Raspberry Pi já tem suporte para Java da Oracle
O Raspberry Pi tem, desde que foi lançado, ocupado um espaço muito próprio e que estava livre. Este mini-pc consegue revelar-se uma máquina de grandes capacidades e preparada para funções que transcendem o seu tamanho.
A mais recente adição que a Raspberry fez ao software que disponibiliza para a sua plataforma foi o Java da Oracle, que pode ser já usado nestes dispositivos, por todos os que quiserem começar a programar nesta linguagem.
A Raspberry sempre esteve empenhada em dar aos utilizadores dos seus equipamentos as melhores ferramentas e por isso tem dotado as suas versões do sistema operativo para o Pi com o que de melhor encontram, preparando este dispositivo para funcionar e poder ser útil desde o primeiro momento.
O anúncio da inclusão da SDK do Java 7 da Oracle no Raspbian foi feito no blog da própria Raspberry e aí esta novidade é apresentada como uma mais valia para todos os utilizadores.
O Oracle tem, segundo a Raspberry, melhores performances que o OpenJDK nas plataformas ARM e por isso foi incluído nos repositórios desta distribuição.
Ao ter esta versão do Java presente, todos os programadores desta linguagem vão poder dar largas às suas capacidades e criar as suas aplicações num ambiente simples de implementar e, principalmente, simples de manter.
A ausência do Java nos repositórios do Raspbian era uma lacuna, pois é vontade da Raspberry ter disponível para todos o máximo de linguagens de programação possível.
Esta versão do Java foi desenvolvida pela própria Oracle, que a disponibilizou para o Raspbian e para os Raspberry Pi's.
As novas versões do Raspbian vão incluir esta versão do Java e também os utilizadores das versões actuais podem tê-lo nos seus sistemas.
Como instalar o Java da Oracle no PI?
Para isso basta que corram o seguinte comando numa shell do Raspberry e o Java será instalado.
sudo apt-get update && sudo apt-get install oracle-java7-jdk |
Claro que a presença do Java da Oracle vai permitir não apenas a criação de aplicações e que os programadores dêem largas à sua originalidade, mas vai também permitir que outras aplicações sejam executadas com maior estabilidade e com maior controlo nos recursos usados, uma limitação que o Raspberry tem.
A chegada do Java ao Raspberry vem dar um novo ânimo a esta plataforma e abri-la a mais potenciais utilizadores, que a podem ver como uma excelente base de desenvolvimento e de trabalho.
É no entanto curioso esta adopção e esta novidade, numa altura em que cada vez menos o Java é uma presença nos sistemas operativos e está cada vez mais a ser abandonado.
Homepage: Raspberry Pi
Este artigo tem mais de um ano
qual é a distro q ta na imagem?
Raspbian
Debian hardfloated(raspbian)
cmps
Boa!
Mais um dispositivo que se pode cracar com os bugs do Java!
🙂
+1
“É no entanto curioso esta adopção e esta novidade, numa altura em que cada vez menos o Java é uma presença nos sistemas operativos e está cada vez mais a ser abandonado”
Eu não acho que está a ser mais abadonado.
Concordo. São neste momento mais de 750 milhões de Androids activo.
Acho que Java para o RPI é uma excelente notícia.
Não é só nos telemóveis…
A grande maioria não é nos telemóveis…trata-se da linguagem de alto nivel mais usada a nivel mundial…não pode estar em desuso.
cmps
Não sei porque falam do abandono do Java. É a 2ª linguagem mais usada ficando só atrás do C (http://langpop.com/).
Para além disso é a única linguagem que tem um suporte quase universal corre em qq maquina ou SO desde windows até linux, sem falar dos circuitos integrados que já vem com JVM embebida… Sinceramente não digam asneiras…
Sempre me questionei acerca da qualidade desses dados…
Phyton em 5º lugar? Onde é que o raio do Phyton é tão usado que eu nunca vi nada em Phyton?
