Uma das apostas que promovem os países é apostar em áreas diferentes mas necessárias.
Assim, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou que se encontra em preparação a criação e desenvolvimento de uma agência espacial para Portugal.
A ideia de uma agência espacial, em Portugal, seria algo fantástico. E, apesar de ainda ser uma mera ideia ou intenção, a verdade é que poderá ser uma realidade muito em breve.
Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, afirmou hoje à agência Lusa que Portugal está a preparar a criação de uma agência espacial, sendo que este é “um dos principais desafios” para 2017.
Segundo o ministro:
Estamos a preparar, com as empresas, naturalmente, a criação de uma agência espacial.
Para nos lançarmos para uma maior e uma mais profunda actividade [na área do espaço], temos de começar a ir para os grupos de países que têm uma agência espacial, com profissionais.
O ministro Manuel Heitor adianta ainda que:
Diria que, nos últimos 15 anos, foi aprender a trabalhar com a ESA, a lançar um conjunto de actividades que eram inexistentes em Portugal [na área do espaço]. Dinamizou-se a atividade científica, mas, sobretudo, a actividade de empresas que não existiam em Portugal e a de empresas que cresceram. Agora, que já demos provas, queremos alargar a participação, lançar novos desafios para o Atlântico, e, para isso, precisamos de ter uma gestão e um sistema de governança mais adequado e moderno.
Ainda em entrevista à Lusa, o presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Paulo Ferrão, afirrmou que, seguramente já no próximo ano, irá ser estudada a possibilidade e viabilidade para a criação de uma agência espacial no nosso país.
No entanto, e como se compreende, esta ideia está dependente de várias outras situações como, por exemplo, da criação do Centro de Investigação Internacional do Atlântico, que irá ficar situada nos Açores.
As maiores agências espaciais são, actualmente, a NASA, seguida da ESA. Portugal é já membro da ESA ha 16 anos, desde 14 de novembro de 2000, sendo que a actividade científica e empresarial nacional no sector espacial é, actualmente, gerida num departamento da FCT, o Gabinete do Espaço.
Ambos os ministros estão presentes no conselho ministerial da ESA, evento que se realiza hoje e amanhã, em Lucerna, na Suiça.