Pplware

Portal das Finanças: Como obter uma “senha na hora”?

Como já referimos em vários artigos, até dia 15 de fevereiro (amanhã) deve fazer a validação das suas faturas no portal e-fatura e atualizar o seu agregado familiar.

Para quem está impossibilitado de o fazer porque simplesmente se esqueceu da senha de acesso ou porque precisa, por exemplo, de uma senha para o filho, fique a saber que é possível obter uma “senha na hora”.


Através do Portal das Finanças é possível proceder ao pedido de uma senha. No entanto, apesar do processo ser todo digital, a entrega da respetiva senha demora em média 5 dias úteis uma vez que essa informação é enviada, por carta, para a morada fiscal. Sabia que pode obter uma senha na hora quando há urgência para cumprir uma obrigação tributária?

Como pedir a senha na hora?

Este tipo de senhas pode ser obtido em qualquer serviço de Finanças ou nas Lojas do Cidadão onde existe um espaço da Autoridade Tributária. As senhas na hora apenas podem ser atribuídas a pessoas singulares e, exclusivamente, para seu uso individual, sendo pessoais e intransmissíveis.

Para obter uma senha na hora é fundamental que tenha consigo o cartão do cidadão (ou passaporte). Se a senha na hora não for pedida pelo próprio contribuinte, outros documentos serão exigidos pelo funcionário das Finanças: no caso de pais separados, por exemplo, têm de ser apresentados documentos que comprovem o acordo relativo ao exercício das responsabilidades parentais.

E se tiver uma senha antiga?

Se por algum motivo perdeu a senha antiga ou simplesmente se esqueceu também pode resolver esta questão pedindo uma senha no serviço das Finanças. Depois dessa solicitação, a senha obtida nesse serviço é a que passa a estar em vigor. No entanto, essa é uma senha temporária, com validade de apenas 5 dias, pelo que o contribuinte deve proceder à alteração da mesma.


Telemóvel associado ao Cartão de Cidadão? Saiba o que fazer


Quem pode pedir?

Além do próprio contribuinte, a senha na hora pode ser solicitada por:

Exit mobile version