PplWare Mobile

Rede sem fios da Biblioteca de Paris desligada..

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Calaça says:

    Realmente isto do Wi-Fi dá um jeitão, mas será que não estamos mal informados e/ ou ignoramos os possíveis (ou nem por isso) malefícios desta maravilha tecnológica ?
    Sinceramente dá-me que pensar…

  2. t@ndre says:

    hehe

    os problemas das ondas rádio… que tese dava este tema….

    são tantas as ondas que por ai andam e só de pensar no seu numero fico logo com dor de cabeça 😛

    mas o que o pessoal gosta mais é micro-ondas para a carola 🙂

    ——————
    http://www.sounatural.com

  3. bicancas says:

    Pois é pura verdade, porque a mim já me aconteceu várias vezes. Sinto principalmente a cabeça pesada e um certo mal estar. Isto do Wi-Fi ainda vai dar problemas

  4. José Dias says:

    Eu no emprego estou rodeado umas 20 a 30 redes WIFI e nunca vi nem ouvi falar de casos semelhantes a este. Por isso duvido que tivesse sido por causa do WIFI…

  5. Estes franceses sao mesmo do outro mundo porra chamam aquilo pais desenvolvido.
    Ao menos era um router com norma N ?
    eu tenho 2 routers aqui em casa, wireless, uma rede privada e uma publica, ambos em cima da secretária à 2 anos, nunca senti nada disso. quer dizer, senti sono, ya, quando fico no pc ate as 4 da manha a ler coisas ou a jogar e dps olho pras horas e digo
    “eh pa que sono, nao, nao e por tar acordado a mais de 20h é mesmo por causa destes malditos routers”
    as pessoas tem uma esperança media de vida maior, comem legumes com pesticidas, animais com a carne cheia de adrenalina por causa da euforia do abate (carnes vermelhas), bebem alcool, fumam tabaco, muitas drogam-se… os poucos que sobram dizem que o que faz mal é o wifi ?
    entao e as redes da tv analogica, e as radios que sao as centenas nas grandes cidades. agora ate ha emissores FM pro ipod emitir pro nosso carro sem fios. o bluetooth, as redes de telemoveis? nah, em frança deviam era apagar com isso tudo.
    PS: faz “mais pior mal” umas boas 5000 vezes morar por baixo de cabos de media/alta tensão ou mesmo ter a casa espalhada de triplas por causa das radiações da electricidade ou ir morar pro pé duma fabrica que nunca feixa e ta sempre a libertar porcaria pra atmosfera, sem falar nos carros.
    des de que me mudei pro centro de viana ando todos os dias com asma….
    mas espera, nao é por eu ser asmatico, FORAM A PORCARIA DOS MEUS DOIS ROUTERS!!!!

  6. Pedro Pinto says:

    Eu já tive muitas situações caricatas de pessoal que tinha uma dor nas costas e dizia que o problema era da “Máquina da Internet”

    Pedro Pinto

  7. the Sineater says:

    Essa cena é uma treta, o gajo keria é ganhar $ com um possivel processo contra as tecnologia Wi-Fi. Eu tenho Wi-Fi constantemente em casa e no escritório 24/24 horas e nunca me deu nenhum destes sintomas.

    • Vortex says:

      Não é porque não teve nenhum desconforto ou sintoma que pode afirmar que não causa malefícios. Eu por exemplo não sinto nada quando como gluten, mas conheço pessoas que tem efeitos severos. Tem pessoas com alergias diversas, doenças diversas. Convenhamos que ficar o dia inteiro exposto à radiação eletromagnética de padrão digital (digo digital porque analógico tem o campo terrestre, luz, entre outros) de frequência 2,4 ou 5 GHz não era comum até 15 anos atrás e não sofremos adaptação à isso. Se você tem dúvidas quanto capacidade de causar malefícios da radiação eletromagnética você pode dormir 1 semana com o roteador em potência máxima do lado da cabeça ou ficar próximo de roteador wimax (conheço pessoas que ficaram numa sala com wimax (emite radiofrequencia em potência maior que o wifi) e todas afirmaram que ficaram com dor de cabeça e nauseas).

  8. Filipe Lourenço says:

    LOL! Odeio franceses! Mal estar, andam todos cuma carrada de cobranto e depois dizem que é do wireless… LOL! Burros mesmo! Vão mas é à bruxa pa ela cortar o cobranto cos pratos da água e o azeite!
    Wireless é a melhor invenção depois do papel higiénico!

