Os drones são um dos objectos tecnológicos que estão mais na moda mas também na lista dos que causam mais incidentes nos aeroportos.
De acordo com o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA), em Portugal, no decorrer de 2016, foram registados 31 incidentes com drones nos aeroportos.
É já esta sexta-feira que entra em vigor o novo decreto-lei que regulamenta a utilização de Aeronaves Pilotadas Remotamente vulgarmente conhecidas como drones. Segundo dados do GPIAA, só em 2016 foram registados 31 incidentes com drones nos aeroportos portugueses.
O incidente mais grave registou-se Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, a 11 de Dezembro, quando um drone levou ao cancelamento temporário da descolagem de um avião tendo condicionado também, durante cerca de meia hora, a operação de uma das pistas do aeroporto.
Além deste incidente, destaque ainda para outro que aconteceu no Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada a 21 de Dezembro. Neste caso, os funcionários do aeroporto encontraram um drone “perdido” na pista que nunca foi reclamado por ninguém.
Como referimos, a nova regulamentação sobre o uso de drones em Portugal já está disponível no Diário da República e entra em vigor amanhã. Conheça todas as alterações aqui.