Pplware

Port Forwarding no Router Fiber Gateway da MEO

Nos últimos tempos temos trazido um conjunto de artigos com o objetivo de tirar o melhor partido do novo Router Fiber Gateway da MEO.

Hoje vamos ensinar como configurar Port Forwarding (encaminhamento de portos) de forma a que os serviços instalados numa máquina local estejam acessíveis a partir do exterior (ex. servidor Web, FTP, SSH, etc).


O que é Port Forwarding?

Explicando de forma muito simples pensem no seguinte, imaginem que na vossa máquina (ex. PC portátil) têm em execução um servidor Web (Apache, IIS, TomCat, etc) e pretendem que esse serviço esteja disponível a partir de qualquer lugar da Internet. Uma vez que associado ao vosso serviço MEO têm um um IP público disponível, então só têm que redirecionar todos os pedidos que chegam ao vosso router para o porto 80, para a vossa máquina local. Para saber mais sobre Port Forwarding aceda aqui.

Como configurar no Router Fiber Gateway da MEO?

Para proceder a essa configuração, abrirmos a página de administração do router da MEO através do url: http://192.168.1.254 e procedemos à respetiva autenticação. Em seguida vamos ao separador Segurança e depois carregamos no separador Acesso.

Aí dentro preenchemos os seguintes campos:

Depois de tudo configurado basta carregar em criar. A partir desse momento só têm de saber qual o endereço público (endereço conhecido a partir de qualquer da Internet) associado ao vosso router MEO. Para saberem qual o vosso endereço do exterior podem visitar, por exemplo, a página: http://www.ip-adress.com/

Aceder ao servidor usando um nome

Quer aceder ao seu computador/equipamento da sua rede interna, a partir da Internet, mas este não tem um endereço público? É verdade que pode sempre usar o endereço público associado ao router, mas sabia que este muda de X em X tempo? Como solução para este problema podemos usar o serviço no-ip entre outros. Veja aqui como usar o serviço no-ip.

Como configurar o serviço no-ip no Router Fiber Gateway da MEO

Essa configuração é realizada em Serviços > DNS Dinâmico e depois carregamos em Configurar. Dentro dessa interface devemos preencher:

E está feito! Após a configuração deverá receber uma mensagem na própria interface que indica que os parâmetros introduzidos estão corretos.

Com esta funcionalidade ativa, deixa de ser necessário instalar qualquer software no PC para que o endereço IP público associado ao serviço esteja sempre atualizado. Alguma dúvida e questão deixem nos comentários. De referir ainda que esta configuração só funciona corretamente nos equipamentos que têm a versão de software 3RGW040000r051.

Exit mobile version