Pplware

Rússia usa screenshot de jogo para tentar envolver EUA com ISIS?

A relação entre os Estados Unidos e a Rússia é bastante tensa e faz com que o resto do mundo se mantenha de olhos bem abertos. Vivemos uma verdadeira “Guerra Fria” entre as grandes potências mundiais que tendem a usar, cada vez mais, as redes sociais como forma de disseminação de informação.

O mais recente episódio ocorreu hoje. Numa conta do Twitter associada ao governo russo foram partilhadas imagens que tentam acusar os Estados Unidos de estarem a cooperar com o Estado Islâmico na Síria… A questão é que, aparentemente, uma destas imagens pode ser encontrada no YouTube, numa demonstração do AC-130 Gunship Simulator.


O Tweet

O Ministério da Defesa publica evidências irrefutáveis de que os Estados Unidos estão realmente a dar cobertura às unidades de combate do ISIS para recuperá-los, reimplantá-los e usá-los para promover interesses americanos no Oriente Médio

Este era o texto que acompanhava as imagens do tweet partilhado na página do Ministério da Defesa da Rússia, @mod_russia que entretanto foram apagadas. Mas na Era da Internet, nada desaparece.

Perante as imagens partilhadas rapidamente começaram a surgir utilizadores a questionar a veracidade das mesmas.

 

Militares dos Estados Unidos a jogar AC-130 Gunship Simulator?

As imagens acima foram partilhadas no Twitter do Ministério da Defesa da Rússia, entretanto eliminadas, mas foi a seguinte que suscitou desconfiança quanto à veracidade da informação partilhada.

A acompanhar a imagem encontra-se uma legenda que diz algo como “a escolta ISIS que sai de Abu-Kamal, perto da fronteira Síria-Iraque”, e que refere que são imagens do dia 9 de novembro deste ano.

No entanto, esta imagem pode ser encontrada num vídeo de demonstração do AC-130 Gunship Simulator, no canal da Byte Conveyor Studios, datado de março de 2015.

Imagem recolhida do YouTube

Há ainda uma outra imagem de drone, também já eliminada, que se refere a outra escolta de automóveis do ISIS com uma legenda semelhante à anterior e com a mesma data, que também pode ser encontrada no YouTube. Neste caso são imagens partilhadas pelo canal de informação russo RT de um ataque aéreo do Iraque a 700 veículos da ISIS, em 2016.

Entretanto, durante a tarde, novas publicações foram feitas, acompanhadas com o mesmo texto mas com imagens diferentes.

Exit mobile version