A Tesla parece querer meter-se na boca do lobo, mas na realidade a Alemanha poderá ser o país de maior propagação dos veículos da marca. Se antes a empresa já tinha piscado o olho ao conceito alemão, com a contratação do designer da Porsche, Félix Godard, agora já considera abrir uma unidade de produção no país de Angela Merkel.
Quem afirmou a intenção de construir uma Gigafactory na Alemanha, foi o próprio CEO Elon Musk nesta terça-feira passada. Portugal parece não estar no radar da Tesla.
Há cerca de um ano, a discussão tornou-se acesa com os chefes de estado de vários países europeus a querer influenciar o magnata americano dono da Tesla para colocar a sua fábrica nos seus países. Portugal tentou mesmo criar vários movimentos lobistas para trazer a fábrica para Portugal. Governos de França, Finlândia e Espanha foram alguns dos que mais pressão fizeram à marca americana.
Depois destes meses de algum vazio noticioso sobre o assunto, Musk disse no Twitter que a Alemanha é um dos locais preferidos da Tesla para uma Gigafactory Europeia. Referiu que a empresa poderia localizar a fábrica na fronteira da Alemanha e França.
A sede europeia da Tesla e uma fábrica de montagem estão localizadas na Holanda. Musk disse no Twitter que a Tesla não vai mudar a sua sede europeia. A Tesla tem uma Gigafactory em Sparks, Nevada, que fabrica baterias e motores para os seus veículos. Futuras Gigafactories serão para fabrico de baterias, o sistema de tração e produção de veículos.
Durante a reunião anual de acionistas da empresa, no passado dia 4 de junho, Musk discutiu os planos da Tesla para construir uma Gigafactory em Xangai, na China. Musk disse que a Tesla anunciará detalhes sobre a Gigafactory chinesa no próximo mês.
A Tesla pretende construir entre 10 e 12 Gigafactories, segundo Musk, que faz parte do plano da empresa para reduzir os custos de produção dos seus veículos.
Musk também discutiu os planos para a Gigafactory do Nevada, que segundo ele é de cerca de um terço do tamanho planeado e “será, de longe, o maior prédio do mundo”. A Tesla continuará a construir a Gigafactory do Nevada por pelo menos mais quatro anos, disse Musk.
A empresa começou a construir a Gigafactory do Nevada em 2014, no meio as preocupações de que o fornecimento global de baterias não seria suficiente para atender à procura pelo seu Model 3, que tem preços a começar nos 35 mil dólares e é o primeiro veículo de mercado de massa da Tesla.
Desde a fundação, a Tesla tem feito um esforço para diminuir a sua dependência de fornecedores terceiros e produzir uma percentagem crescente dos veículos internamente.
Germany is a leading choice for Europe. Perhaps on the German-French border makes sense, near the Benelux countries
— Elon Musk (@elonmusk) June 19, 2018
O Model 3 sofreu atrasos na produção e algumas dificuldades verificadas na Gigafactory do Nevada estão relacionadas com este atraso. Há outras unidades a tentar compensar, como foi já referido que 40% das matérias-primas usadas no processo de produção de baterias e sistemas de transmissão estão a ser enviados para a fábrica de Fremont, na Califórnia, onde está a ser processado o trabalho de montagem deste novo veículo da Tesla.
A enorme procura pelos veículos está a criar várias dificuldades de entrega, isto deriva não só da incapacidade das unidades existentes, mas também com o acesso às matérias primas.