Quer ter uma conta bancária “low cost”? Saiba como…
Uma conta bancária de serviços mínimos é uma conta à ordem que permite ao respetivo titular aceder a um conjunto de serviços bancários considerados essenciais a custo reduzido. Saiba se pode ter uma e como.
Conta bancária com serviços mínimos permite...
Segundo o Banco de Portugal, além da abertura e manutenção da conta de serviços mínimos bancários, o titular pode, sem custos adicionais:
- Dispor de um cartão de débito para movimentar a conta de serviços mínimos bancários;
- Movimentar a conta de serviços mínimos bancários através dos caixas automáticos em Portugal e nos restantes Estados-Membros da União Europeia;
- Movimentar a conta através do serviço de homebanking (isto é, da página da internet da instituição de crédito) e dos balcões da instituição de crédito;
- Fazer depósitos, levantamentos, pagamentos de bens e serviços e débitos diretos;
- Realizar transferências intrabancárias (isto é, transferências para contas abertas na mesma instituição de crédito em que está domiciliada a conta de serviços mínimos bancários);
- Realizar transferências interbancárias (isto é, transferências para contas abertas noutras instituições), através de caixas automáticos, sem restrição quanto ao número de operações que podem ser realizadas, e de homebanking, caso em que existe um máximo, por cada ano civil, de 24 transferências interbancárias nacionais e na União Europeia;
- Realizar transferências através de aplicações (apps) de pagamento operadas por terceiros (por exemplo, MBWay), com um limite de cinco transferências por mês e de montante igual ou inferior a 30 euros por operação.
Quem pode abrir uma conta bancária de serviços mínimos?
Qualquer pessoa singular pode aceder aos serviços mínimos bancários se não for titular de uma conta de depósito à ordem. Se detiver uma única conta de depósito à ordem, também pode convertê-la numa conta de serviços mínimos bancários.
Contudo, existem algumas exceções:
- Uma pessoa singular que detenha outras contas de depósito à ordem pode ser contitular de uma conta de serviços mínimos bancários com uma pessoa com mais de 65 anos ou com um grau de invalidez permanente igual ou superior a 60% que não tenha outras contas.
- A pessoa que já seja contitular de uma conta de serviços mínimos bancários com uma pessoa com mais de 65 anos ou com um grau de invalidez permanente igual ou superior a 60% pode aceder individualmente a uma conta de serviços mínimos bancários, se não tiver outras contas de depósito à ordem.
- O cliente que foi notificado de que a sua conta de depósito à ordem será encerrada pode solicitar a abertura de uma conta de serviços mínimos bancários.
A disponibilização de serviços mínimos bancários é obrigatória para todas as instituições de crédito que prestem ao público os serviços incluídos nos serviços mínimos bancários, ou seja, bancos, caixas económicas, caixa central e caixas de crédito agrícola mútuo.
Este artigo tem mais de um ano
por cada ano civil, passo de 24 para 48 transferências interbancárias nacionais e na União Europeia
Se fizer as nacionais na ATM não contam e são gratuitas. Deixa as 24 no homebanking para as internacionais.
Até agora o melhor banco que tive, para as minhas necessidades, foi o ActivoBank, nunca paguei comissões para as operações que fiz até à data.
Sem dúvida. Enquanto se mantiver sem custos na conta base.
É pena que não se possa abrir conta (neste ou noutro semelhante) para pequenas empresas.
Até agora é o meu banco favorito e recomendo!
Por enquanto quem quizer Revolut é gratuito
O Revolut não substitui propriamente um banco, tem várias restrições. Para mim nem o Moey servia, dado que nem há forma de fazer um depósito em numerário. Ao menos no Activobank posso usar uma MATM do Millennium para fazer um depósito.
O Revolut é a minha conta principal desde 2014…
Mas não paga contas por entidade e referência com o revolut…
É possível fazer transferências sem restrições e de qualquer montante mas se utilizar a APP só pode ser até 30 euros e até 5 mensais? Disponibilizam vários meios mas depois estabelecem diferenças que não existem, não admira que o português não perceba nada de nada, é sempre tratado como o burrinho.
App de terceiros, não é a app do banco.
De acordo com o que escrevi o seu comentário não tem nexo, deixo para si perceber o porquê, não exija dos outros aquilo que não quer dar.
Já venho a falar disto há anos, quando as pessoas se queixam das comissões de manutenção de conta e dos cartões. Só paga uma fortuna para ter conta no banco se quiser. Há opções sem manutenção alguma, mas para quem não quiser mudar de banco, se cumprir as condições, pode converter a conta para serviços mínimos bancários e todos os bancos são obrigados a disponibilizar.
Tenho conta no banco CTT, abri na altura que não se pagava anuidades de cartões, nem comissões entretanto já cobram a anuidade dos cartões cerca de 18/19€, a minha questão é se abrir conta no ActivoBank? Se sim quais as vantagens?
Se abrir a conta base do Activobank não vai pagar cartões (nem débito, nem crédito), nem taxas de manutenção de conta. Vai poupar esses tais 18~19€ ano. Pode fazer depósitos de cheques e numerário em qualquer MATM do Millennium BCP.
A conta base dá para ter 2 titulares ou 2 cartões? Isto porque eu e a minha mulher temos conta conjunta, pode ficar em nome de ambos ou de um, tem mesmo é de ter 2 cartões… Obrigado pela atenção
No ActivoBank, cada Conta Simples Gratuita pode ter 2 titulares e cada cliente pode ter 2 Contas Simples gratuitas.
Obrigado, amanhã vou ao Vasco da Gama para abrir só uma questão… Qual o montante mínimo para abrir conta no ActivoBank?
Podias abrir por mim que sou comercial deles 😀 caso queiras ajudar avisa. Obrigado.
Onde te posso encontrar? Qual o montante inicial para abertura de conta?
tens telegram por exemplo para falarmos? para não estar a dar numeros de telemoveis ou emails.
Sim tenho, podemos falar por lá sem problema entendo perfeitamente
@fabionlindeza No telegram
Na minha proxima visita a Portugal vou fechar a conta CGD (mais de 25 anos).
Entao cobram nas transferencias e mesmo assim retem a transferencia por 2 dias quando deveria ser instantanea?
Envion Revolut para CGD, instantaneo, no oposto espera 2 dias.
Adeus!
CGD tem vindo a ser o pior banco cada dia que passa…
Para mim, é um cancro esse banco…Apoio ao cliente com gestor do banco…quase inexistente…
Paga por uma transferência instantânea e a mesma demora 2 dias é isso?
Paga os 98 cents (irrelevante do destino UE)
Se a transferencia e paga e a UE obrigou a criar a SEPA para permitir transferencias instantaneas, porque raio a CGD retem por 2 dias uteis?
Parece uma violacao UE, mesmo que fosse gratuito, a transferencia deveria ser instantanea. Ja agora a opcao para transferencia urgente (mais caro) ainda existe.
Por mim chega.
Se precisar pagar por referencia MB, peco a um amigo para pagar e depois transfiro. Recebe nesse instante.
Simples.
No ActivoBank, na Moey e na Revolut, é tudo gratuito: não se paga comissão de manutenção de conta e não se paga comissão de disponibilização de cartão bancário.
Na Revolut, só se paga os portes de envio do cartão de débito.
Na Moey, cada cliente tem 40 transferências imediatas gratuitas por mês. As transferências normais são gratuitas e ilimitadas.
Nem devia ser permitido pagar manutenções de contas.