Pplware

Serão os carros os próximos alvos dos Hackers?

A tecnologia está hoje presente em quase todas as áreas! As “movimentações” dos últimos anos têm vindo a desvendar o rumo da tecnologia no segmento automóvel… carros inteligentes, transformados em autênticos hotspots, com ligação aos mais diversos serviços online, etc, etc.

O futuro dos automóveis será assim mas, outras questões se levantam, nomeadamente no que diz à segurança informática dos veículos. Serão os carros os próximos alvos dos Hackers?

Tal como o segmento tecnológico, o segmento do automóvel inova a um bom ritmo. Ao que tudo indica, os automóveis do futuro serão essencialmente eléctricos, com muita tecnologia a auxiliar e a fazer a “ponte” entre os sistemas. Mas, considerando que a tecnologia é sempre um alvo dos hackers, não poderão estes começar a atacar carros?

Charlie Miller e Chris Valasek, investigadores na área da segurança, colocaram à prova, em termos de segurança informática, o Toyota Prius e Ford Escape, tendo resultado desta investigação um documento com cerca de 100 páginas que indicam algumas boas práticas para motores híbridos e eléctricos já que estes têm uma maior interacção com sistemas electrónicos e mecânicos.

Ataque ao Toyota Prius

Relativamente ao Toyota Prius os investigadores conseguiram parar abruptamente o veículo quando este circulava a uma velocidade de 130 Km/h. Além disso, conseguiram também ter o controlo do sistema de direcção e acelerar também o carro.

 

Ataque ao Ford Escape

Relativamente ao Ford Escape, os investigadores conseguiram manipular os travões, quando o veículo circulava a baixa velocidade.

Estas vulnerabilidades graves além de colocarem em perigo os ocupantes dos veículos, podem também colocar em risco quem circula na estrada, grupos de pessoas, entre muitas outras situações que poderão ser catastróficas.

Mas como foram feitos os ataques?

Bem, a informações divulgadas indicam que foi ligado directamente um computador ao sistema do carro e só assim os hackers conseguir efectuar tais ataques. Mas, conseguindo aceder fisicamente a um carro será também possível instalar um sistema para o atacar remotamente.

Tudo isto é um alerta para as empresas que já desenvolvem sistemas com ligações sem fios e que os integram nos veículos.

Tanto a Toyota como a Ford já comentaram os resultados e ambas dizem que vão rever toda a tecnologia integrada nos respectivos veículos.

Via Huffington Post | ClipSet

Exit mobile version