Samsung apresenta o novo Galaxy Note
Um telemóvel? Um tablet? É o Samsung GALAXY Note!
A Samsung apresentou a sua mais recente aposta no mercado dos smartphones: o Samsung Galaxy Note! Já tínhamos aqui falado deste novo equipamento da Samsung, revelado na IFA2011, equipamento este que pretende criar uma nova categoria de dispositivos móveis.
Tal como o slogan escolhido pela Samsung indica, o Galaxy Note não é apenas um smartphone, e não chega a ser um tablet, é algo entre estes dois segmentos de dispositivos móveis, uma nova categoria de smartphones, chamar-lhe-ia mesmo uma reinvenção de conceitos.
Como certamente têm acompanhado, a Samsung tem, nos últimos tempos, investido bastante no segmento dos dispositivos móveis, smartphones e tablets, e encontra-se actualmente numa situação bastante positiva. É actualmente líder de mercado, com ofertas para todos os gostos, todos os tamanhos e feitios, todas as carteiras, desde equipamentos de entrada de gama, passando pela gama média e terminando em equipamentos de topo, como é o caso do Galaxy S II.
Mesmo com uma vasta oferta no mercado, a Samsung decidiu ampliar a sua série Galaxy, introduzindo um equipamento que é... diferente.
A característica que mais salta à vista num primeiro olhar sobre o Galaxy Note é sem dúvida alguma o seu "gigantesco" ecrã de 5,3 polegadas. Trata-se de um ecrã capacitivo, multitouch, HD Super AMOLED, com a qualidade a que a Samsung já nos tem habituado nos seus últimos smartphones de topo.
No entanto, embora as dimensões do ecrã sejam a primeira característica que impressiona num primeiro contacto, existe outra característica neste Note que acaba por ser ainda mais importante, e será a característica mais diferenciadora deste dispositivo: a S-Pen. Trata-se de uma caneta própria para interagir com o grande ecrã capacitivo do Galaxy Note, que lhe dá o "toque" que o torna tão especial e diferente do que já existe no mercado.
A S-Pen foi desenhada para trabalhar em harmonia perfeita com o Galaxy Note. Tem uma ponta rígida e bastante fina, conferindo-lhe uma boa precisão, tem um compartimento próprio para nunca se separar do Note, e existe ainda um botão físico na própria caneta, que lhe permite enviar informações diferentes para o smartphone.
Note-se ainda que a S-Pen não funciona com outro dispositivo com ecrã capacitivo, apenas o Galaxy Note reage ao seu toque.
Nas imagens em cima e em baixo está a comparação entre o Galaxy Note e o Nokia N9, onde é possíve ver a enorme diferença no tamanho dos dois equipamentos. É uma diferença abismal, que coloca cada um dos dispositivos na sua própria categoria, cada um destinado a funções específicas, com características específicas (a comparação com o N9 podia ter sido feita com qualquer outro smartphone).
As possibilidades e potencialidades que a S-Pen e o grande ecrã trazem a um equipamento como o Note são enormes. O Galaxy Note torna-se num autêntico bloco de notas, sempre pronto para aquela anotação rápida que por vezes é necessária, permitindo tirar notas com a mesma eficácia de um bloco de notas em papel.
Em resumo, aqui ficam algumas das acções que se podem realizar com a S-Pen:
- Escrever notas de uma forma rápida e prática, como se de um bloco de notas em papel se tratasse;
- Criar rapidamente uma nota quando se está a consultar alguma informação, tocando duas vezes no ecrã com a caneta enquanto se pressiona o botão físico da mesma, podendo rapidamente alternar entre a visualização e escrita da nota e a visualização da informação que estamos a consultar (bastando tocar na parte superior do ecrã);
- Tirar screenshots rapidamente em qualquer situação, bastando tocar durante alguns segundos com a caneta no ecrã enquanto é pressionado o botão da mesma;
- Recortar zonas dos screenshots criados para seleccionar apenas a informação que se pretende, havendo a possibilidade de adicionar essa informação a uma nova nota, na qual se podem colocar notas ou outras informações.
O Galaxy Note vem ainda munido de um calendário, a que a Samsung chamou de S Planner, desenhado especificamente para tirar partido de todas as características já referidas deste equipamento, como o seu ecrã de grandes dimensões e a S-Pen.
Na própria loja de aplicações da Samsung existem já algumas apps que procuram tirar o maior partido das possibilidades de utilização da S-Pen. Actualmente existem cerca de 10 aplicações específicas para o uso da S-Pen, a sua maioria destinada ao desenho, mas surgirão no futuro mais e variadas aplicações específicas para este terminal, que tirarão partido da sua caneta especial.