  9. Bulldozer says:

    Acho que devemos dar tempo ao tempo…

    O facto de ainda não existirem estudos que comprovem com elevado grau de certeza os possíveis efeitos da exposição às ondas electromagnéticas das redes WiFi, não significa que esses efeitos não existam. Há estudos que comprovam o efeito de aquecimento dos tecidos humanos durante as chamadas de telemóvel de longa duração, por exemplo. No entanto, a relação entre isso e o aparecimento de cancro já é algo difícil de estabelecer…

    É um facto que, por exemplo, as crianças são muito mais susceptíveis aos efeitos do espectro electromagnético (ex: os raios solares), e não será à toa que não é recomendável a utilização de telemóveis pelas mesmas.

    O advento das novas tecnologias sem fios trouxe indubitavelmente uma maior qualidade de vida a todos os que dela usufruem directa ou indirectamente, mas como tudo na vida, penso que nunca é demais apelar ao bom senso. Se pudermos evitar ter o portátil em cima das pernas, se pudermos colocar um AP num ponto mais elevado onde o feixe de maior ganho não incida directamente nas pessoas, etc, penso que são tudo pequenas precauções que eventualmente nos poderão salvaguardar no dia em que se venha a comprovar algo (ou não). Até porque o simples afastamento de alguns centímetros de uma antena provoca uma atenuação bastante grande no nível de sinal.

    Cumps

    • Vortex says:

      Existem muito mais que 50 estudos sobre malefícios da exposição ao wifi e celulares no PubMed. Só não querem divulgar por interesses econômicos.

  10. Pedrocas says:

    Boas
    Essa do “tenho um router wireless em casa e nunca me deu esses sintomas” faz-me lembrar o “fumo há 10 anos e nunca apanhei 1 cancro, nem 1!” LOL
    de facto já foi provado mais do que uma vez que são ondas que provocam muitos efeitos secundários, o que não significa que esses efeitos sejam graves para a saúde, pelo contrario, não passam de sintomas, daí a legalidade da tecnologia.

  11. Carlos Nascimento says:

    Por acaso há cerca de um ano andava à procura de firmeware para o meu router D-Link e reparei que existe um exclusivo para frança, a diferença está no facto de a potencia do sinal ter que ser mais fraca para cumprir as normas de lá.

    Nunca liguei muito ao assunto mas agora aparece isto…

    Mas é um bocado como o t@ndre diz, somos bombardeados com tantas ondas que nem quero pensar 😛

  12. João Simão says:

    Então os estudantes e professores universitários portugueses??? Também se deviam sentir indispostos…

  13. Filipe says:

    Eu sei o que me faz mal, ordenados baixos e muitos impostos. Insónias, ansiedade, dores de cabeça, problemas pessoais, familiares e conjugais, náuseas quando me pedem para apertar um cinto que ja’ esta’ no ultimo furo. Eh preciso dar mais exemplos?

  14. fariamaia says:

    Eu francamente sou a contra estas medidas tomadas nos joelhos.
    Em primeiro, a radiação da redes do telemóveis são maiores que a redes wi-fi. Esta radiação é multiplicada exponencialmente se utilizares o seu telemóvel com frequência.
    Mas também concordo se as redes não respeitarem os níveis máximos de sinal pode provocar mal-estar.

    Esta medida é a medida fácil e sem trabalho, porque é mais fácil proibir do que fiscalizar..

  15. Pirotas says:

    Acho que não podemos ser tão peremptórios e dizer que aquilo não faz mal nenhum mas acho estranho ele ir logo dizer que era do wi-fi.

    Só se o bacano andava com o router colado á cabeça…!

  16. Radnor says:

    Huumm, este noticia devida no jornal “Incrivel!!” ou qualquer coisa assim.
    Radio, Bluetooth, GPS, GPRS , Wifi, Televisoes…..isto a 2.4 ghz. Mais as comunicacoes militares a 5Ghz. Os tectos e parede com amianto, o amoniaco presente em qualquer “lava-tudo” ou pintura de cabelos, o Monoxido de carbono do escape dos automoveis, o aroma a enxofre (no meu caso, que trabalho perto de uma refinaria), tudo leva nitratos e pesticidas, ou sobrecarga de anti-bioticos e esteroides, fumar e comer mal, stress…ad nauseam.
    Claro que a culpa é da WIFI. Sem duvida, toca a bater no cavalo morto.

    Isto faz me lembrar a conversa de Domingo a tarde quando vamos todos de copos.
    É sempre a porcaria daquela ultima cerveja que me partiu todo. As duas garrafas de Vinho, Licor Beirao, Irish Coffee, 10x”Shots” com nomes de actos maleficos e sabor a “sabe-deus”, 1 Gin Tonico….e a porcaria da cerveja. Pa, a cerveja meu….pfff, rebentou-me todo. Sempre a porcaria da cerveja.

    Franceses. So mesmo o Asterix é que era decente.

