Quer testar a nova interface do Firefox? Instale o Australis
A Mozilla tem estado a mudar o Firefox em muitos campos. Não apenas o melhora no sentido de tornar mais eficiente na gestão dos recursos, mas também tem melhorado a sua interface, dotando-o das melhores e mais intuitivas opções e funcionalidades.
Para além do que é visível nas actualizações que têm surgido, a Mozilla tem apresentado algumas novidades internas da sua nova interface, a Australis.
Mas agora esta novidade está prestes a chegar ao Firefox e todos podem já testar o que o Australis vai trazer.
A nova interface que o Firefox vai abraçar resulta de muita investigação e da procura de unificação entre as plataformas onde o Firefox está presente.
A Australis está prestes a ser incorporada na versão Nightly do Firefox, o que significa que muito em breve vamos poder vê-la na versão final e testar todas as novidades.
Esta é uma interface mais limpa, onde todo o espaço foi aproveitado ao máximo, para os utilizadores poderem ter acesso mais directo aos separadores e às funções principais do Firefox.
Para além da alteração na forma dos separadores, existem também mudanças na localização dos botões dos plugins e das extensões, no sentido de as tornar ainda mais acessíveis.
O menu do Firefox está também diferente, tendo toda a informação agrupada, tenso sido mantida apenas a essencial.
Se quiserem testar já a nova versão do Firefox com o Australis, a Mozilla disponibiliza um site (GetAustralis) onde podem ver já a forma que o Firexox vai ter, ao mesmo tempo que sabem da sua integração nas versões disponíveis do Firefox.
Neste momento o Australis está a ser incorporado nas versões Nightly, mas existem versões de disponíveis para testes imediatos.
Basta que as descarreguem para os vossos computadores, instalem e vejam o que se espera que seja o futuro do Firefox.
Recomendamos que estes testes sejam feitos com um perfil específico no vosso Firefox e não com o que usam no vosso dia-a-dia, pois estas versões de testes podem apresentar problemas.
Ao ser incorporada na versão de desenvolvimento, a nova interface está a dar um passo no sentido de trazer o Firefox para um lugar ainda mais elevado.
Não vão ser apenas as novas funcionalidades e as optimizações a marcarem o ritmo de desenvolvimento, mas também a nova interface vai ter um papel.
Não existem datas para a disponibilização desta nova interface, mas depois de entrar nas versões oficiais será apenas uma questão de tempo (pouco) até que esteja disponível para todos.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, OS X, Linux
Download: Australis
Homepage: GetAustralis
Este artigo tem mais de um ano
Esta cada vez mais parecido com chrome,isto para mim sao pésimas noticias, quase nem se diferencia entre o browser da google da mozila. o que de resto ja acontece com o opera 15 para cima. lol. o que ele faz so para chamar atenção de mais utilizadores. Em mac os x entao a que vai ser, ele ja s\ao quase parecidos com a cor cinza de fundo. Se tratem-se dos problema de performance e utilização de memória era o melhor. E depois inovacem na interface.
Continua o mito dos problemas de performance e utilização de memória. O Firefox há muito que já resolveu esse problema, neste momento a nível da memória o Chrome é bem pior com aqueles processos todos a consumir à maluca, principalmente para quem usa muitos separadores como é o meu caso ainda notas mais o problema.
inovassem*
e se tiver mais parecido? há problema?
se reparares a tua casa deve ser muito parecida com a outra ao teu lado
e se nao for, provavelmente outras casas são iguais
o chrome tem uma interface testada e que os utilizadores gostam
e se a mozilla quiser por uma interface parecida e que as pessoas gostam, nao pode?
Opiniões são opiniões e cada um tens os seus gostos.
Talvez tenhas razão que cada vez está mais parecido com o Chrome, se para ti é mau, para mim é perfeito 🙂
É das poucas coisas no Chrome que prefiro ao FF, de resto sempre FF(não o cantor, mas sim o browser xD ) Teimo em deixar sempre o browser aberto de um dia para o outro, se o fizer com o FF não tenho grandes problemas no dia seguinte, se fizer o mesmo com o Chrome, bem que tenho que fechar e abrir novamente porque o computador está todo indrominado, isto quando não o tenho que reiniciar.
Pelo um breve olhar das screens não gosto. Tabs muito parecidas às do chrome, ou seja, nada de originalidade. E aquele menu, hmmmm… não me cheira. Prefiro o existente que é mais simples.
Vou experimetar. Sou um utilizador do Opera, quando a versão 12 deixar de ser atualizada mudo para o Firefox.
Estou curioso para saber como é que ficam 52 ícones (das extensões) na barra de endereço…
agora podes agrupar as extensoes naquele menu do firefox, e ficam lá escondidas 😉
O Australis já andou pelas versões nightly e isso, só que a Mozilla tem adiado a sua chegada à versão final e beta, devem estar ainda a afinar alguns pormenores.
Mas regressou a interface normal então…
Sim,tem chegado à altura de passar para o Beta Channel e adiam. Por exemplo, o Firefox 25 que irá sair no final deste mês quando estava no Nightly Channel chegou a usar o Australis mas quando passou para o Beta Channel tiraram.
OH!
não gosto do chrome (uso-o de vez em quando), sempre dá um erro e acaba fechando inesperadamente, mesmo quando não uso extensões… agora, francamente, meu FF há muito tempo passou do nível aceitável de memória utilizada… com 2 a 3 abas abertas chega a consumir 800 mbs de ram… não sei que extensão (ou conjunto de extensões) faz isso, nem sequer acho que sejam as extensões… só digo isso: a perfomance está cada vez pior e nisso ganha o chrome (apesar de sua instabilidade)
Complicado… e esse jogo de aparências (layouts) um copiando o outro, ao meu ver, não ajuda em nada: poderiam resolver os problemas notórios (inclusive históricos) do navegador…
Quanto choro!
Palemoon 😀
Mais importante que a interface de um browser é a performance e a gestão dos recursos. O Chrome e o FF são os meus browsers de eleição (uso mais o chrome), na minha opinião os dois teem graves problemas não tanto de performance mas de gestão dos recursos, chegando a um ponto que esgotam a maquina que os corre. Espero que a Mozilla nos traga boas noticias neste aspecto, isso sim, para mim é o mais prioritátio 🙂