Especificações Técnicas
O Galaxy Note, além do seu grande ecrã, de grande qualidade, e fantástica S-Pen, traz também no seu interior hardware de topo. Ficam a seguir as especificações técnicas mais importantes:
- Pocessador: Dual Core a 1,4 GHz
- Ecrã: Super AMOLED HD de 5,3'' (1280x800, 285 ppi)
- Sistema Operativo: Android 2.3 (Gingerbread)
- Câmara: 8 MP com flash LED (frontal 2MP)
- Vídeo: gravação a 1080p a 24~30fps
- Memória: 16/32 GB + slot cartão micro SD (até 32 GB)
- Sensores: Acelerómetro, Sensor de Luz e Proximidadem Bússola digital, Barómetro
- Dimensões: 146,85 x 82,95 x 9,65 mm
- Peso: 178 gramas
- Bateria: Li-on 2,500 mAh
- S-Pen incluida, com aplicações dedicadas
Para uma introdução às potencialidades do Galaxy Note e da sua S-Pen, vejam o vídeo a seguir:
A Samsung abre assim uma nova categoria no segmento dos smartphones. Como já foi dito, o Galaxy Note não é um tablet, mas também não é apenas um smartphone. É um equipamento que se situa entre estes dois, e que junta num só dispositivo o melhor dos dois mundos. As possibilidades de um ecrã generoso, mantendo alguma portabilidade característica de um smartphone.
É ainda importantíssimo o papel desempenhado pela S-Pen, a caneta ao serviço do Note. A interacção do Galaxy note com esta caneta é fantástica, trazendo novas possibilidades e novas situações de uso de um smartphone.
O Galaxy note não é um smartphone para as massas, está pensado para targets específicos, em que um equipamento como este ajudará no dia-a-dia
As palavras de Nuno Pereira, Division Head da área de Mobile da Samsung Electrónica Portuguesa, resumem bem o que é o Galaxy Note, e qual o seu propósito:
Para terminar, não posso deixar de dar uma nota bastante positiva à Samsung por este lançamento. O Galaxy Note não se trata de uma nova invenção, nem tem tecnologia nunca antes vista. Tudo o que vemos no Note, já o vimos em outro lado qualquer: tem todas as características de, por exemplo, um Galaxy S II, com um ecrã maior, e traz uma caneta, situação banal antes da introdução no mercado dos smartphones adaptados ao uso dos dedos. Mas é a junção destes dois conceitos que marca a diferença. A Samsung conseguiu pegar em tecnologia já existente, e trazer para o mercado um produto diferente. Não se trata de uma invenção, poderá ou não ser considerada uma inovação, mas é sem dúvida uma renovação de conceitos. Mais uma vez, fica a nota positiva para a Samsung, por trazer inovação para o mercado.
Galeria Fotográfica
O Samsung Galaxy Note está disponível em branco e preto, para já apenas na versão de 16 GB. Custará 699 € livre de operador e 599 € nas operadoras, com fidelização.
O que lhe parece este Galaxy Note? Existirá espaço no mercado para uma nova categoria de smartphones?
Homepage: Samsung Galaxy Note
Homepage: Samsung Galaxy Note (PT)
Este artigo tem mais de um ano
Tenho 3 sgs2 e este é o proximo 🙂
Mais possa 😀
queres vender um ?
Infelizmente (por necessidade) também estou a vender um.
Boas, estou interessado em comprar se ainda o tens? contacta nrodassport@gmail.com
Também ando à procura de um. Se venderem um Vodafone e em boas condições estou interessado também.
samuelngomes@gmail.com
Vasco quanto dás? Comprei desbloqueado o meu 🙂
Dá-me o teu mail que quando for para comprar o Note eu entro em contacto contigo para falarmos melhor pode ser?
Ja o tinha visto la fora. pelo que percebi, isto e um sgs2 (ou seja, um grande telemóvel) mas com um ecrã enorme. Na verdade, grande de mais para eu o considerar, sequer.
Boa review.
Mas não é apenas isso. Lê o que escrevi com atenção, e verás que a S-Pen faz toda a diferença, e deixa de ser um sgs2 grande para ser um dispositivo bastante diferente.
Sinceramente não vejo qual a utilidade deste equipamento, não é grande o suficiente para servir de tablet, e é muito grande para andar com ele no bolso, enfim mais um equipamento para aqueles que não sabem o que fazer ao dinheiro.
Custa ler o post antes de comentar ????