  17. Jonblue says:

    Isto não passade palhaçada pura e quem está por detrás desta cena caricata são os vendedores de wi-fi e que praticam os preços que sabemos…
    Os fornecedores ainda não entenderam ou não querem entender que este tipo de negócios deveriam ter custos + baixos porque é um negócio de milhões de utilizadores…

  18. Rui Silva says:

    Se eu fosse funcionário de uma biblioteca e de um momento para o outro tivesse lá todos os dias dez putos a sacar cenas pq é rede aberta e tem boa largura de banda, também me queixava do wifi.
    Se não tivesse lá wifi não tavam os putos a entrar e a sair e a berrar e nao me doia a cabeça.
    É obvio que a culpa é do wifi, mas não são as ondas, são os putos

    Há que saber ler as entrelinhas

  19. David says:

    Sinceramente eu acho que isto é tudo mas é psicológico. Wi-Fi, Bluetooth, “fazem mal” porque as pessoas entendem que faz.
    Isto só me faz lembrar a historia que se passa cá em Portugal com os cabos de alta tensão em que houve aí uma altura que todos os dias se ouvia nas noticias pessoas sem qualquer tipo conhecimento técnico a dar opiniões e mandar bitaites sobre alta tensão.
    Peço desculpa pelo o meu texto mais “brusco” mas este tipo de situações aborrecem-me, porque as pessoas acham que qualquer radiação electromagnética, só porque tem escrito “radiação” no nome faz logo mal.

    • Vortex says:

      Os impulsos elétricos do nosso corpo são da ordem de nanoampers. Não entendo porque não crer que a exposição prolongada a redes de alta potência de Megawatts e 600 kilovolts não possa causar algum malefício ao nosso corpo e sistema nervoso a poucos metros de distância (como exemplo casas perto de rdes de alta tensão). O campo elétrico é forte

  20. QualquerUm says:

    Eu também tenho andado por vezes com dores de cabeça, mas tenho reparado que desde que o campeonato acabou tenho melhorado. Será que o facto de ser adepto do Benfica teve algo a ver com isto?
    A propósito de poluições, eu sou do Barreiro mas já lá não vivo há muitos anos.
    Sou do tempo em que existiam as fábricas da CUF a debitar gases de toda a espécie em quantidades industriais para a atmosfera, de tal forma que por vezes tínhamos nevoeiro cerrado de gases sulfurosos.
    Pois acho que aquilo era o ambiente mais saudável que podia haver: não havia um único micróbio vivo para nos chatear.
    WiFi ! bahh!

  21. Redux says:

    As ondas GSM interferem por exemplo com pacemakers, com televisões, colunas de som, etc., enquanto que as de WiFi não! São os próprios médicos que dizem por exemplo que quem tem um pacemaker não deve colocar o telemóvel próximo do mesmo, mas que não tem qualquer problema com WiFi.
    Assim sendo, para levar à risca o receio que as ondas perturbem o bem estar das pessoas, deveria também ser proibida a utilização de telemóveis e qualquer dispositivo bluetooth, proibir a emissão de ondas de rádio e televisão, desactivar os satélites, etc. E claro, arranjar maneira de proibir o “Sr. Universo” de brincar com as radiações cósmicas… 😉 Abraços!

  22. PG says:

    Ahhhh, por isso é que depois de um bom jantar vou para casa e no dia seguinte acordo com dor de cabeça.
    e a dizerem-me que era da água! oh!

  23. Joao Vitor says:

    Isto chama-se um doente hipocondríaco (para ser simpatico)…

    Não há estudos conclusivos a comprovar que tal aconteça.

    A ignorância e o medo, isso sim provoca tonturas, vertigens e o camandro. Quem não percebe teme. O que esse velho não se lembra, é que se calhar quando volta pra casa e sente muito melhor, que está a apanhar com as redes wireless dos vizinhos todos, com as ondas GSM, UHF, etc.

    E Portugal é que é o país do 3º mundo.. Ainda bem que não sou fracês dassss! Cambada de burros ignorantes

  24. Mrodrigues says:

    Isso a mim cheira-me é a desculpa po ppl ir para casa.. Quero é ver se alguém consegue provar que a radiação WIFI provoca danos???

    So se o ppl das bibliotecas da França usa antenas com ganhos elevados e senta-se na frente delas mm assim….

    Eu não acredito nisso… ninguém conseguiu provar até hoje os maleficios do telemovel, vão agora dizer ah e tal o wifi faz mal. provoca mal estar.. isso é uma desculpa pa tirar o ppl que vai pas bibliotecas navegar na internet isso sim…

    QQ dia vão dizer que os satélites e antenas que emitem sinais de TV broadcast tambem fazem mal…ah e tal tive dores de cabeça assim assim amigo, o seu problema é a tvi, mude de canal :S

    Tretas…tu tretas… lol

  25. Passo a maior parte do dia na universidade, nas aulas ou a trabalhar, rodeada por dezeeeenas de redes wireless, e ok, tenho sono, muito sono…. mas porque em alturas mais apertadas de projectos, durmo pouco!

