Systems Consortium. Segundo informações disponibilizadas no próprio site (de recurso), a organização diz acreditar que o site oficial tem malware e pede a todos os utilizadores que o visitaram recentemente para fazerem um scan as suas máquinas.
Um dos serviços/protocolos mais importante em qualquer rede de dados é o DNS (Domain Name System). Tal como o nome sugere, o DNS traduz nomes em endereços IPs e vice-versa. Por exemplo, quando acedemos ao site www.google.com, o nosso sistema precisa de saber qual o servidor a contactar e pede ao servidor de DNS (que está configurado) para que este lhe traduza o nome num endereço IP.
Do lado do cliente o utilizador apenas tem de indicar qual o servidor de DNS a usar. Já do lado do servidor há um conjunto de parâmetros que temos de definir.
O Internet Systems Consortium é uma organização, sem fins lucrativos, que é responsável pelo sofware Berkeley Internet Name Domain (BIND), usado amplamente em todo o mundo, especialmente em máquinas UNIX e Linux, para resolução de nome em IP's e vice-versa.
Na sequência de um provável ataque, a organização pede a todos os utilizadores que visitaram recentemente o site, que façam um scan às sua máquinas. A informação pode ler-se no próprio site da ISC.
Apesar de não existir ainda uma confirmação (apenas suspeição) da existência de malware, o ISC disponibiliza ainda um e-mail para que todos os utilizadores que considerem que as suas máquinas tenham sido infectadas através do site da organização.
Este artigo tem mais de um ano
“Depois do ataque à rede PSN, Xbox Live e também TOR” Segundo li a noticia aqui ontem no pplware, o grupo de hackers iria TENTAR atacar a rede TOR.. Então foram sucedidos? Se foram pq não fazer um artigo?
Os responsáveis pelo Tor deram conta do ataque e protegeram-se. Nos próximos dias já se sabe se o ataque foi efectuado com sucesso.
Então corrijam lá a noticia!
Apesar de ter apenas afetado 1% dos relays, não deixa de ser um ataque.