Presidente COP28 defende fim de combustíveis fósseis…
Na 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28), 20 países pediram triplicação de energia nuclear mundial até 2050. O Presidente COP28 defendeu o fim de combustíveis fósseis (depois da polémica).
COP28: 28ª conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 ou Conferência das Partes da UNFCCC, mais comumente referida como COP28, é a 28ª conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que se realiza entre 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023 na Expo City, Dubai.
O sultão Al-Jaber dos Emirados Árabes Unidos, presidente da cimeira climática COP28, considerou que a saída dos combustíveis fósseis é inevitável. No entanto, referiu que uma transição muito rápida para limitar o aquecimento global a 1,5ºC levaria o mundo à "idade das cavernas" e pediu pragmatismo sobre esta matéria. Al-Jaber referiu também não haver "...nenhuma ciência, ou nenhum cenário, que diga que a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis é o que vai atingir [a meta assumida no Acordo de Paris de] 1,5°C".
Depois das palavras proferidas terem tido um enorme impacto, Al-Jaber disse ter bem presente que os combustíveis fósseis devem ser progressivamente diminuídos e abandonados. Tal aconteceu após declarações polémicas a questionar a ciência e a meta de redução de 1,5ºC no aquecimento global.
A Agência Internacional de Energia (AIE) estima que a produção de combustíveis fósseis deve cair 83% entre 2022 e 2050 para se alcançar a neutralidade carbónica.
Este artigo tem mais de um ano
E é o que está a haver: diminuição progressiva.
Também se sabe que os maiores investidores das energias alternativas são os magnatas do petróleo.
Tudo treta, alguém acredita que todo o pessoal de turbante que vive do petróleo concorde com isso?
No dia que isso acontecer o mundo entra na verdadeira Guerra Mundial!
O sultão Al-Jaber dos Emirados Árabes Unidos defende fim dos combustíveis fósseis ?? Mas então se o seu próprio país depende única e exclusivamente do petróleo como é que ele vê um futuro sem combustíveis fósseis ?? Não estou a perceber. 😐
Fácil de perceber. Basta ver que a têm feito pela economia.- Dubai por exemplo.
Ele já andam a planear a independência do petróleo e em 2050 nem entra para as contas deles
É simples: eles são os grandes acionistas das energias renováveis
Ao fim destes anos todos a lucrar com o petroleo ate parece que ao acontecer isso vao ter problemas com dinheiro. E so rir. Bem ha malucos para tudo de facto, podem muito bem usar um milhao e gastar no casino mas trilhoes duvido.
“Cop28 president says there is ‘no science’ behind demands for phase-out of fossil fuels”
https://www.theguardian.com/environment/2023/dec/03/back-into-caves-cop28-president-dismisses-phase-out-of-fossil-fuels
Temos os lideres dos países produtores de petróleo a querem acabar com o petróleo, depois temos aqui os iluminados que querem manter o petróleo…
Produzem petróleo. Vendem petróleo e vivem do petróleo. São os que menos percebem de petróleo.
São mega milionários e controlam grande parte da economia mundial. Não percebem nada de economia ou de $$$
O petróleo sustenta uma grande parte da economia mundial, e não falo só de combustíveis.. assim que arranjarem alternativas não vejo porque não
E o verdadeiro problema do planeta está à frente de todos, mas, ninguem tem coragem de o dizer, quanto mais fazer. Entrámos na fase da “manta de retalhos” e nunca irá melhorar. O rei vai nu …
O verdadeiro problema do planeta e a ganancia pelo dinheiro. Se existissem apenas pessoas que soubessem viver com o necessario, isto nao se tornaria o caos que e agora e outrora. Poder e controle fazem mal a saude de qualquer pessoa. Deixem-nos ser passaros livres e nao presos no mundo deles. Que quer queiramos quer nao, afecta-nos a todos. Directa ou indirectamente.
Esse argumento está gasto e é muito limitado. O problema é de muito maior dimensão e os que já o viram, fingem que não o querem ver. É demasiado cruel, mas é absolutamente real. Pensa.