Pplware

Poderá estar para breve uma agência espacial para Portugal

Uma das apostas que promovem os países é apostar em áreas diferentes mas necessárias.

Assim, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou que se encontra em preparação a criação e desenvolvimento de uma agência espacial para Portugal.

A ideia de uma agência espacial, em Portugal, seria algo fantástico. E, apesar de ainda ser uma mera ideia ou intenção, a verdade é que poderá ser uma realidade muito em breve.

Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, afirmou hoje à agência Lusa que Portugal está a preparar a criação de uma agência espacial, sendo que este é “um dos principais desafios” para 2017.

Segundo o ministro:

Estamos a preparar, com as empresas, naturalmente, a criação de uma agência espacial.

Para nos lançarmos para uma maior e uma mais profunda actividade [na área do espaço], temos de começar a ir para os grupos de países que têm uma agência espacial, com profissionais.

Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior

O ministro Manuel Heitor adianta ainda que:

Diria que, nos últimos 15 anos, foi aprender a trabalhar com a ESA, a lançar um conjunto de actividades que eram inexistentes em Portugal [na área do espaço]. Dinamizou-se a atividade científica, mas, sobretudo, a actividade de empresas que não existiam em Portugal e a de empresas que cresceram. Agora, que já demos provas, queremos alargar a participação, lançar novos desafios para o Atlântico, e, para isso, precisamos de ter uma gestão e um sistema de governança mais adequado e moderno.

Ainda em entrevista à Lusa, o presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Paulo Ferrão, afirrmou que, seguramente já no próximo ano, irá ser estudada a possibilidade e viabilidade para a criação de uma agência espacial no nosso país.

No entanto, e como se compreende, esta ideia está dependente de várias outras situações como, por exemplo, da criação do Centro de Investigação Internacional do Atlântico, que irá ficar situada nos Açores.

ESA – Agência Espacial Europeia

As maiores agências espaciais são, actualmente, a NASA, seguida da ESA. Portugal é já membro da ESA ha 16 anos, desde 14 de novembro de 2000, sendo que a actividade científica e empresarial nacional no sector espacial é, actualmente, gerida num departamento da FCT, o Gabinete do Espaço.

Ambos os ministros estão presentes no conselho ministerial da ESA, evento que se realiza hoje e amanhã, em  Lucerna, na Suiça.

Exit mobile version