@ TFLC
Como o Scheldon disse, lê o post e vais perceber o propósito deste Galaxy Note 😉
Era tirar-lhe as bordas sem interesse que não fazem parte do ecrã, e já fica mais jeitoso. Será um futuro passo dos smartphones.
meu proximo megaphone
Já disse Jobs uma vez, as pessoas não querem Stylus. Essas canetinhas são horriveis.
Ele disse isso quando era necessário usar as canetas para realizar qualquer acção com o equipamento. Na altura que ele disse isso, estava-se a referir precisamente ao facto da maior parte dos telemóveis touch screen necessetirem todos eles de uma caneta para fazer o quer que seja.
Nunca se deve levar tudo à letra, porque quando se fala em algo está-se sempre ou quase sempre num contexto temporal e espacial que é dinâmico ao longo do tempo.
Neste caso as canetas dão muito jeito. Diz-me lá como conseguirias fazer aquilo que é apresentado no vídeo com aquela precisão e rapidez com os dedos? pois bem não consegues!
Em relação ao equipamento, é grande demais para mim, mas atenção que isto tem alguma lógica como é óbvio. Os engenheiros não andam a brincar. Podem não reparar mas muitas pessoas já começam a levar o seu tablet para o trabalho, para os cafés etc. Os tablets por si só pelo tamanho que têm são um pouco incómodos. Isto é o ideal para essas pessoas e já agora o ideal para as mulheres que têm malas para levar as coisas hehehe
Exactamente, eu não diria melhor 😉
Errata:
Onde se lê “necessetirem” deve-se ler “necessitarem”
(além de algumas frases estarem mal construídas)
Desculpem escrevi um pouco à pressa.
por amor de deus…
tudo que ele disse se diz amem?
são horríveis para ti mas podem não ser para outros…
se queres fazer alguma edição de imagem no aparelho que precisão é que tens com os dedos??
são horríveis como tu dizes (que eu compreendo como dispensáveis) para quem não utilize ao máximo o aparelho
Os fãs das portáteis da Nintendo querem ter uma palavrinha contigo 😛
Acredita que se muitas funções do smartphone pudessem ser feitas com stylus, faria e faz muita diferença 😉
Quando eu ouvi falar da canetinha, pensei logo: “então, mas estamos a regredir?”
Bem, é claro que é um método mais preciso que os dedos e tal, mas e quando perdermos essa canetinha? Compramos outra?
E com um tamanho desses, estou mesmo a imaginar as pessoas a fazerem chamadas com isso…
Claro que esta coisa (e digo assim porque esta categoria não tem nome) pode ser muito útil para algumas pessoas (empresários, nos 10% de tempo em que andam com as duas mãos desocupadas, e gente rica que gosta de coisas grandes).
Como disseram no próprio post, é direccionado apenas a um público-alvo muito específico.
E, sinceramente, Google Fanboys, às vezes conseguem ser piores que os da Apple.
“Bem, é claro que é um método mais preciso que os dedos e tal, mas e quando perdermos essa canetinha? Compramos outra?”
Eu diria que sim… mas como raio é que se perde uma canetinha que está agarrada ao dispositivo que a usa?
Se fosse barato, adoraria tê-lo como bloco de notas portátil e de fácil acesso. Chato é que não caiba no meu bolso.
E a palavra chave aqui é “barato”. Onde tá o preço, alguém sabe?
Mais uma vez esqueci-me desse pequeno grande pormenor.. já está adicionado (699€ desbloqueado e 599€ nas operadoras), no entanto ainda não encontrei nada completamente claro acerca de preços. Nas operadoras ainda não encontrei, na fnac já está a 699€ 😉
Ouch. Mais uma vez, os smartphones provam que só existem por um paradoxo qualquer: as pessoas estão numa crise financeira, mas compram coisas com esse preço! 😛
isto é excelente para empresas, para usar no trabalho vejo mto potencial
Sim, é esse o principal target: profissionais que tenham empregos que tirem partido dos pontos fortes deste Galaxy Note.
Eu quero 1!!! =D
Penso que o tamanho é exagerado!
Mas a tecnologia que usa parece ser muito boa..
ANDROID!
De facto este aparelho tem muitas boas qualidades, mas em termos de abrir assim uma nova categoria no segmento dos smartphones não concordo, esse passo já tinha sido dado pelo Dell Streak neste tipo de formato dos 5′, eu tenho um e posso dizer que pessoalmente que me habituei ao seu formato que permite um uso completamente diferente, pratico, produtivo e suficiente grande para poder andar com ele nos bolsos do casaco sem estorvar, era capaz de trocar o meu Dell por estes, primeiro estranha-se depois entranha-se
Mas ele abre uma nova categoria pela caneta que traz consigo, e pela integração das funções da caneta no próprio sistema. Tens um exemplo no vídeo que deixei no artigo de uma das vantagens da caneta, e como ela trabalha muito bem com o Note.
