Pplware

Retirar a Huawei e a ZTE dos operadores dos EUA vai ter um preço muito elevado

Os EUA e a administração Tump estão numa cruzada para banir algumas empresas chinesas do seu território. As razões apontadas são mais que conhecidas e assentam principalmente numa suposta premissa de segurança e de roubo de dados, que nunca foram provados.

Para além do bloqueio ao acesso à tecnologia que os EUA possuem, há ainda um movimento que tenta retirar dos operadores americanos todos os equipamentos da Huawei e da ZET. Agora surgiu um relatório que mostra o custo desta ação e ficou provado que vai ser muito elevado.


O custo de retirar a Huawei e a ZTE dos EUA

Como em qualquer país do planeta, as tecnologias e os equipamentos da Huawei e da ZET estão presentes nos operadores dos EUA. Esta deve-se à qualidade e à tecnologia que estes oferecem para as redes 3 e 4G, essenciais para as comunicações.

A ideia agora é eventualmente retirar estes equipamentos das redes e substituir por outros de outros fabricantes. A FCC tem um plano para esta mudança e espera ter verbas para esta mudança, fornecidas pelo Congresso. As palavras de Ajit Pai, o chairman da FCC, mostram igualmente isso mesmo.

It is a top priority of our nation and this Commission to promote the security of our country’s communications networks. That’s why we sought comprehensive information from U.S. carriers about equipment and services from untrusted vendors that have already been installed in our networks. Today’s announcement marks a critical milestone in our ongoing commitment to secure our networks.

Um preço elevado que alguém vai ter de pagar

Do que é revelado no documento agora partilhado, esta mudança terá um preço muito elevado. Até agora, e com a informação recolhida, estima-se em 1,837 mil milhões de dólares. Entretanto, os operadores que são elegíveis para receber a ajuda dos EUA estimam que este valor esteja nos 1,618 mil milhões de dólares.

As verbas ainda estão por aprovar pelo congresso dos EUA

No total estão identificados 51 operadores que podem receber fundos do congresso dos EUA para esta substituição de equipamentos. O mais caricato é que esta verba ainda não está aprovada pelo congresso americano e ainda demorará algum tempo a que seja votada.

Este é ainda um problema que parece estar longe de estar resolvido e principalmente sem ter uma solução à vista. A apenas 4 meses das eleições americanas, muito pode ainda mudar, tal como tem acontecido no passado.

Exit mobile version