A relação entre os Estados Unidos e a Rússia é bastante tensa e faz com que o resto do mundo se mantenha de olhos bem abertos. Vivemos uma verdadeira “Guerra Fria” entre as grandes potências mundiais que tendem a usar, cada vez mais, as redes sociais como forma de disseminação de informação.
O mais recente episódio ocorreu hoje. Numa conta do Twitter associada ao governo russo foram partilhadas imagens que tentam acusar os Estados Unidos de estarem a cooperar com o Estado Islâmico na Síria… A questão é que, aparentemente, uma destas imagens pode ser encontrada no YouTube, numa demonstração do AC-130 Gunship Simulator.
O Tweet
O Ministério da Defesa publica evidências irrefutáveis de que os Estados Unidos estão realmente a dar cobertura às unidades de combate do ISIS para recuperá-los, reimplantá-los e usá-los para promover interesses americanos no Oriente Médio
Este era o texto que acompanhava as imagens do tweet partilhado na página do Ministério da Defesa da Rússia, @mod_russia que entretanto foram apagadas. Mas na Era da Internet, nada desaparece.
Perante as imagens partilhadas rapidamente começaram a surgir utilizadores a questionar a veracidade das mesmas.
Militares dos Estados Unidos a jogar AC-130 Gunship Simulator?
As imagens acima foram partilhadas no Twitter do Ministério da Defesa da Rússia, entretanto eliminadas, mas foi a seguinte que suscitou desconfiança quanto à veracidade da informação partilhada.
A acompanhar a imagem encontra-se uma legenda que diz algo como “a escolta ISIS que sai de Abu-Kamal, perto da fronteira Síria-Iraque”, e que refere que são imagens do dia 9 de novembro deste ano.
No entanto, esta imagem pode ser encontrada num vídeo de demonstração do AC-130 Gunship Simulator, no canal da Byte Conveyor Studios, datado de março de 2015.
Há ainda uma outra imagem de drone, também já eliminada, que se refere a outra escolta de automóveis do ISIS com uma legenda semelhante à anterior e com a mesma data, que também pode ser encontrada no YouTube. Neste caso são imagens partilhadas pelo canal de informação russo RT de um ataque aéreo do Iraque a 700 veículos da ISIS, em 2016.
Entretanto, durante a tarde, novas publicações foram feitas, acompanhadas com o mesmo texto mas com imagens diferentes.