No Streak, embora tenha o ecrã de 5”, não tem esta componente tão optimizada.
Simplesmente horrível, um monstro no tamanho. Quanto mais destes aparecerem mais gosto do iPhone e dos novos Nokia a estes dois pode-se dizer que são de um design de muito bom gosto.Um dia li uma entrevista a Steve Jobs acerca do design dos iPhones e ele apontava o tamanho como uma das vantagens e realmente é mesmo, eu quero um telemóvel para aceder ás funções só com uma mão o que neste e que ainda hoje vi na TV na sua apresentação, a apresentadora teve que largar tudo para poder pegar no “monstro” Quanto ao hardware parece ser bom …
Sim, é uma consequência da dimensão dele, a dificuldade enorme, a roçar o impossível, de usar apenas com uma mão.
Pois tudo depende do tamanho das mãos…
Tiago, muitos parabéns pelo texto, adorei a forma como abordaste este conceito… diferente. Pena que vários leitores comentem mesmo antes de ler o artigo, não sabem o que perdem!
Utilizo diariamente um tablet de 7″ que cabe numa mala tiracolo ou mesmo no bolso do casaco… é claramente mas cómodo que um de 10″ (que também já tive oportunidade de usar diariamente). O Galaxy Note parece-me estar mais agarrado ao conceito smartphone e de certeza que quando for lançado o Android 4.0 ICS, a versão para o Galaxy Note será de smartphone. No entanto, tem N vantagens perante esse tipo de dispositivos. É um conceito interessantíssimo.
Muito obrigado Hugo 😉
É um conceito muito interessante, sem dúvida. Não será para todos, como é óbvio, mas muito interessante para targets específicos. Realço mais uma vez o bom trabalho da Samsung neste equipamento, pela capacidade de mostrar algo diferente, e pela forma arrojada como apostaram neste Note.
Quanto a tablets, já me passou pela cabeça que um Note de 7” seria interessante. Pessoalmente gosto mais de tablets de 10”, mas claro que, como dizes, 7” são muito mais portáteis.
Fazia todo o sentido, no meu entender, a Samsung apostar a seguir num dispositivo de 7” com as características deste Note (a caneta), que iria já receber a versão tablet do ICS. Vamos ver como correm as vendas do Note, pode ser que a Samsung acabe mesmo por fazê-lo!
Há mais uns truques engraçados no note que dão jeito para usar com a S-Pen. Há também o S-PLanner, que embora não tenha mostrado, também me parece estar muito bem desenvolvido, tirando muito bom partido das características do Note.
Abraço! 😉
Já que falaste em tablet de 7″ com caneta, a HTC tem o HTC Flyer muito dentro do mesmo estilo. Na verdade, não conheço se teve ou não o sucesso esperado.
Bom artigo 🙂
Quanto ao equipamento, é apenas um smartphone grande e não um tablet pequeno, a meu ver. Tem a pen, sim e dá muito jeito. Quanto ao software, porque não o Android 3?
Agora à Samsung só falta um equipamento com 8″ e um ecrã com um nome maior 😛
Android 3 é para tablets, e como dizes e bem, é mais um smartphone grande que um tablet pequeno. O limite para tablet encontra-se, na minha opinião, na ordem das 7 polegadas (embora prefira um tablet de 10 polegadas, para o uso que lhe dou).
Ja tive oportunidade de experimentar e som sincero comprava !!
tenho o Tablet de 7 polegadas da Samsung e este realmente é um excelente compromisso a nível de portabilidade e mesmo assim um ecran generoso.Quem necessita de consultar algumas folhas de calculo, pdf , enfim documentos e nao que andar com o de 7″ atras este é um equipamento a considerar
nada melhor qe um papel e um lápis.
Cumps
Muito bem dito,meu caro amigo.De todos os que escreveram comentários,foi você o mais lúcido.Sabe como é,hoje em dia “toda” a gente opina.E,além disso,”toda” a gente tem dinheiro para comprar destes telemóveis!!Francamente,se em vez disto as pessoas olhassem para o estado em que estamos,e para as dificuldades que passamos,muita gente pensaria duas vezes em querer isto,querer aquilo…Ele há gente que mete dó!!