Eu até percebo a relativa baixa classificação do C#, porque deve ser um pouco diluído nas referências simplesmente a .NET e porque nem toda a gente que trabalha com o .NET usa C#, alguns muitos usam o VB.NET e alguns poucos o C++/.NET (ou lá como se chama)
Mas Phyton? Onde? :S
Apenas em Google, Facebook, Youtube, Yahoo, Bing, Reddit, Dropbox, Hipmunk…
http://lineofthought.com/tools/python
http://en.wikipedia.org/wiki/Python_(programming_language)#Use
boas…
Sendo o C# uma inspiração do Java e sendo que este existe a pouco tempo…comparativamente com o Java…achas que era suposto o C# ocupar um lugar no top 2??
É que o C# só corre em M$…e nada mais…logo não é la grande Opção!!
O Python que também é baseado em Java, mas…corre em qualquer lado …é free, e tem uma sintaxe muito basica…é normal que esteja em 5 e á velocidade que se está a usar um dia destes está em 3º…não tenhas a menor duvida…
O Java é a Linguagem de Alto nivel, mais usada no Mundo meu caro…não sei onde e porquê alguém diz que o java está a desaparecer…
Ae o dvd lá de casa corre java! xD
cmps
O Java surgiu em 1995 o c# em 2001.
O Java em 1998 (passados 3 anos) estava em 4 lugar o c# em 2008 (passados 7 anos) estava em 8 lugar.
Tendo em conta o numero de anos em causa e as respectivas evoluções na adopção de cada uma pode-se concluir que não é por uma questão de 6 anos de diferença que uma é mais popular que outra.
Tb tens C# com o Mono em Linux.
Ainda assim, Java rocks 🙂
+1
boas..
O Java coemçou a ganhar forma em 1991, ou seja á cerca de 22 anos…estou velho :S .
Em 1995 foi reportado que a NetScape iria incorporar o Java no seu Browser…mas o Java realmente aparece como Ponto de Partida como 1995 :S , embora ele já existisse antes…talvez seja a data em que arrancou de forma definitiva…
http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/overview/javahistory-index-198355.html
Pois…não é por uma questão de idade que uma é mais usada que a outra, quem inova tem sempre vantagem, além de que o Java corre em todo o lado 😉
cmps
O Python é utilizado em muita coisa: Nos jogos de computador, a loja de Aplicações do Ubuntu, em alguns tablets Android (ASUS), etc …
estas-te a esquecer das toneladas de serviçoes, etc que correm baseados em Python…dropbox é um deles, mas Python é muito mais que isso, é uma linguagem que cresce a um ritmo alucinante….até o libreoffice quer basear toda a estructura que existe em Java para Python, é que apesar de existir um openjdk…o core do java é da Sun…Oracle…
cmps
A página está com o nome BlackBerry Pi 🙂
eheheheh
“É no entanto curioso esta adopção e esta novidade, numa altura em que cada vez menos o Java é uma presença nos sistemas operativos e está cada vez mais a ser abandonado.”
Nos SOs dos PCs pessoais sim. O mesmo já não se pode dizer nos servers. E portanto a frase não é de todo verdade.
Verdade, estavas a espera que os gajos do pplulz soubessem isso? XD
exactamente…
O _Java é a linguagem de alto nivel mais usada a nivel Mundial, não está, nem deixará de estar nos próximos anos em desuso…
cmps
Quando o jdk vier ja com o java fx embutido o bicho vai pegar 🙂
(Sou Português mas achei a expressão acima adequada)
boas..
pois o fx, parece simplificar muita coisa na construcção de interfaces graficas…
cmps
Sou só eu que tenho BlackBerry Pi no título do separador?
Espero que chegue rápido a outras distros, nomeadamente à Arch!
existem muitas outras distros…
mas a base debian…é debian e penso que esta tudo dito, esta é a official.
cmps