Pplware

Rússia quer banir LinkedIn das lojas de apps da Google e Apple

Os problemas do LinkedIn e da Microsoft na Rússia têm subido de tom nos últimos meses. O incumprimento das regras impostas levou a que a rede social fosse banida.

Agora, a Rússia quer fazer muito mais para impedir o acesso e, para isso, pediu à Google e à Apple para removerem a app do LinkedIn das suas lojas de aplicações.

A decisão de banir o LinkedIn da Rússia foi tomada em Outubro de 2016, como resposta à decisão de um processo em tribunal. O incumprimento da decisão de manter no território russo os dados dos utilizadores locais terminou desta forma.

De imediato, o LinkedIn foi bloqueado, ficando inacessível no país, quer pelo browser quer pelas aplicações. Claro que não tardaram a surgir formas de contornar este bloqueio, recorrendo a VPNs.

 

O pedido de bloqueio do LinkedIn

Mas agora o governo russo quer terminar de forma total este acesso e, para isso, pediu à Apple e à Google para removerem a app do LinkedIn das suas lojas, quando o acesso é feito no território russo.

A posição da Google e da Apple

A Apple e a Google ainda não responderam a este pedido, apesar da empresa de Cupertino ter admitido que foi contactada para retirar a aplicação. Do lado da Google, não confirmaram o pedido, mas informaram que vão cumprir qualquer decisão legal que surja.

Dificilmente as empresas vão conseguir fugir a esta decisão mas, caso o façam, vão estar a agir de forma contrária à sua posição oficial. Esta será apenas mais uma situação onde as empresas vão ter de cumprir as imposições legais dos países, tal como tem acontecido recentemente.

Esta situação surge numa altura em que as relações entre estes dois países estão tremidas, depois dos EUA terem acusado a Rússia de interferência nos resultados das últimas eleições.

Via: New York Times

Exit mobile version