Eu também acho José. E acho também que nem sequer devia haver PC’s, o ideal é trabalhar em papel, termos uma zona de Lisboa chamada “o centro escriturário de arquivo” (ao que chama-mos hoje disco rígido). E e-mails?! Nada disso, cartinhas para a malta toda!! Siga!!
Claramente que quando se parte para as armas convém ter argumentos, e não acusar “toda” a gente, por ela dar a sua opinião, algumas até são construtivas e bastante coerentes.
Para mais, a crise não pode ser argumento para tudo, ela há mais para uns do que para outros, logo deixem os outros comprarem o que querem!! Inveja é coisa muito feia…
lol, inveja ? Eu tenho dinheiro para comprar esse telemóvel, um android e até um iPhone, os 3ºs
Apenas acho um desperdício de dinheiro, ainda pra mais não sabendo o dia de amanha !
Tenho o meu SE w715 há um ano, que foi pago do meu próprio bolso (150€, e que me custou bastante dar tanto dinheiro por um tlm)
Que continua a fazer as suas funções,
– telefonar,
– enviar centenas de msgs por dia,
– ouvir música quase desde que acordo até quando vou dormir
– tirar fotografias
– filmar
e tenho usado a opção “notas” quando nao tenho nenhum papel e lápis à mão, para anotar no tlm algo importante que nao posso esquecer, que me dá a opção de mostrar no “modo espera” (ambiente trabalho tlm)
Eu gosto de apontar as minhas tarefas e quando ficam concluídas, de as riscar.
Dá-me ar de que completei aquele “objectivo”
Apenas é a minha opinião, e cada um tem a sua.
Apenas acho que é mais eficaz um papel e lápis para anotações rápidas.
Claro que não sou tão extremo de ser a favor da abolição do pc e emails, pq uso diáriamente, mas acho que existem coisas qe são um tanto exageradas.
Cumprimentos !
O comentário não era directamente para ti, pois não vi mal nenhum nele(o teu), nem me pareceu que sequer houvesse o mínimo de incoerência. Não julgo opiniões, cada um têm a sua, e deve ser respeitada, acusar sem fundamentos, pois claro que já condeno. Eles custam isso porque o preço de os fazer não a borla também. Mesmo com uma boa margem de lucro componentes + ideia valem dinheiro, de acordo?
Relativamente ao dinheiro que tens ou deixas de ter, epá, acho que foi infeliz, ninguém está minimamente interessante se tu consegues comprar o Rossio ou não. A inveja foi ao facto de que para muitos a crise não existe, e comprar um objecto deste valor é prioritário e bem gasto. I am just saying…
Um Tablet de tamanho reduzido. Parece interessante para quem nao quer carregar o Tablet para todo o lado por causa do tamanho. De qualquer forma eu continuo a incluir esta maquina na classe dos Tablets. Isto no Inverno da para levar para qualquer lado porque normalmente os bolsos dos casacos sao maiores no Verao e um pouco mais complicado.
Por acaso brinquei ontem com uma coisa destas. Acho que e mais para o mundo empresarial ou para quem precisa de andar sempre com os mails e sei la mais que e pequeno num smartphone
Não é um tablet, é um tablephone 😀
parece que faz suar “tablerone”
(toblerone)
http://www.international-chocolates.com/i/toblerone1.jpg
😛
“O Galaxy Note não se trata de uma nova invenção, nem tem tecnologia nunca antes vista. Tudo o que vemos no Note, já o vimos em outro lado qualquer: tem todas as características de, por exemplo, um Galaxy S II, com um ecrã maior, e traz uma caneta, situação banal antes da introdução no mercado dos smartphones adaptados ao uso dos dedos.”
Pois é, ainda há semanas veio a apple com um smartphone com as mesmas características cheia de “inovações”.
Mini Tablet
Big smartphone. 😀
fui ontem a fnac no shopping e peguei no galaxy note. que grande de mais. e depois peguei no galaxy s2 que estava ao lado. só sei que o galaxy s2 em versão branca é giro de mais
Boas!
Eu comprei um e posso dizer-vos que é FABULOSO!
Em relação ao tamanho, já sabia que era um pouco grande, mas para mim isso faz uma grande diferença na escrita de mensagens ou qualquer introdução de texto. Deixei de “carregar” 2 letras ao mesmo tempo na escrita. 🙂
Possuo um Galaxy Tab 10.1 e assim deixo de o usar e ter que levar uma peça de “tijoleira” comigo. 🙂
Diz que está disponível na cor branca, mas na Europa nada… estou à espera desse branquelas há mais de mês… se alguém souber de um site que seja de confiança diga sff para o meu email: pajoar@live.com.pt
Obrigado