Projecto PremiumLight, por um mundo mais eficiente
A eficiência da iluminação eléctrica sempre foi um enorme desafio. Não só a iluminação pública, onde se andam a desenvolver formas para que seja inteligente, mas também a iluminação doméstica, cada vez mais é necessária uma selecção do tipo de iluminação mais adequada ao propósito.
Tem a certeza que na sua casa utiliza as melhores opções? O projecto PremiumLight pode ajudá-lo nessa escolha.
O desenvolvimento tecnológico rápido e os novos requisitos legais a nível Europeu têm levado a mudanças dinâmicas no mercado dos produtos de iluminação. Devido a esta tendência, tem-se tornado um desafio, quer para consumidores domésticos, quer profissionais, reconhecer o que são boas lâmpadas e conseguir seleccionar produtos de elevada qualidade de acordo com as necessidades específicas de cada um.
O que é certo é que na altura da compra de lâmpadas, muitas das vezes, a escolha incide no produto mais barato sem ter em conta a sua qualidade e eficiência. Se quer bom e barato... é difícil, mas conseguirá com toda a certeza adquirir a lâmpada mais adequada ao propósito.
Sabia, por exemplo, que uma lâmpada LED dura tanto tempo quanto 15 lâmpadas de halogéneo? E que uma CFL (também conhecida como lâmpada económica) dura tanto tempo quanto 5 lâmpadas de halogéneo?
A iniciativa PremiumLight apoia os consumidores e os profissionais no sector dos serviços na selecção de iluminação energeticamente eficiente e de elevada qualidade. O universo do PremiumLight inclui quer as lâmpadas fluorescentes quer os LEDs, com particular destaque para estes últimos.
Considerando por exemplo as lâmpadas LED, aquelas que são actualmente mais caras e que há uma grande incerteza na altura da compra, o PremiumLight apresenta uma tabela comparativa que o pode elucidar acerca das características que são realmente importantes:
Poderá encontrar tabelas comparativas para outros tipos de lâmpadas, guias de como seleccionar uma lâmpada para determinada zona da casa e muita outra informação relacionada.
O projecto fornece dicas para os compradores, informação sobre os testes aos produtos efectuados e muitos outros serviços que apoiam o fornecimento e a procura de produtos de qualidade.
O projecto é coordenado pelo Dr. Bernd Schäppi, Agência de Energia Austríaca, no qual está inserido também o Instituto de Sistemas e Robótica de Universidade de Coimbra (ISR-UC).
Download: Brochura sobre iluminação eficiente de elevada qualidade
Download: Poster com os passos a dar na escolha da lâmpada ideal
Homepage: PremiumLight
Este artigo tem mais de um ano
E acerca das desvantagens e perigos para a saúde dos LED, têm algum conhecimento sobre isso?
Não é mais perigoso do que respirar…
Eu compro lâmpadas compactas florescentes das lojas dos chineses. Já comprei nas grandes superfícies de marca conceituadas e não duravam 1 ano. O preço que pagava por elas dava perfeitamente para comprar 10 lâmpadas incandescentes ou pagar a energia de uma lâmpadas incandescente e ainda poupava dinheiro. É muito bonito mas em locais com humidades elas vão todas á vida. Mais vale pagar 2 a 3 euros por uma “made in china” que dura quase tanto como uma de marca. Alias agora já existe lâmpadas de 30 watts ( equivale a 150watts das normais) por 4 euros.
Pela minha experiência na utilização das lâmpadas LED eu verifico que a maioria não dura o tempo que são suposto durarem: a electrónica dessas lâmpadas não acompanha a duração do LED.
Somos assim duplamente enganados: acabamos por contribuir para mais lixo electrónico e roubados na carteira 🙁
Artigo interessante para profissionais da área ou que trabalhem em eletricidade mas +e algo ainda muito vago…