    Fora isso, acho exagerado esse corte da rede wi-fi… mas enfim.

  26. Voyager says:

    Isto dá panos para mangas…

  27. Dário says:

    PROTESTO! Quero protestar veementemente contra esta notícia, contra este blog, e contra os franceses em geral que é uma gente que nao presta para nada como toda a gente sabe, além de que as gajas nao tomam banho e têm pelos.
    E protesto porque a partir do momento em que li esta notícia passei a sentir um mal estar inexplicável por causa do meu router wi fi que tenho mesmo aqui ao lado. Eu andava tão bem… até tenho tomado vitaminas e tudo, andava bem…. agora… agora a minha vida desmorounou!!! Tudo por causa deste blog, que deve ser feito por um francês. Agora desculpem-me mas tenho de parar de escrever porque vou bomitar monelhos de wi-fis…

  28. Pirotas says:

    LOL

    Toma um Konami que isso passa!

  29. Pirotas says:

    Peço desculpa pelo uso do espaço mas….

    alguém tem tempo para me dar uma ajudazinha num códigozinho de VBasic muito simplesinho mas que, como está visto, eu não pesco nada.
    São poucas linhas e como já ando há 3 semanas a pesquisar e não me aparece nada…
    Agradecia muito

  30. C. Oliveira says:

    Não fumem ganzas antes de ir para a biblioteca que não ficam com a cabela a doer.

  31. AmdM says:

    Boas

    Para aqueles que dizem que isto é tudo balelas, que não faz mal nenhum,
    que tem em casa e é na boa, que vive rodeado de radiação e nunca ouviu falar em mal-estar da parte de alguém…
    Lembrem-se que se fizer mal, só se saberá daqui a uns anos…e aí será tarde demais.

  32. Joao Vitor says:

    Se se provar que faz mesmo mal, a ultima coisa que se devem preocupar é com as bibliotecas.

    Existe milhoes de routers wireless caseiros distribuidos pelo mundo inteiro. Se se provar que provoca danos à saúde, é por aí que deve começar a “resolução” do problema.

  33. Miguel Jeri says:

    Às vezes as tecnologias evoluem tão depressa que a devida fiscalização e os devidos estudos não acompanham essa evolução. Eu não considero uma hipótese a pôr de parte, embora calcule que efeitos possíveis possam só ser sentidos em pessoas com alto grau de exposição (profissionais que trabalham nessas condições) e/ou indivíduos especialmente susceptíveis, caso contrário há muito que qualquer um se teria sentido mal em qualquer zona com wi-fi. Espero que não… porque, mesmo nas bibliotecas, o wi-fi dá imenso jeito.

  34. Miguel Jeri says:

    Isto ignorando efeitos que só se manifestem a longo prazo… pois a essa hipótese estamos todos sujeitos.

  35. Hawk says:

    Uso wireless em casa a uns 4 anos já e nunca tive problema nenhum. Será que algumas pessoas estão mais susceptíveis a estes tipos de sintomas do que outras?

  36. cleiton soares says:

    trabalhoa en uma biblioteca com wireless estes sintomas são verdadeiros não sei se causão problemas maiores mas sei que de mais de 7000 alunos e funcionarios apenas 4 pessoas reclamarão destes simtomas eu sou uma delas e por isto sei o que eu sinto quando estou em casa que não tenho wireless fico muito bem ou quando chego para trabalhar e desligo escondido o roteado que só serve para os alunos nãoo sinto dor nem malestar algum.

  37. Hans says:

    No momento em que o técnico da MEO me ligou o sistema wireless, há uma semana, fiquei logo maldisposto e com dor de cabeça. Já mandei tirar tudo que seja MEO.

    Certeza que algumas pessoas são mais sensíveis para as radiações emitidas por sistemas WiFi que outras – mas na minha opinião fazem mal a todas!

  38. Sei que radiações são prejudiciais a saude , mas é pura viadagem destes franceses e quem estiver sentindo dor de cabeça por causa disso , segue um conselho …
    Verifique pra que lado a patroa está andando ou se vc não esta meio bitolado com estes negocios de computador.. Ta comparecendo JOSÈ ? pode ser chifre e dos grandes..

    Abraços..

  39. Wi-Fi says:

    Eu tenho o Meo em minha casa (instalado há pouquíssimo tempo) e comecei a jogar PSP Wi-Fi, mas o que é verdade é que uns tempos depois, praí meia hora e comecei a sentir dor de cabeça (tá bem que isso às vezes me acontece, mas é quando estou 2 ou 3 horas a jogar!).
    Por isso, acho que o Wi-Fi é prejudicial para a saúde (como os telemóveis, em que a Nokia já tem documentos sobre as raiações Sar) e não invenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.