Raspberry Pi: Nova versão do Scratch
Foi no passado dia 24 de Setembro, que a nova versão do Raspbian foi lançada. "Jessie", como foi chamada esta nova versão, tem como principal evolução a nova versão da linguagem de programação Scratch.
Vamos conhecer as novidades?
O Scratch é uma linguagem de programação criada no MIT (Massachusetts Institute of Technology), cuja interface gráfica simples permite a um utilizador “iniciante” dar os primeiros passos na criação de aplicações, jogos, animações, etc.
Novo sistema, mais velocidade
Uma grande novidade desta nova versão do Scratch é o aumento de velocidade. Esta é resultante da alteração de todo o sistema base do Scratch, agora baseado no sistema Squeak Smalltalk. Esta alteração drástica fez com que a velocidade em relação à versão anterior triplicasse!
Agora, pequenos jogos que corriam a 1 ou 2 frames por segundo, conseguem correr a 6 ou mais.
Novo controlador GPIO
No novo Scratch, existe agora um controlador GPIO (General Purpose Input/Output), fazendo com que seja mais fácil a utilização das portas programáveis presentes no Raspberry Pi.
Para além da utilização das portas programáveis passa também a ser mais fácil a utilização da Pi Camera nos scrips, bem como a obtenção da data/hora do sistema e do endereço IP.
Não há dúvida que, o Raspberry Pi é uma das melhores plataformas de microcomputação e com estas melhorias é agora mais fácil dar os primeiros passos no mundo da programação, dando vida às nossas criações.
Este artigo tem mais de um ano
“Esta é resultante da alteração de todo o sistema base do Scratch, agora baseado no sistema Squeak Smalltalk.”
A informação não está bem apresentada.
O Scratch sempre foi baseado em Squeak Smalltalk (sendo uma aplicação desktop até à versão 1.4). Só a partir da versão 2.0 é que passou a ser feito em HTML + JS (passando a ser uma web-app). A diferença é que neste Raspbian reimplementaram o Scratch original numa versão mais moderna do Squeak Smalltalk.
E para fazer update basta fazer sudo apt-update?