Pedidos à GNR crescem via Facebook
Todos nós sabemos que as redes sociais são cada vez mais usadas. No entanto, o fenómeno da utilização do Facebook, muitas vezes, vai para além daquilo que é esperado.
Assim aconteceu com a página do Facebook da GNR...
Muitos são os factores que levam uma pessoa a preferir o meio virtual ao real e pessoal. No entanto, a GNR não esperava que existisse um aumento substancial das queixas feitas mas a partir do Facebook.
O que está a acontecer é facilmente explicado pelo facto de este ser um meio extremamente fácil e acessível a todos. Sem custos, sem deslocações e, principalmente, sem dar a cara e ter vergonha de falar sendo, desta forma. até mais fácil o tratamento de situações mais delicadas.
Relativamente a números, a GNR indica que só este ano teve já cerca de 2000 pedidos pelo Facebook. Sendo de salientar que só em relação a violência doméstica ou maus tratos a animais, são já cerca de 50 denúncias por mês.
A GNR tem agora 3 militares a dar resposta por esta via e a tempo inteiro, seguindo assim as pisadas de polícias por toda a Europa, o que lhes permite ficar mais próximos da população.
Mas este meio não serve apenas para pedidos e denúncias pois, segundo as informações dadas, a GNR conta este ano já com cerca de 87 agradecimentos, 506 pedidos de informação sobre o recrutamento na instituição, 412 pedidos de informação de trânsito, entre muitos outros assuntos.
A GNR garante ter novos projectos ligados às redes sociais e tem ainda o desejo de ter mais 2 agentes a dar resposta no facebook.
O que acham desta ideia?
Este artigo tem mais de um ano
Mas como é que se faz denúncias na página do Facebook da GNR? Tem algum sitio próprio?
Além disso a denúncia nunca é anónima já que a página é pública.
enviar por mensagem privada é como fazer denúncia anónima pelo nosso telefone.
sempre tem 1 fb alternativo + proxy
poupa se na chamada.
Presumo que seja por MP, e/ou utilizando uma conta fictícia
as denúncias/pedidos têm sido feitos por mensagens privadas.
Por acaso ja usei o fb da GNR e PSP para tirar umas duvidas quanto a leis do codigo da estrada, e homolgaçoes .. Têm um excelente feedback, 1000 vezes melhor que pessoalmente xD
Só gostava de saber se são militares que estão a dar as respostas e com que cargos e com que vencimentos, visto que isto não é nada de especializado. Estar no FB a responder a MP todos nos fazemos tendo as informações onde procurar.
Ja’ que deixou uma critica destrutiva, deixo aqui uma anedota:
Um industrial tinha problemas com um equipamento informático, decidiu chamar um técnico. O técnico chegou, deu duas voltas ao equipamento e com uma simples chave de parafusos, deu 1/4 de volta num parafuso, tendo o equipamento ficado a funcionar perfeitamente.
Passados dias, chegou a factura. Tinha como descritivo “reparação informática – 1.000€”.
O empresário, achou a factura demasiado alta para um simples quarto de volta num parafuso, decidiu solicitar uma factura discriminada. A nova factura que chegou já tinha duas linhas:
• Apertar 1/4 de volta no parafuso – 1 €
• Saber qual o parafuso a apertar – 999€
A factura foi paga.
Ah, visto que a GNR e’ uma entidade publica as informacoes que pretende provavelmente estarao num diario da republica…
Parece que nem todos sabemos procurar informacoes…
+1
Irei procurar no Diario da Republica essa informação. Não acho que seja uma critica destrutiva mas sim um pedido de informação.
Já agora como pode se classificar essa categoria profissional?
Tal como indicado no artigo, neste momento, existem 3 militares a responder às mensagens.
Ao menos enquanto estão a responder às solicitações via facebook, não estão escondidos num qualquer “buraco” de radar em riste por forma a caçar multas.