Os novos veículos vão estar sujeitos à aplicação de uma nova norma que visa avaliar, com mais precisão, as emissões poluentes. No sentido de cumprir todas as regras definidas pelo novo protocolo WLTP ou Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedure, a Autoeuropa vai suspender a laboração por três semanas em Agosto.
Chama-se WLTP (Procedimento de Teste Global harmonizado para Veículos Ligeiros) e visa determinar de forma mais fidedigna os níveis de CO2, consumo de combustível, no caso dos veículos com motor de combustão, ou consumo de energia nos veículos elétricos, emissões poluentes, etc.
Como já referimos aqui, estas novas normas podem aumentar o preço dos veículos, isto porque a tabela fiscal do imposto sobre veículos (ISV) é calculada com base na cilindrada e emissões de dióxido de carbono CO2 . Por exemplo, um modelo que emite 100 gramas de CO2 (avaliado com o protocolo NEDC2), passará a emitir 111 gramas de CO2 com o protocolo WLTP. Com base nos valores, a subida do imposto poderá subir entre 40 a 50%.
Autoeuropa vai suspender a laboração por três semanas
No sentido de cumprir todas as regras, a Autoeuropa anunciou que vai parar a laboração por três semanas em Agosto. A empresa mostra-se confiante que conseguirá alcançar as 240 mil unidades produzidas… a meta que foi traçada para este ano. Para tal haverá um reforço dos turnos e do trabalho ao domingo.
Apesar das novas regras (WLTP) só entrarem em vigor em 2019, a partir do dia 1 de setembro deste ano, entrará em vigor um ciclo ajustado transitório designado de NEDC2.