PJ alerta para crimes de extorsão via Internet
Depois do aviso para telefonemas fraudulentos em nome da Microsoft, a PJ lançou hoje um alerta para os crimes de extorsão cometidos através da Internet.
De acordo com a informação divulgada, o número queixas apresentadas é muito elevado e nesse sentido é necessário ter cuidados acrescidos nas conversações através de sistemas informáticos com a utilização de imagem.
Pessoas aparentemente sedeadas no estrangeiro, sob a capa de uma jovem atraente, estabelecem amizade virtual com indivíduos nas suas contas sociais, como o Facebook.
Habilidosamente, após terem recolhido os elementos que identificam a vítima na rede social e os seus "amigos", a suposta jovem consegue que entrem em contacto directo através de um canal de conversação com vídeo, como o Skype, conduzindo o diálogo de maneira a conseguir imagens que causam grande constrangimento social.
A partir do momento em que estão na posse das referidas imagens, imediatamente informam desse facto, dando-as a ver, assim como da circunstância de serem conhecedores da sua identidade social e do seu círculo de amigos, exigindo, então, a transferência de valores elevados para beneficiários residentes fora de Portugal, sob a ameaça de, não o fazendo, divulgarem publicamente essas imagens.
As exigências de transferência de dinheiro vão sendo mantidas, mesmo nas situações em que as vitimas cederam à chantagem, acabando por serem divulgadas as imagens nas redes sociais, sob o pretexto de que a pessoa ali visível é um pedófilo que, daquela forma, assediou crianças. Tais factos são altamente lesivos da honra das vítimas e, além do prejuízo patrimonial, causam naturais constrangimentos nas suas relações sociais.
Via PJ
Este artigo tem mais de um ano
Faz-me lembrar 1 documentario que uma vez vi, sobre burlas de conversação na internet, em que gravam os gajos a bater punheta, seja em bate papo ou com virus que activam a camera sem consentimento, depois postavam no Youtube e faziam chantagem a dizer se não pagassem uma determinada quantia, enviavam o video a conhecidos e pelo facebook
lolololol xD
Deve ser lixado..
Assim de repente, Lei de Darwin a trabalhar. Resumindo, em pleno 2015, só cai quem for desinformado e a informação prolifelera online. Não se metam a jeito de galho na mão em frente à webcam e a falar com uma “menina” que de certeza que não há fotos do sucedido….
@WinFag
o teu comentario revela o quanto es ingenuo.
Junta engenharia social a programacao neurolinguistica pnl e acredita que caias mais depressa que a gravidade
Anda uma empresa de crédito fnm crédito cooperativo na Internet cuidado eles são bons a extorquir dinheiro. Não vá na conversa deles . são falsos é tudo um esquema de sacar dinheiro às pessoas.