Pplware

Saldos… a verdade que deve conhecer

O ano abriu com a promessa de bons saldos, reduções, promoções e preços de ocasião, é o que se encontra estampado em todas as montras. Mas isso despertou algumas dúvidas sobre o que é de verdade um ganho face aos preços “de todo o ano” e face ao que podemos encontrar noutras lojas que vendem o mesmo artigo.

Será que os saldos são mesmo vantajosos?

Primeiro desconfio sempre do material exposto. Não sei porquê mas “nascem” nas prateleiras equipamentos que já não estão actuais, ou pelo menos já deveriam ter saído de linha de venda há alguns meses, são os chamados “monos”.

Depois reparo que o preço inicialmente anunciado, aquele que está rasurado para dar lugar ao preço de saldo, é muito mais alto que o praticado na linha de vendas. Por fim reparo que há uma ideia pré-concebida na cabeça das pessoas que os melhores preços são nas grandes superfícies. Pés ao caminho e fui verificar algumas das minhas dúvidas pelos sítios onde estão concentrados os “consumidores”.

Caça ao produto

Após andar pelos shoppings verifiquei que os saldos, como já tem vindo a ser hábito, não têm preços assim tão atractivos, são essencialmente de produtos descontinuados e acima de tudo é uma caça ao produto. A quantidade de pessoas à procura do melhor preço é imensa, acabam por levar produtos de exposição e ainda têm que ficar na fila algum tempo para conseguir pagar e vir embora com a ideia de um excelente negócio.

A caça ao melhor produto é prova que há poucos bons negócios

Decidimos comparar alguns dos produtos divulgados nas grandes superfícies como o melhor dos saldos. Com ajuda do nosso parceiro KuantoKusta descobrimos que afinal o preço de saldo muitas vezes não é o mais barato que se consegue encontrar e mais importante não são produtos que tenham grande procura antes dos saldos, ou seja, não são os produtos que os portugueses tanto ansiavam comprar.

Na infografia abaixo poderão ver alguns produtos em saldo nas grandes superfícies e o (realmente) bom preço quando comparados.

Nota: infografia com alguns produtos preço antes dos saldos e preço de saldos nas grandes superfícies, preço no kk sem saldos e de seguida produto da mesma linha mais procurado.

Assim de imediato consigo enunciar já algumas vantagens de pesquisar e comparar online:

O comparador de preços mostrou-nos nesta infografia não só a comparação entre os produtos em saldo, mas também os produtos mais procurados nesta altura, ainda dentro das áreas e características semelhantes dos produtos em saldo, com a vantagem destes serem os que realmente se desejava obter.

As diferenças de preço entre os modelos em saldo e os modelos mais procurados são poucas e feitas as contas podem compensar. É preciso estar atento, existem excelentes negócios nas alturas de saldos, mas também existem aqueles negócios que depois vão desejar não ter feito. O segredo é estar atento e comparar antes de comprar.

Em resumo…

É sempre necessário passar os olhos pelos preços praticados online. Mais não seja, estes preços, permitem balizar o que é um preço baixo, um preço de saldo e uma excelente oportunidade de compra. Não se deixe enganar pelos cartazes grandes dos descontos, são uma forma de desviar a sua atenção do fundamental.

Já parou para pensar que quando se praticam descontos de 40%, 50% e 70% alguma coisa está errada? Ou a margem antes dos saldos era para explorar o cliente ou então há pouca verdade no preço líquido agora proposto. Nas duas formas o cliente está a ser muito mal informado.

Mas então porque razão online há também, diferenças nos preços em percentagens “anormais”?

Principalmente, porque no online não há despesas com logística e stock. Online não há despesas com estética de loja, não há gastos com um vasto leque de acções que as lojas físicas promovem e também porque online a concorrência não é geográfica, é mundial.

Compre bem, compare sempre os preços online.

Exit mobile version