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Se está alcoolizado o seu carro poderá não o deixar arrancar

Estão a ser pensadas, equacionadas e pesadas alterações com vista a diminuir a sinistralidade rodoviária e outros fatores negativos que têm “manchado as estradas”.

Depois das pressões à União Europeia para impor limitador automático de velocidade nos carros novos, poderão agora surgir em Portugal alcoolímetros nas viaturas para evitar que pessoas alcoolizadas possam conduzir.


Se está alcoolizado poderá ser impedido de conduzir

O país estuda uma tecnologia, solicitada há anos pela Prevenção Rodoviária, que impeça o veículo de circular caso o condutor tenha uma taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei.

Esta é um das várias medidas propostas como resposta à elevada reincidência dos condutores apanhados a conduzir com álcool.

 

Números preocupantes

Segundo informações do DN, só nos primeiros sete meses de 2017, mais de 12 mil condutores foram multados por álcool, dos quais 4834 tinham uma taxa-crime. Claramente há uma necessidade de usar a tecnologia para evitar esta falta de consciência cívica.

Para “atacar” este problema, o ministro da administração interna deixou abertura para aplicar uma medida do género, faltando criar, acima de tudo, enquadramento legal:

Tem de haver um trabalho legislativo e de organização para haver controlo do mecanismo, e programas de tratamento e formação dos condutores. Não é apenas carregar num botão.

Referiu o ministro da administração interna, Eduardo Cabrita.

Estão também em estudo, várias medidas de segurança rodoviária que a União Europeia anunciará em maio. Nesse leque de medidas existem algumas recomendações por parte do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes (ETSC). Entre as recomendações está a inclusão do assistente inteligente de velocidade, travagem automática de emergência e o interface eletrónico que permite colocar alcoolímetros nos carros dos condutores reincidentes na condução com álcool (sistema que impede o carro de andar se o nível de álcool for superior ao permitido), em todos os veículos fabricados a partir de 2020.

Imagem: JN – Operação Carnaval 2018

Todos estes sistemas de combate ao álcool nas estradas não são assunto novo, como podemos ver em baixo, são sim cada vez mais importantes e devem fazer parte de um plano de ação musculado, isto porque, segundo os estudos do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes, os acidentes causados por excesso de álcool matam 5000 pessoas na Europa, por ano.

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